CONHECENDO DEUS ATRAVÉS DO LIVRO DE JOSUÉ

INTRODUÇÃO: 

1. Ao fazer a leitura da Bíblia, devemos procurar adquirir o conhecimento de Deus, que a Escritura comunica ao leitor que se permite ser guiado pelo Espírito Santo.

2. Mais do que contar a história de Israel, as páginas sagradas visam apresentar ao Deus que está acima da história, atua na história, está no controle da história, e faz as coisas acontecerem segundo Seus propósitos visando salvar pecadores.

3. Para compreender a mensagem que Deus revela no livro de Josué, precisamos de três coisas extremamente importantes: Ouvir, ouvir, e ouvir. Não podemos cooperar com o conhecimento de Deus, tudo o que podemos saber dEle, é o que Ele nos revela.

I. DEUS É DEUS DE UM POVO QUE LHE PERTENCE (Josué 1:11, 13, 15; 9:18):

1. Israel pertence a Deus, e Deus é o Deus de Israel: Várias vezes o livro de Josué usa a expressão “o Senhor, vosso Deus” para referir-se a Deus. Israel tinha um Deus, e Deus tinha Israel como Seu povo. Israel no passado, e a igreja cristã no presente, ambos pertencem ao Senhor e têm a sua história dirigida por Ele.

2. A igreja pertence a Deus, e Deus é o Deus da igreja: A igreja cristã é a Casa de Deus, é a Igreja do Deus vivo (1 Timóteo 3:15). Diante disso, “não há necessidade de duvidar, de temer que a obra não terá êxito. Deus está à frente da obra, e Ele porá tudo em ordem. Se, na direção da obra, houver coisas que careçam de ajustamentos, Deus disso cuidará, e operará para corrigir todo erro. Tenhamos fé em que Deus há de pilotar seguramente ao porto a nobre nau que conduz o povo de Deus” (Ellen White, Igreja Remanescente).

II. DEUS NÃO ESTÁ LIMITADO A UM POVO, ELE É SENHOR DE TODA A TERRA E TAMBÉM DO UNIVERSO (Josué 2:11; 3:11, 13):

1. O Planeta Terra pertence a Deus: Em Levítico 25:23, Ele mesmo declarou: “A terra é minha, vocês são apenas estrangeiros e imigrantes”. O Deus revelado na Bíblia administra a Terra toda, sem deixar escapar nada (Josué 23:15-16).

2. Como proprietário do Universo, Deus atua em todo o Planeta Terra: Sendo Deus o Soberano do Universo, Ele pode e tem direito de realizar milagres impressionantes e grandes maravilhas (Josué 3:5). Ele controla as forças da natureza para prover vitória ao Seu povo (Josué 3:14-17; 10:12-14). Com isso, Ele é reconhecido inclusive fora do contexto e território israelita (Josué 2:9-11).

3. Deus faz o que é melhor pelo Planeta e pela humanidade: Josué trata da conquista da Terra de Canaã pelos israelitas. A Bíblia não trata da morte dos cananitas arbitrariamente ou com pouco caso. Pelo contrário, a partir de Gênesis 15:16 o Espírito Santo prepara o leitor para esse tema complexo. Deus concedeu mais de 400 anos a Israel no Egito para que os amorreus mudassem seu estilo de vida. Levítico 18:24-30 revela que o povo de Canaã continuou deploravelmente envolvido em práticas imorais, abomináveis, repulsivas, as quais obrigavam Deus a julgá-los. O que acontece no livro de Josué não é uma missão odiosa ordenada pelo Senhor do Universo. É, sim, juízo divino para o pecado que vem sendo parcial e relutantemente castigando desde o Jardim do Éden. Em Deuteronômio 27 e 28 Deus alertou que, se Israel pecasse de forma parecida aos cananitas, também sentiria os efeitos da Sua ira contra o pecado. Nesses relatos, Israel não estava isento de responsabilidade moral. Era apenas o instrumento da intervenção divina nos negócios humanos e estava nessa missão com base numa revelação sucedida na história, da parte de Deus por intermédio de Moisés. É Deus Quem administra a Terra, a História e Seu povo!

III. DEUS É FIEL POR ISSO SEMPRE CUMPRE O QUE PROMETE (Josué 11:23; 21:43-45):

1. Deus cumpriu tudo o que prometeu ao Seu povo: Ele não falha, pois é fiel em tudo aquilo que promete. A posse de Canaã pelos israelitas é prova de Sua evidente fidelidade no livro de Josué. Assim, esse livro “é permeado por uma atmosfera de otimismo jubiloso. A sua ideia central é o cumprimento da promessa feita aos antepassados quanto à possessão da terra de Canaã. Da abertura do livro, que registra as palavras de Deus em relação à iminente travessia do Jordão, até seu final, com o sepultamento de várias personalidades no solo da tão sonhada Terra Prometida, dá-se ênfase permanente ao cumprimento das ‘palavras’ de Deus”, afirma Marten H. Woudstra. 

2. Deus é fiel apesar das circunstâncias desfavoráveis: Mesmo quando tudo parece não se encaixar com a promessa divina, Deus continua no controle. Foi assim para Israel mesmo tomando posse da promessa e é assim ainda hoje. “Na presente era de insegurança e medo, de problemas e desafios atordoantes no mundo inteiro, a necessidade primária é pôr em evidência a verdade da fidelidade eterna de Deus, conforme exposta no livro de Josué... Israel ainda passaria por tempos muitos perigosos. Exércitos inimigos assolariam a terra. A apostasia campearia frequentemente. Ainda lhe aconteceriam ruína, deportação e cativeiro. Naqueles dias, os fiéis precisavam conhecer a alegre palavra de que Deus Se mantém fiel à palavra dada”,  diz Marten H. Woudstra. Nos complexos dias atuais, também precisamos da teologia e da mensagem do livro de Josué. Mesmo que estejamos sofrendo neste mundo após a vitória de Cristo na cruz sobre o pecado e o diabo e Sua ressurreição vitoriosa sobre a morte; e, ainda que enfrentemos experiências desafiadoras conforme as revelações do Apocalipse, certamente chegaremos e desfrutaremos do Novo Céu e Nova Terra, e da Cidade Santa, a Nova Jerusalém (Apocalipse 21:1-2).

3. Deus é um Ser que pretende relacionar-Se conosco: Deus é fiel para conosco e deseja que lhe sejamos fieis também, comprometidos com Ele. Deus espera de nós lealdade, amor, temor; espera que guardemos aos Seus mandamentos e acheguemo-nos intimamente a Ele (Josué 22:5; 24:15).

IV. DEUS É SANTO, INTOLERANTE AO PECADO, MESMO ASSIM OFERECE MISERICÓRDIA AO PECADOR ARREPENDIDO (Josué 7; 24:19):

1. Santidade não combina com pecaminosidade: A santidade de Deus é percebida no episódio em que Acã havia pecado. A perversidade desse indivíduo levou Israel a perder a batalha contra os habitantes de Ai (Josué 7). Deus não tolera o pecado; e, por isso, Josué teve de tratá-lo de forma radical no arraial para que Seu povo voltasse a contar com as Suas bênçãos.

2. A santidade de Deus não O impede de atuar entre Seu povo: Prestar culto diante de um Deus santo e zeloso é impossível (Josué 24:19). Contudo, Ele é o Deus que, sob o emblema da Sua arca da aliança marcha adiante de Seu povo nas águas do rio Jordão (Josué 3:3, 14-16). Mas, para isso, Ele pede que Seu povo se santifique (Josué 3:5).

3. Embora seja santo, Deus pretende salvar pecadores: É evidente no livro de Josué que Deus é intolerante ao pecado, mas não é intolerante aos pecadores que se arrependem de seus pecados. Embora seja santo, Deus poupou a prostituta Raabe da destruição que caiu sobre os cananitas (Josué 2 e 6), deixando claro que Ele é misericordioso para quem quer que se voltar para Ele com fé, confiando em Sua infinita misericórdia.

CONCLUSÃO:

1. Conhecer a Deus é ponto fundamental de salvação e Satanás sabe disso: Não podemos perder o foco quando estudamos a Bíblia; Jesus, antes de Seu sacrifício de amor pela humanidade, orou ao Pai dizendo: “Esta é a vida eterna: Que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a Quem enviaste” (João 17:3).

2. Conhecer a Deus é o que Satanás não deseja para nós: O Diabo quer perverter nossos conceitos sobre o verdadeiro Deus. “A Palavra de Deus revela o Seu caráter. Ele mesmo proclamou Seu amor infinito e Sua misericórdia... Apesar de todas as evidências, o inimigo do bem cegou o entendimento dos homens, de maneira que foram levados a olhar a Deus com medo, considerando-O severo e inflexível. Satanás levou as pessoas a imaginar Deus como um Ser, cujo principal atributo fosse a justiça sem misericórdia, um rigoroso juiz, um credor exigente e cruel. Retratou o Criador como alguém que fica espreitando desconfiado, procurando sempre descobrir os erros e pecados dos homens, para castigá-los em Seus juízos. Foi para apagar essa negra sombra, revelando ao mundo o infinito amor de Deus, que Jesus veio viver entre os seres humanos” (Ellen White, Caminho a Cristo, p. 10-11).

3. Conhecer a Deus é tão importante que devemos colocar esse propósito como prioridade: O profeta Oseias apelou: “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lO. Tão certo como nasce o sol, Ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra” (Oséias 6:3).

APELO:

1. Estude a Bíblia para conhecer melhor a Deus a fim de não ser moldado pelas influências do diabo.

2. Assuma compromisso sério com o Deus da Bíblia sendo leal a Ele durante toda a tua vida.

3. Creia que Deus está no controle de toda a história, e em breve nos levará não à Terra Prometida aguardada por Israel, mas ao Novo Céu e Nova Terra, preparados para os fiéis.

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

0 Comentários