MENTIRAS E INVEJAS SE RESOLVEM COM BOA CONVERSA

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gênesis 26:1-33 

1. Existem sentimentos negativos que interferem nos relacionamentos interpessoais; precisamos identificá-los para lidar corretamente com eles.

2. Existem sentimentos que regem decisões e ações provocando problemas desnecessários, dos quais podemos prevenir ou resolvê-los para desfrutar de uma existência de paz.

3. Existem verdades sobre a falsidade e a inveja que servem de sinais para identificar a raiz dos problemas que muitas vezes nem sabemos suas causas

I. A MENTIRA PODE TER SUAS RAÍZES NO MEDO – Gênesis 26:1-11

1. O medo pode nos levar a imaginar coisas: Mesmo depois de um encontro audível e real com Deus, o qual Lhe fez uma proposta com promessas maravilhosas, Isaque confiou apenas parcialmente nEle. Ele permaneceu no lugar onde Deus lhe indicara, mas dependeu da mentira para preservar a vida. Ele temia dizer que Rebeca era sua mulher pensando que os habitantes de Gerar o matariam para tomar-lhe a esposa. Tal possibilidade estava em sua imaginação; pois, após certo tempo entre eles, concluindo não haver perigo, sentiu-se à vontade para acariciar sua esposa; porém, foi descoberto e questionado suas alegações!

a) A mentira quando descoberta resulta em vergonha a quem mentiu. Isaque foi envergonhado pelos pagãos de Gerar por sua mentira.

b) A mentira nos leva a ser reprovados até mesmo por incrédulos e pagãos. Abimeleque demonstrou possuir um conceito de matrimônio mais elevado e bem mais consistente que o conceito de Isaque.

c) A mentira, quando descoberta, revela nossa fraqueza, preconceito e covardia. Através da mentira, ficou claro que Isaque era medroso, egoísta, preconceituoso, covarde e não confiava totalmente em Deus.

d) A mentira pode esconder atitudes ainda piores: Isaque demonstrou egoísmo ao proteger-se deixando Rebeca vulnerável.

2. O medo pode nos induzir a agir contrário aos princípios do Céu: O Deus que preza pela verdade tem aversão à mentira, cujo pai é o diabo (João 8:44); contudo, Isaque depositou sua confiança na mentira para se proteger do que imaginava poder acontecer-lhe. Isso prova que ao ser movido pelo medo, os crentes podem sacrificar os princípios do céu por princípios do inferno:

a) Quantos filhos mentem para seus pais para não serem disciplinados por algo errado que fizeram?

b) Quantos alunos mentem para os professores ao darem desculpas por não terem estudado para a prova ou por não terem feito a tarefa/tema de casa?

c)  Quantos funcionários mentem a seus superiores para se livrarem das consequências das atitudes comprometedoras?

d) Quantos cônjuges mentem para ocultar verdades que poderiam arruinar a vida por algo que fizeram?

3. O medo pode esconder-se atrás de mentira: O medo pode se esconder. No caso da história de Isaque, ele se escondeu atrás da mentira, mas pode se esconder atrás de qualquer comportamento sem fundamento lógico. O medo pode usar máscaras. Pode fantasiar-se de algo que não é – como fantasiou-se de mentira. O medo nos leva a fazer coisas que em momentos tranquilos não faríamos. O medo nos leva a atos de loucuras! Devemos aprender a lidar com ele para que os planos de Deus para nós não se comprometam por sua causa.

II. A INVEJA SE MANIFESTA ATRAVÉS DE AÇÕES ESTÚPIDAS – Gênesis 26:12-25

1. A inveja se esconde tão bem que certas loucuras praticadas contra alguém são identificadas por qualquer coisa, menos por inveja: Em relação ao medo, a inveja é mais cautelosa, mais sutil e se esconde ainda melhor. Os habitantes de Gerar não mataram Isaque como ele temia. Mas, ao ser ricamente abençoado por Deus, seus vizinhos o invejaram a tal ponto de, absurdamente, enterrarem os poços cavados por seu pai Abraão – úteis durante a seca. A inveja levou o rei Abimeleque a expulsar Isaque de suas terras.

a) A inveja impediu que os habitantes de Gerar procurassem Isaque para conversar sobre qual era seu segredo na produção de alimentos e, manter sua fazenda em meio à seca, em terras áridas.

b) A inveja impediu que os habitantes de Gerar visitassem Isaque para propor-lhe o compartilhamento da água dos poços.

c) A inveja bloqueia a sabedoria e libera a loucura; por isso, em vez de buscarem saber qual era o segredo de Isaque ou pedirem que compartilhasse da água, eles enterraram os poços que abasteciam a fazenda de Isaque e depois o expulsaram de sua terra.

2. A inveja é a motivação de tantos males, que muito se perdem na verdadeira identificação do problema: Várias orquestrações sem explicação lógica acontecem contra alguém, ameaçando o trabalho, a família, os bens e as bênçãos recebidas de Deus obtidas com trabalho árduo. Em casos assim, a única razão lógica é a loucura da inveja agindo disfarçadamente.

3. A inveja rege certas ações infundadas que resultam em rompimento de relacionamentos: Vizinhos e amigos rompem laços de amizades por causa da loucura da inveja. Familiares (inclusive irmãos) não se falam por anos por conta do pecado da inveja. A inveja não apenas fez os contemporâneos de Isaque enterrarem os poços de água em plena seca, mas expulsaram Isaque e sua família de perto deles.

a) Para lidar com a inveja, não se usa a loucura, mas a sabedoria divina encontrada na revelação de Deus em Sua Palavra.

b) Para lidar com a inveja sabiamente, é preciso paciência para não rebaixar o nível usando estratégias bélicas.

III. A MENTIRA E A INVEJA PODEM SER RESOLVIDAS COM BOA CONVERSA – Gênesis 26:8-10, 22-33

1. Reconhecer erros, identificar a raiz do problema, e confessar a motivação para mentir, ajudam na resolução de problemas causados pela mentira: Isaque foi descoberto e desmascarado (Gênesis 26:9). A mentira tem pernas curtas. Os habitantes de Gerar questionaram Isaque, indagaram sobre a razão de sua mentira; ele respondeu explicando sobre o medo que ele criou em sua imaginação. Ao confessar suas motivações, o problema se resolveu; então, um decreto de proteção foi elaborado em prol de Isaque e Rebeca (Gênesis 26:11).

2. Aceitar a intenção de reconciliação do inimigo, sem esperar perfeição, favorece a reconciliação: Após Isaque ter sido prejudicado pelos habitantes de Gerar e ser expulso pelo rei Abimeleque de seu lugar, o rei foi procurá-lo na companhia de seu amigo Ausate e Ficol, chefe de seu exército, visando a reconciliação. Toda aquela tensão resultou em uma festa após uma boa conversa de Isaque com seus ex-inimigos, mesmo sem assumirem culpa alguma.

a) A melhor forma de acabar com inimizades é tornar os inimigos em amigos.

b) A melhor forma de resolver problemas causados pela inveja, é sendo paciente, gentil e evitando conflitos desnecessários.

c) A melhor forma de lidar com pessoas invejosas é testemunhando de Deus, levando pagãos e incrédulos a perceberem que as bênçãos da vida é resultado da intervenção de Deus.

CONCLUSÃO:

1. Precisamos aprender a arte de conversar para resolver problemas interpessoais causados por medos e invejas.

2. Precisamos aprender a ler a Bíblia para distinguir nossas fraquezas, medos e máscaras que causam problemas em nossos relacionamentos com pessoas a nossa volta.

3. Precisamos aprender a conversar com habilidade que não promova problemas, mas que os resolva a fim de celebrar a paz.

APELO:

1. Busque a paz usando habilmente a arte da comunicação.

2. Busque ter bons relacionamentos resolvendo problemas, não causando-os.

3. Busque viver a sabedoria prática neste mundo tomado pela loucura da inveja e da mentira.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários