A PROFUNDIDADE DA ADORAÇÃO EM SEIS ATOS

INTRODUÇÃO: Textos bíblicos principais: Levítico 1; 2; 3; 4:1-6:23; 7:8-21, 28-34

1. Embora os seis sacrifícios principais dos israelitas pareçam distantes de nossa realidade moderna, podemos aprender preciosas lições para nossa vida como cristãos.

2. Embora não sejam mais necessários a prática desses sacrifícios em nossa adoração, podemos extrair lições práticas que orientam nossa devoção a Deus nos dias atuais.

3. Embora possam parecer muito estranhas para nós essas instruções antigas, explorar esses seis sacrifícios prescritos por Deus nos ensinará sobre nossa própria relação com Ele hoje.

I. O HOLOCAUSTO OU OFERTA QUEIMADA: DEMONSTRAÇÃO VOLUNTÁRIA DE ARREPENDIMENTO E DEVOÇÃO – Levítico 1:3-17; 6:8-13

1. O holocausto era uma oferta voluntária, um ato de devoção individual e arrependimento perante Deus. Servia para expiar pecados.

2. A variedade de animais permitia que todos, independente de sua posição social, pudessem se achegar a Deus.

a) Um animal inocente morria em lugar do pecador.

b) O ofertante participava ativamente colocando a mão sobre a cabeça no animal inocente, reconhecendo-o como seu substituto.

c) Depois, o animal era completamente queimado.

3. A totalidade do sacrifício queimado, exceto o couro, nos ensina sobre a necessidade de total entrega e dedicação em nossa adoração a Deus.

II. A OFERTA DE CEREAIS: EXPRESSÃO DE SINCERA GRATIDÃO – Levítico 2:1-16; 6:14-18; 7:8-10

1. As ofertas de cereais deveriam conter ingredientes simples, as de alta qualidade, como farinha, azeite e incenso; as quais nos lembra que nossa adoração não se limita apenas ao que queimamos no altar, mas também inclui a maneira como utilizamos nossos recursos e talentos.

2. As ofertas de cereais poderiam ser bolos feitos com farinha fina, sem fermento, misturada com azeite e assados no forno, na assadeira ou cozidos em panela. Outra opção é moer os grãos verdes e tostá-los no fogo com azeite. Deus não requer apenas o melhor de nossa farinha, mas também o melhor de nossas habilidades e criatividade. O sal era símbolo da aliança com o Deus provedor dos alimentos e dos recursos para a manutenção da vida.

3. Independentemente de qual tipo de sacrifício de cereal fosse escolhido, o sacerdote oferecia apenas uma porção simbólica e poderia comer o restante, pois se destinava a sua provisão. A porção destinada ao sacerdote nos ensina sobre a importância de sustentar aqueles que se dedicam ao serviço a Deus.

III. OS SACRIFÍCIOS PACÍFICOS: COMUNHÃO E CELEBRAÇÃO – Levítico 3:1-17; 7:11-21, 28-34

1. Os sacrifícios pacíficos eram expressão de gratidão, cumprimento de votos e um meio de comunhão com Deus e com os outros adoradores.

a) Diferentemente do que acontecia no holocausto, nessa oferta era queimada apenas a gordura dos animais, e a sobre era partilhada entre o ofertante e o sacerdote.

b) O peito e a coxa direita eram dados aos sacerdotes e o restante era devolvido ao ofertante, para partilhar uma refeição com sua família e amigos.

2. Os sacrifícios pacíficos eram oferecidos como ato de celebração pela comunhão com Deus, o que nos lembra da importância da comunhão e celebração em nossa jornada espiritual.

3. A partilha de alimentos nos lembra da importância da comunhão e do compartilhar nossas bênçãos com os necessitados e com aqueles que nos cercam. A proximidade com Deus naturalmente se traduz em proximidade com as pessoas ao nosso redor.

IV. A OFERTA PELO PECADO: RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE PERDÃO – Levítico 4:1-5:13

1. A oferta pelo pecado era uma demonstração da necessidade de reconhecermos nossas falhas e de nos arrepender-nos diante de Deus. Este sacrifício era obrigatório para reconhecer e lidar com o pecado na comunidade e na vida pessoal.

a) Era para quem descobrisse um pecado seu, não dos outros.

b) Era para tratar de algum pecado cometido por ignorância, negligência ou imprudência.

c) Havia diferença dependendo de quem havia pecado: Sacerdote ou congregação (novilho), príncipe (bode), pessoa comum (cabra) pessoas paupérrimas (duas rolas ou pombinhos), mas todos tinham que trazer.

2. A ênfase na igualdade de tratamento, independente da posição social, destaca a justiça e misericórdia de Deus. Todos são chamados à responsabilidade de enfrentar suas transgressões diante de Deus.

3. Somos desafiados a lidar com o pecado em nossa vida com humildade, reconhecendo a necessidade contínua de arrependimento e perdão, independente de nossa posição na sociedade.

V. OFERTA PELA CULPA: EVIDENCIANDO O ARREPENDIMENTO – Levítico 5:14-6:7

1. A oferta pela culpa não exigia apenas arrependimento e sacrifício de animais, mas também demonstração através da restituição (reparação do erro), ensinando-nos sobre a importância de reparar os danos causados por nossos pecados:

a) Mesmo cometidos involuntariamente.

b) Mesmo depois da confissão e do arrependimento sincero.

c) Mesmo depois da realização do sacrifício.

2. O sacrifício de um carneiro sem defeito ilustra a seriedade com que Deus vê nossos pecados e a necessidade de uma oferta imaculada para nos reconciliar com Ele. Ao reatar o relacionamento com Deus, o pecador arrependimento fará de tudo para reatar seu relacionamento com o próximo prejudicado.

3. Essa oferta nos desafia a não buscar reconciliação apenas com Deus, mas também a quem prejudicamos de alguma forma. A diferença básica em relação às ofertas pelo pecado é a exigência adicional de restituição. 

VI. A OFERTA PELA CONSAGRAÇÃO: DEDICANDO-SE AO SERVIÇO DIVINO – Levítico 6:19-23

Geralmente essa oferta não é contada como uma das cinco ofertas principais mencionadas nos primeiros capítulos de Levítico por se tratar de uma porção da consagração dos sacerdotes. É considerada uma oferta especializada para um propósito particular, mas também oferece preciosas lições para todo cristão da atualidade.

1. A oferta pela consagração era um ato realizado por sacerdotes e líderes religiosos para dedicarem a vida inteiramente a Deus. Quando um sacerdote ou novo sacerdote fosse consagrado, deveria oferecer, em favor de si mesmo, uma oferta de cereais:

a) Metade pela manhã;

b) Metade pela tarde;

c) Deveria ser totalmente queimada.

2. Como sacerdotes cristãos (I Pedro 2:9; Apocalipse 1:6), também devemos consagrar inteiramente nossa vida diária a Deus, oferecendo a Ele nossa adoração, serviço e obediência.

3. Assim como os sacerdotes levitas ofereciam oferta de cereais pela manhã e à tarde, devemos buscar a comunhão constante com Deus durante o dia todo (Romanos 12:1).

a) A oferta pela consagração nos ensina sobre a importância da dedicação contínua ao serviço de Deus, tanto para os líderes espirituais quanto para cada crente.

b) Devemos nos oferecer diariamente, como uma oferta de cereais pela manhã e à tarde, em serviço voluntário desinteressado e devoção constante e absoluta a Deus.

CONCLUSÃO:

1. Os sacrifícios de Levíticos não foram instituídos por Moisés, mas por Deus através de Seu servo Moisés; os quais não deveriam ser vistos apenas como rituais vazios, mas sim expressões tangíveis de devoção, gratidão, comunhão, arrependimento, reconciliação e consagração

2. Ao refletirmos nesses seis sacrifícios descritos nos primeiros capítulos de Levítico, somos levados a uma profunda compreensão da natureza da relação entre Deus e Seu povo. Nestes sacrifícios, encontramos não apenas rituais antigos, mas simbolismos que ecoam até os dias de hoje, revelando verdades eternas sobre a natureza de Deus e Seu plano de redenção da humanidade.

3. Os sacrifícios orientados por Deus devem servir de incentivo a nós hoje a aprender com a adoração, gratidão, perdão e consagração exemplificados nos rituais divinos e viver em total dedicação a Deus em todas as áreas de nossa vida.

APELO:

1. Aproxime-se corretamente de Deus hoje, com um coração humilde, submisso e íntegro.

2. Arrependa-se de teus pecados, peça perdão a Deus e reconcilie-se com teu irmão sem se esquecer de reparar os dados provocados por teus erros.

3. Consagre-se inteiramente a Deus todos os dias a fim de que tua adoração, devoção e serviço sejam aromas agradáveis a Ele.

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

0 Comentários