FESTA NO CÉU PELA VITÓRIA DE CRISTO SOBRE SATANÁS

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Apocalipse 12:10-12

1. “Foi expulso o grande dragão... Então, ouvi grande voz do Céu...”.  Em Apocalipse 12:7-9 o Dragão é derrotado no Céu e lançado à Terra; a partir do lançamento de Satanás à Terra, houve celebração no Céu. Os seres celestiais vibraram com o resultado da vitória divina. Apocalipse 12:10-12 é um cântico de vitória no Céu, pois o acusador foi lançado fora, motivo para a manifestação de alegria celestial.

2. Apocalipse 12:10-12 dentro do contexto mais amplo em que se encontra ajuda a dar vida ao grande conflito espiritual que está sendo retratado desde o início do capítulo. Os seres humanos também devem travar essa batalha, a favor ou contra Cristo, ou a favor ou contra Satanás. O texto garante que haverá um grupo de seres humanos vencedores nessa guerra cósmica.

3. Apocalipse 12:10-12 trata do resultado da vitória de Cristo sobre Satanás e a nossa resposta como seres humanos a essa vitória. Dependendo de como responderemos, a vitória obtida por Cristo também pode ser nossa, ainda que sejamos acusados por Satanás.

4. A alegria no Céu não se dá exclusivamente pela derrota do Dragão e seus anjos, mas também inclui a vitória dos que se tornaram cristãos em meio ao caos deste mundo em pecado.

I. A CELEBRAÇÃO NO CÉU ESTÁ CONECTADA COM A VITÓRIA SOBRE O DRAGÃO – Apocalipse 12:10, 12

Quando ocorreu a expulsão do dragão descrita em Apocalipse 12:7-9? Vamos observar atentamente ao texto bíblico:

1. As evidências do texto apontam fortemente que Apocalipse 12:7-12 descreve algo que ocorreu após a cruz.

2. Apocalipse 12:10 indica que o evento está relacionado à entronização de Cristo, conforme retratada em Apocalipse 4 e 5; e, com a expulsão de Satanás, o reino de Deus na Terra e a autoridade de Cristo no Céu e na Terra (Mateus 20:28) tiveram início.

3. Foi no contexto da cruz que as palavras de Cristo em João 12:31 se cumpriram: “Agora será expulso o príncipe deste mundo”.

4. Apocalipse 12 é a ampliação de Gênesis 3:15. Logo após o pecado, a profecia apontou para uma batalha acirrada entre o descendente da mulher e a serpente. Era algo para o futuro, não antes da criação ou da queda de Adão e Eva.

5. Foi depois que foi derrotado e atirado para a Terra que o diabo percebeu que tinha pouco tempo (Apocalipse 12:12), algo que ele não havia reconhecido antes, mas, sim, após a cruz.

6. É particularmente significativo que, na ocasião em que foi atirado para fora, Satanás estava envolvido em acusar o povo de Deus “de dia e de noite” (Apocalipse 12:10). Essa atividade de acusação e a expulsão subsequente não poderiam ter acontecido antes da criação da Terra, quando não havia seres humanos para acusar, mas somente após o pecado humano.

7. Apocalipse 12:11 declara enfaticamente que foi o “sangue do Cordeiro” que tornou possível a vitória sobre Satanás. Ou seja, a expulsão de Satanás se deu com sua derrota na cruz (Colossenses 2:15 e Hebreus 2:14).

8. Outro detalhe importante: Antes do nascimento do filho, o texto não diz que o dragão focava a mulher, mas ao Filho da mulher (o descendente); somente após a sua expulsão que aconteceu com a entronização de Cristo que ele começou a perseguir a mulher durante o período de 1260 dias/anos na Idade Média, algo que não se encaixaria se a essa expulsão fosse antes da criação do mundo.

9. Vários estudiosos desse texto atestam o evento da guerra no Céu no contexto da cruz, ressurreição e ascensão de Cristo ao Céu. Por exemplo, O Comentário Bíblico Adventista salienta 5 pontos para indicar que João aponta para os acontecimentos ligados ao triunfo de Cristo na cruz:

a) A proclamação de Apocalipse 12:10-12 tem como propósito explicar a importância da expulsão de Satanás, primeiro com respeito aos habitantes do Céu, depois, aos da Terra. Após o parêntese explicativo, o verso 13 retoma a narrativa das ações de Satanás do ponto de onde havia parado, no verso 9. Logo, os versos 10 a 12 fazem uma declaração acerca da condição do plano da salvação no momento em que Satanás foi “atirado para a Terra”.

b) A primeira fala da “grande voz” consiste em uma série de fatos relativos ao triunfo de Cristo sobre Satanás na cruz; o plano da “salvação” é assegurado, o “poder” foi providenciado para resistir as astúcias de Satanás, o “reino” de Cristo foi garantido, e Sua “autoridade” para ser Salvador, Sumo Sacerdote e Rei sobre a Terra, foi confirmada (Mateus 28:18).

c) O motivo citado (Apocalipse 12:10) para essa conquista quádrupla é que “foi expulso o acusador dos irmãos”. Esta é uma ligação clara entre essas realizações e a expulsão do verso 9.

d) Na época da expulsão (Apocalipse 12:9-10, 13) “o acusador de nossos irmãos” já atuava, acusando-os “de dia e de noite”. Obviamente, a queda mencionada aqui ocorreu depois de um período em que Satanás vinha acusando os “irmãos”, e não poderia ser a sua primeira expulsão do Céu, antes da criação da Terra, citada em Apocalipse 12:4.

e) Apocalipse 12:11 atesta que é o “sangue do Cordeiro”, a morte de Cristo na cruz, que torna possível a vitória sobre o “acusador de nossos irmãos”.

10.Temos o privilégio de ter uma pessoa mais perto de nós para auxiliar na compreensão da Bíblia: Ellen White. Dentre algumas de suas citações sobre esse evento, destacarei pelo menos uma: “A expulsão de Satanás, como um acusador dos irmãos no Céu, foi efetuada por meio da grande obra de Cristo ao dar a Sua vida. Apesar da persistente oposição de Satanás, o plano da redenção estava sendo executado. O ser humano foi considerado como tendo valor suficiente para que Cristo Se sacrificasse por ele”.

II. O QUE TUDO ISSO SIGNIFICA E O QUE TEM A VER CONOSCO? – Apocalipse 12:11-12

1. É importante saber o que Deus e Cristo estão fazendo em nosso favor: “Apocalipse 12:10 indica que a guerra entre Cristo e Satanás (Apocalipse 12:7) diz respeito à transferência da autoridade e do governo para Jesus (o evento descrito em Apocalipse 4 e 5). Com certeza, isso não aconteceu sem algum tipo de resistência e oposição da parte do inimigo. Ele assumiu uma atitude de franca rebelião. O termo ‘expulso’ denota excomunhão (cf. Jo 9:34, 35) e ‘punição legal’ (cf. Mt 3:10; 13:41, 42; Jo 15:6; Ap 2:10). Essa expulsão do Céu sugere a excomunhão de Satanás do concílio celestial. Não se trata de sua expulsão do Céu quando se rebelou contra Deus no início da história do pecado (cf. Is 14:15; Ez 28:16-18). Entre esse momento e a morte de Cristo na cruz, fica claro que Satanás ainda tinha acesso aos lugares celestiais. Por isso, ele é visto participando da assembleia dos filhos de Deus diante do Senhor (cf. Jó 1:6-12), bem como acusando Josué, o sumo sacerdote, perante Deus na corte celestial (Zc 3:1-2)” (Ranko Stefanovic).

2. É importante saber os benefícios que temos à nossa disposição hoje: Agora, em lugar de um acusador diante de Deus, temos um intercessor. Agora, veio a Salvação, o poder e o reino do nosso Deus. Agora, não precisamos mais de um Sumo Sacerdote humano, pois agora, através de Jesus, temos um Sumo Sacerdote divino diante de Deus; Ele intercede por nós, luta por nós, nos representa e faz de tudo para aplicar os efeitos de Sua vitória na cruz sobre nós:

a) Hebreus 2:14-18.

b) Hebreus 4:14-16.

CONCLUSÃO:

1. A vitória dos pecadores depende da vitória de Cristo; em Cristo há salvação para os culpados transgressores.

2. Somos instigados a encontrar a vitória sobre o inimigo por meio de nossa fé em Cristo e em Seu sacrifício e pelo testemunho pessoal resultante dessa fé real. Aqui reside a verdadeira essência do evangelho bíblico: O sangue derramado de Cristo é a base de nossa redenção e perdão. Seu sacrifício foi o preço pago por nossos pecados. Nossa vitória não é alcançada por nossos próprios méritos e esforços, mas sim pelo sacrifício de Cristo na cruz. O testemunho é uma poderosa implicação da aplicação do evangelho. A fé cristã não é meramente uma crença pessoal, mas vai além, tem a ver com o resultado de aceitar a Cristo e Seu sacrifício. Após acontecer isso, o exercício da fé é a proclamação do evangelho.  Nossas histórias de como Cristo nos libertou do pecado e da condenação tem o potencial de inspirar e levar outras pessoas a experimentar os efeitos do preço pago por Cristo; além disso, é dessa forma que fortalecemos a nossa vida espiritual e permanecemos firmes ao lado de Cristo.

3. O curto tempo que Satanás sabe que tem é ruim para ele, mas muito importante para nós. É fundamental saber que o mal não vai existir para sempre, que Satanás está com os dias contados. É essencial saber que logo mais, só existirá o bem e aqueles que se posicionaram ao lado do bem. Essa esperança é real e está garantida com a vitória de Cristo na cruz. Para a “serpente” ter sua cabeça esmagada é só questão de tempo, mas em breve deixará de existir e promover o mal.

APELO:

1. Quero te convidar a abraçar a vitória que temos em Cristo e a compartilhar essa vitória com as pessoas ao nosso redor, principalmente com as pessoas que amamos.

2. Quero te incentivar a ir além das crenças pessoais, a fim de que experimentes a mensagem poderosa de salvação e libertação em tua vida.

3. Quero te motivar a fortalecer a tua fé e teu testemunho abraçando com zelo e paixão a missão de dar a notícia ao mundo da vitória de Cristo e o fim do pecado e seu autor.

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

0 Comentários