OS PLANEJAMENTOS CONECTADOS À PROVIDÊNCIA DIVINA

INTRODUÇÃO: Texto Bíblico Principal: Provérbios 16:1-3

1. O que o texto não diz:

a) O texto não diz que fazer plano é errado ou pecado. O próprio Deus age seguindo um planejamento (Gálatas 4:4); inclusive Jesus, ainda neste mundo, teceu um planejamento missionário aos Seus discípulos (Atos 1:8).

b) O texto não diz que todos os nossos planos, se forem organizados e estratégicos darão certo.

c) O texto não diz que devemos ignorar a Deus na elaboração de planos ou que Deus não Se interessa neles.

2. O que o texto diz:

a) O texto sugere que devemos ter objetivos, propósitos e metas planejadas e devemos nos preparar estrategicamente para alcançá-los.

b) O texto revela que nossos planos podem ser melhorados se consultarmos a Deus.

c) O texto indica que Deus participa de nossa vida e quer Se envolver em nossos planos para guiar-nos ao sucesso.

3. Vamos explorar e refletir Provérbios 16:1-3; antes, porém, considere as seguintes citações:

a) “O homem põe, e Deus dispõe” (William MacDonald).

b) “Os planos bem-sucedidos são aqueles que descem do Céu para a Terra, e não aqueles que sobem da Terra para o Céu” (Hernandes Dias Lopes).

c) “Nunca se esqueça de que, se a obra é de Deus, o Senhor também carrega o fardo” (J. Allen Blair).

I. OS PLANOS NÃO SÃO DESNECESSÁRIOS, ELES SÃO IMPORTANTES – Provérbios 16:1

1. Deus nos concedeu a capacidade de pensar, planejar e agir: Desde a infância queremos crescer e ser alguém na vida – isso é natural. Contudo, para tudo na vida é necessário raciocinar, organizar, criar estratégia, elaborar métodos e agir para alcançar o que queremos.

2. Deus nos deu o livre-arbítrio e a capacidade de fazer nossas escolhas: Podemos optar em ser honesto ou desonesto, fiéis ou infiéis, proativos ou procrastinador, preguiçosos ou dedicados, fazer o bem ou o mal, planejar ou deixar a vida levar de qualquer jeito.

3. Deus nos fez responsáveis para lidarmos com a liberdade que recebemos dEle: As consequências ou recompensas depende do que fazemos com nossa liberdade de escolha. Pois, temos liberdade para decidir o quê fazer, mas não para escolher as consequências. Deus é Soberano, por isso quem opta pela sabedoria submeterá os planos à Sua vontade e dEle buscará orientação.

II. OS PLANOS SÃO IMPORTANTES, MAS PRECISAM ESTAR EM HARMONIA COM DEUS – Provérbios 16:2

1. Fazer planos independentemente de Deus pode nos levar à grandes frustrações: Sendo Ele o Soberano, que está no controle de todas as coisas, devemos alinhar nossa vontade à dEle; do contrário, poderemos nos frustrar, em vez de desfrutar dos nossos sonhos.

2. Fazer planos tem a ver com iniciativa e proatividade, mas a sabedoria está em saber que a resposta final e o estabelecimento dos projetos vêm do Senhor: Confiar em Deus ao elaborar planos aumenta a probabilidade de satisfação pelo sucesso, pois reconhecemos Sua soberania e sabedoria muito além da nossa visão extremamente limitada e distorcida.

3. Fazer planos com uma perspectiva de confiança e dependência de Deus é a melhor forma de planejar com sucesso: Desta forma, o processo de planejamento nos permite buscar a vontade de Deus, alinhar nossos propósitos com os Seus, e crescer em sabedoria e relacionamento com Ele ao longo do processo.

III. OS PLANOS DEVEM SER SUBMETIDOS A DEUS, NÃO DEUS A NOSSOS PLANOS – Provérbios 16:3

1. Cuidado para não agir como se fosse Deus: Tentar ajustar ou moldar a vontade de Deus para se adequar aos nossos próprios desejos e planos é uma abordagem egoísta, arrogante e orgulhosa que coloca nossas vontades acima da vontade soberana de Deus.

a) Deus não é nosso servo, ou escravo que está em prontidão para receber nossas ordens e sair correndo para nos obedecer. Ele é o Soberano Criador.

b) Deus não é nosso empregado do qual pagamos a Ele com nossos dízimos e ofertas para Ele estar disponível a nós assim que dermos ordens. Pelo contrário, Ele é o Senhor e nós somos Seus servos; Ele é o Rei, e nós seus súditos.

c) Deus não é um trampolim para o sucesso, que faz a parte que não conseguimos a fim de que passamos possa, através dEle, alcançar nossas mais petulantes ambições que visam inflar nosso ego e sobressairmos às demais pessoas.

2. Cuidado para não ignorar a sabedoria, o poder e a soberania de Deus: Submeter nossos planos a Deus e não Deus a nossos planos implica em dependência e submissão de nossa vontade a vontade dEle. Envolve entregar a Ele nossos anseios, objetivos, sonhos e desejos, permitindo que Ele guie, ajuste ou até altere nossos planos de acordo com Seu maravilhoso propósito para nossa vida.

a) A diferença crucial está na postura do coração: Estamos fazendo com que Deus siga nossos planos ou estamos dispostos a moldar nossos planos de acordo com Sua vontade.

b) A diferença é grande e precisamos ficar atentos: Nossa atitude revelará se somos egoístas, interesseiros, materialistas, gananciosos e aproveitadores ou se somos genuinamente submissos e confiantes na orientação do Soberano Criador do Universo.

CONCLUSÃO:

1. Provérbios 16:1-3 não nos desencoraja de fazer planos, mas enfatiza a importância de envolver Deus em todo o processo, do início do planejamento ao fim da execução. Não é sábio confiar somente em nossa perspectiva, mas sim reconhecer a necessidade de buscar orientação divina em todas as nossas decisões, escolhas e planejamentos.

2. Provérbios 16:1-3 revela que Deus nos deu a capacidade de fazer planos e devemos fazê-los com sabedoria, para isso, é crucial estarmos dispostos a submeter todos os nossos planos à Sua vontade e buscar Sua orientação. Como Ele tem a última palavra, confiando tudo a Ele nossa chance de trocar a frustração pela satisfação será certeira.

3. Provérbios 16:1-3 nos mostra que fazer planos com a consciência de que Deus tem um papel importante na execução desses planos é a abordagem com destino ao sucesso. Quem planeja corretamente se tornam líderes influentes, pessoas importantes que fazem a diferença na vida das pessoas:

a) A consagração de nossas atividades diárias ao Senhor não apenas garante o sucesso em nossos planos, mas também molda nosso caráter, transformando-nos em líderes humildades, submissos e dependentes, cuja influência é sustentada pela graça e pelos valores divinos.

b) Líderes bem-sucedidos entendem que a chave para o sucesso não está apenas nos planos meticulosamente traçados, mas na entrega total de todas as suas atividades a Deus.

c) Quando líderes dedicam seus talentos, recursos e aspirações ao Senhor, descobrem que o verdadeiro sucesso não é medido por conquistas isoladas, mas pelo impacto transformador que Deus realiza por meio deles.

d) Ao consagrar nossos empreendimentos ao Senhor, abrimos espaço para Sua intervenção sobrenatural, transformando nossos planos em resultados além de nossas expectativas.

APELO:

1. Não ouse viver sem planejar, pois quem não planeja está fadado ao fracasso. Organize planos individuais, familiares, sociais, profissionais, eclesiásticos à curto, à médio e à longo prazo; mas, faça isso com Deus pautando-se em Seus princípios.

2. Faça planos reconhecendo que o sucesso verdadeiro não vem apenas da excelência humana, mas da dependência e submissão à sabedoria e soberania divinas.

3. Crie estratégias, estabeleça metas (trace objetivos), mas nunca sem a aprovação e a direção do Deus que conhece o fim desde o princípio.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários