AMOR, BONDADE E JUSTIÇA NUMA LEI UNIVERSAL

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Levítico 19:11-18

1. A prática religiosa deve ir além de meros rituais e cerimônias em dias de reuniões de culto e adoração a nosso bondoso, misericordioso e gracioso Deus que também é santo.

2. A prática religiosa que extrapola o ambiente religioso alcança o ambiente de nosso lar, nosso trabalho, nossa escola, nossos momentos de lazer afetando aos nossos vizinhos, amigos, colegas e parentes.

3. A prática religiosa na rotina diária deve permear a sociedade com amor, bondade e justiça; os quais são valores universais, prescritos na Lei do Criador do Universo.

I. O PROPÓSITO DO AMOR NA LEI UNIVERSAL – Levítico 19:11-14, 18

1. O amor está presente na ordem de não furtar (Levítico 19:11).

2. O amor está por trás do imperativo de não mentir (Levítico 19:11).

a) Como Deus não é o pai da mentira (João 8:44), aqueles que juram falsamente pelo Seu nome, O estarão profanando (Levítico 19:12).

b) Como Deus é o Legislador do Universo, o maior Soberano, Seus súditos não devem jurar falsamente para não desonrá-Lo profanado Seu santo nome (Levítico 19:12).

c) Como Deus é amor (I João 4:8), aquele que diz servir a Deus mas presta um desserviço ao amor estará desonrando o nome do Senhor (Levítico 19:12).

3. O amor está moldando o mandamento de não enganar os outros (Levítico 19:13).

4. O amor está regendo o estatuto de amar o próximo como a si mesmo (v. Levítico 19:18).

a) Quem ama o próximo, não lhe oprime (Levítico 19:13).

b) Quem ama o próximo, não lhe rouba (Levítico 19:13).

c) Quem ama o próximo, paga preço justo por seu trabalho sem atrasar o pagamento (Levítico 19:13).

d) Quem ama o próximo, não amaldiçoará o surdo (Levítico 19:14).

e) Quem ama o próximo, não aprontará com os cegos (Levítico 19:14).

f) Quem ama o próximo, agirá com bondade com os vulneráveis porque teme a Deus (Levítico 19:14).

g) Quem ama o próximo, não tomará parte de qualquer vingança (Levítico 19:18).

II. O PRÓPÓSITO DA JUSTIÇA NA LEI UNIVERSAL – Levítico 19:15-18

1. A repreensão do pecado é o papel da justiça contida na Lei universal (Levítico19:17-18). A bondade, a compaixão e o perdão em lugar do ódio, do rancor e da vingança nos aproximam uns dos outros, restaura a sociedade e promove a justiça. Repreender em amor cura feridas do coração, diminuindo assim a força e a influência do pecado. A Lei contém valores universais para serem aplicados em todas as épocas e lugares.

2. A prática da justiça para com o próximo é o papel da Lei universal (Levítico 10:15-16). Agir sem favoritismo ou discriminação implica praticar a justiça para com o rico quanto para com o pobre, e isso é fruto do amor divino atuando no coração humano.

3. A responsabilidade para com o próximo promove a justiça na sociedade (Levítico 19:16).

a) A prática da justiça implica amar a tal ponto de não espalhar boatos sobre ninguém (calúnia, fofoca), não importa quem seja.

b) A prática da justiça revela amor na valorização da vida das pessoas que Deus criou à Sua imagem e semelhança.

c) Em outras palavras, amar é praticar a justiça e praticar a justiça é amar!

III. O PROPÓSITO DA UNIÃO DO AMOR E DA JUSTIÇA NA LEI UNIVERSAL – Levítico 19:18

1. O amor verdadeiro é a base para a prática de toda justiça (Levítico 19:18). Deste modo, explorar o próximo é uma forma de injustiça, um comportamento pautado pela crueldade, que vai contra os princípios de justiça e amor do reino de Deus. O amor está intimamente conectado com a ética. Ser cristão é valorizar o próximo, e valorizar o próximo é praticar a justiça para com ele.

2. A prática da justiça é essencial para proteger a essência do amor (Levítico 19:18). Ferir a justiça em nosso convívio com as pessoas significa destruir o amor; além disso, evitar a vingança e praticar a justiça na sociedade é fundamental para preservar o amor, que é a característica primordial do verdadeiro discípulo do Senhor (João 13:34-35).

3. O amor e a justiça nunca podem se divorciar, precisam andar sempre em harmonia (Levítico 19:11-18). Estes versículos ensinam valores essenciais como honestidade, justiça, fidelidade, compaixão, perdão, valorização e amor ao próximo, que são importantes, relevantes e inspiradores até os dias de hoje. É impossível amar as pessoas sem agir com bondade e justiça em relação a elas.

CONCLUSÃO:

1. O mandamento do amor ao próximo como a si mesmo é um dos pilares da religião verdadeiramente bíblica. O versículo 18 é o mais conhecido do capítulo, o qual é uma expressão máxima do amor e da bondade que devem reger a prática da justiça no relacionamento com o próximo.

2. Os mandamentos que motivam a agir com bondade e justiça para com próximo elevam o amor para todas as atividades e áreas da vida, no convívio, nos negócios, no trabalho, nos estudos, no esporte, lazer, etc. agindo de forma correta, honesta e justa com todos.

3. Os mandamentos que visam a justiça em todas as áreas da vida não são meros requisitos legais frios de um Soberano exigente e autoritário; pelo contrário, o Criador que nos fez para amar nos mostra que a essência da vida é o amor; e, o amor não pode existir de fato sem a prática da justiça em relação ao próximo. Portanto,

a) Os mandamentos de Levíticos 19:11-17 não podem ser analisados separadamente de Levítico 19:18.

b) O amor revelado em Levítico 19:18 deve nos elevar à santidade, o que significa agir com bondade e justiça para com quem quer que seja.

c) O amor, a bondade e a justiça são irmãos inseparáveis no ensino de Levítico 19:11-18, e não devem ser praticados isoladamente.

APELO:

1. Valorize o Legislador divino. Reconheça que Deus é o Soberano do Universo.

2. Respeite a Legislação divina. Considere atentamente aos princípios e valores bíblicos.

3. Submeta-se à Legislação divina. Pratique sempre o amor que promove bondade e justiça.

Pr. Heber Toth Armí.

 

Postar um comentário

0 Comentários