OBEDIÊNCIA QUE REALMENTE AGRADA A DEUS

INTRODUÇÃO: texto bíblico principal: Josué 22:5 

1. O livro de Josué trata de como desfrutar das bênçãos de Deus e também de como não perdê-la assim que a recebermos.

2. O livro de Josué revela o caminho da vitória espiritual, social e material e como desfrutar do descanso provido por Deus em um mundo tumultuado pelas consequências do pecado.

3. O livro de Josué nos mostra a importância da correta obediência a Deus e fim de que nossa experiência de confiar nEle seja a essência da verdadeira religião.

a) Em Josué 22, o exército de Israel termina a missão de conquistar a Terra Prometida, e, as duas tribos e meia que ficaram do outro lado do Jordão, se despedem após o trato de ajudar seus irmãos na conquista de suas terras.

b) Em Josué 22 o líder militar de Israel despediu as duas tribos e meia proferindo conselhos e advertências para o bem deles, as quais nos chegam até nós para nos abençoar também.

c) Em Josué 22, as tribos da Transjordânia recebem além de elogios pela prestatividade, incentivo para permanecerem nos planos de Deus para eles. Rendendo princípios espirituais relevantes para nós nos dias atuais:

I. GUARDAR FIELMENTE O MANDAMENTO E A LEI DE MOISÉS – Josué 22:5

1. Os mandamentos não são de Moisés: Moisés foi apenas o instrumento de Deus; ele apenas foi um servo de Deus que recebeu orientações para transmiti-las ao povo de Deus. Moisés não é o autor do conteúdo, é apenas o receptor e comunicador. Tudo se origina em Deus.

2. Os mandamentos são de Deus: A obediência às leis e mandamentos de Moisés equivale a obedecer aos mandamentos de Deus. É preciso apegar-se fielmente aos mandamentos de Deus dados ao Seu servo através da inspiração, a fim de que desfrutemos das bênçãos divinas.

II. AMAR AO SENHOR IMPLICA APEGAR-SE A ELE – Josué 22:5

1. A religião bíblica é pautada em relacionamento com Deus: Focar apenas em regulamento implica ignorar o relacionamento que é essencial na religião bíblica. O desequilíbrio nessa questão resulta em confusão religiosa, perversão da espiritualidade e complicação no processo da salvação.

2. A religião baseada em relacionamento visa o principio do amor: Deus é amor, Sua essência é o amor; por isso, espera o amor de Seus filhos.

III. ANDAR EM TODOS OS CAMINHOS DO SENHOR – Josué 22:5

1. Os próprios caminhos: Trilhar os próprios caminhos significa fazer a própria vontade, viver os próprios interesses seguindo a inclinação corrupta do coração.

2. Os caminhos do Senhor: Seguir os caminhos do Senhor significa abrir dos próprios interesses para submeter-se à vontade de Deus, implica em aceitar que Deus é Deus e sabe muito melhor o que é melhor para nossa vida. A ideia aqui é de achegar-se a Deus, apegar-se a Ele, unir-se firmemente a Ele: Esse é o segredo para andar no caminhos dEle.

IV. SERVIR AO SENHOR DE TODO CORAÇÃO E DE TODA A ALMA – Josué 22:5

1. Servir ao Senhor é para quem foi livre da escravidão do pecado: Assim como Deus havia libertado Israel da escravidão egípcia, Jesus nos libertou da escravidão do pecado; tal libertação resulta em liberdade para servir a Deus ou não.

2. Servir ao Senhor não deve ser uma atitude parcial: Deus espera um compromisso total, íntegro e constante de nossa parte; ser parcial, superficial ou relapso pode ser considerado traição ao Deus que Se dedica fielmente em Seu compromisso conosco.

CONCLUSÃO:

1. Guardar a Lei tem sua essência no amar a Deus de todo o coração e de toda a alma (Deuteronômio 6:5; 10:12; 11:13; Mateus 22:37-40). Sem essa relação da Lei de Deus com o amor a Deus o conceito de religião bíblica deixa de ser correto; o desequilíbrio é fatal.

2. Guardar a Lei de todo coração e alma não designam aspectos distintos do ser humano, apenas reforçam a devoção e apego total e incondicional a Deus que age constantemente em nosso favor. Os verbos em Josué 22:5 “propiciam uma completa ilustração do que uma relação adequada com Deus inclui: amar o Senhor, andar em todos os Seus caminhos, guardar os Seus mandamentos, achegar-se a Ele, e servi-Lo... Amar a Deus é muito mais do que uma afirmação ou um sentimento; é obediência, lealdade e culto a Ele acima de qualquer coisa” (O Novo Comentário Bíblico AT, p. 396).

3. Guardar a Lei não deve ser mera formalidade, muito menos uma religiosidade legalista. Entendido corretamente, “há um tesouro de material bíblico-teológico para ser descoberto na expressão usada para ampliar a exigência fundamental do amor. A figura referente a andar nos caminhos do Senhor é empregada de modo generalizado em Deuteronômio e noutras partes (Dt 5:33; Sl 27:11). Não se requerem meras exterioridades, pois obedecer aos mandamentos anda obrigatoriamente de mãos dadas com o apegar-se com firmeza ao Senhor e ao serviço a Ele com todo o coração e com toda a alma” (Marten H. Woustra).

APELO:

1. Leia a Bíblia corretamente a fim de entendê-la equilibradamente.

2. Viva a essência da verdadeira religião apegando-se a Deus diariamente.

3. Obedeça aos mandamentos de Deus motivado pelo amor sincero para com Ele.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários