FORÇA, SABEDORIA E FÉ NAS DIFICULDADES


NTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Provérbios 24:10-12 

1. “Este trecho nos lembra que nosso chamado como cristãos é agir em compaixão e justiça em relação aos oprimidos e marginalizados, mesmo que isso signifique sacrificar nossos próprios interesses”, observou Timothy Keller.

2. “O amor pelos necessitados deve ser manifestado em ações práticas. Aqueles que possuem recursos e influência são chamados a usar essas bênçãos para aliviar o sofrimento daqueles que estão sendo levados à matança”, destacou Ellen White.

3. “Aqueles que seguem a Cristo devem estar dispostos a colocar a própria segurança em risco para ajudar os necessitados. Devemos confiar que Deus nos recompensará por fazer o que é certo e estar prontos para enfrentar a oposição e sofrimento que podem resultar”, salientou George Knight.

I. HÁ FORÇA EM NÃO VACILAR NO DIA DA DIFICULDADE – Provérbios 24:10

1. Quem vacila está desprovido de forças físicas, morais e espirituais: Complementando, Provérbios 28:1 diz que “o ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão”.

2. Quem tem força não vacila diante dos desafios da vida: O cristão tem caráter, o qual não é frágil. Sua força está naquele que “fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças” (Isaías 40:29).

3. Quem tem força não se abala, ajuda aos abalados: O coração fortalecido por Deus está disposto a auxiliar aqueles que tanto necessitam de uma mão estendida. “Deus requer que Seus servos sejam corajosos e decididos. Quando se apresenta uma oportunidade de fazer o bem, não hesitemos, não vacilemos, não recuemos. Em vez disso, tenhamos fé e confiança em Deus e ajamos com ousadia e zelo”, acrescenta Ellen White. 

II. HÁ SABEDORIA NO AUXILIAR OS VULNERÁVEIS NO DIA DA DIFICULDADE – Provérbios 24:11

1. Sabedoria é fundamental no auxílio aos sofredores: Seguir a sabedoria implica prezar, praticar e promover a justiça. Sendo Provérbios um livro que exalta a sabedoria prática e relacional, fica evidente que aqueles que negam ajuda aos que se encontram em dificuldades, revelam falta de sabedoria.

2. Sabedoria é útil para saber como socorrer aos aflitos: A expressão da sabedoria é vista na compaixão, na justiça e no auxílio aos aflitos caminhando para a morte. Os versículos em análise “nos lembram que a sabedoria bíblica não é apenas teórica, mas também prática. Ela nos chama a agir com justiça e compaixão em nossas interações com os outros”, explicou Michael Fox.

3. Sabedoria verdadeira está vinculada com ética bíblica: É loucura oprimir aos necessitados pois significa ultrajar ao Criador deles; por outro lado “tratar com bondade o necessitado é honrar a Deus” (Provérbios 14:31). A sabedoria está em saber discernir entre ultrajar ou honrar a Deus e optar pela segunda forma de viver.

III. HÁ FÉ QUANDO NOS ENVOLVEMOS COM OS NECESSITADOS NO DIA DA DIFICULDADE – Provérbios 24:12

1. A fé não faz parceria com a ignorância: A ignorância se cala diante da injustiça; depois justifica sua indiferença com desculpas esfarrapadas. “Quando inocentes são conduzidos à câmera de gás, fornalhas e outras formas de execução, e também quando fetos são mortos em clínicas de aborto, é imperdoável observar sem tentar resgatá-los. Também é inútil alegar ignorância”, enfatizou William MacDonald.

2. A fé age em harmonia com a sabedoria: Enquanto a ignorância se acovarda, a sabedoria toma coragem diante da opressão, sofrimento e aflição. O sábio sabe que Deus conhece nossas motivações, pensamentos e sentimentos; por isso, o cristão “verá as injustiças e será severo acerca da questão. Ele se preocupa com a sorte dos fracos e dos impotentes (ver Prov. 22:22, 23; 23:10-11)” (Russell Champlim), por saber que em tudo na vida tem consequências ou recompensas.

3. A fé ligada à sabedoria age com responsabilidade ciente que Deus é soberano Juiz: Sabendo de Quem é Deus, o sábio O teme vivendo a justiça provida por Ele. Liberto da ignorância, o cristão sabe que atender aos necessitados e oprimidos reflete Seu Mestre, que além de ensinar com palavras, deu exemplo morrendo na cruz para salvar miseráveis pecadores. Jesus virá julgar; em Apocalipse 2:23 diz que no juízo “todas as igrejas saberão que [Ele é] aquele que sonda mentes e coração, e retribuir[á] a cada um... de acordo com suas obras”.

CONCLUSÃO:

1. Jesus virá a Terra para julgar as nações com justiça e retidão. Tanto Provérbios 24:12 quanto o Apocalipse, deixam claro que a justiça será feita.

2. Jesus virá a Terra para separar os justos dos injustos: Benditos são os que praticaram o bem aos necessitados na pessoa de Cristo; malditos são aqueles que ignoraram os necessitados alegando não terem visto Cristo neles. Essa cena do julgamento acontece no dia da volta de Cristo (Mateus 25:31-46).

a) Aqueles que auxiliam aos necessitados no dia da adversidade serão recompensados no dia do juízo.

b) Aqueles que representam Jesus perante os pecadores aflitos, serão representados por Jesus no dia do acerto de contas.

c) Aqueles que revelam o amor de Jesus para os oprimidos, experimentarão a totalidade do amor de Cristo em Sua segunda vinda.

3. Jesus implantará Seu reino de justiça neste mundo injusto: Mil anos após levar os redimidos para o Céu, Jesus retornará a Terra. Será o momento de erradicar o mal do Universo; então, no tribunal estabelecido “cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito” (Apocalipse 20:13).

APELO:

1. Ame teu próximo libertando-o do perigo, assim estarás seguro no dia do juízo.

2. Ainda que te custe a vida, faça o bem; pois “Deus nos recompensará por fazer o que é certo”, afirmou Frank Holbrook.

3. Reflita o evangelho em cada gesto diante de cada pessoa carente de ajuda.

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

1 Comentários

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: