CINCO TIPOS DE CEGOS QUE CARECEM DE CURA


 INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: Marcos 10:46-52

1. Existem cegos que sabem que são cegos: Bartimeu sabia que era cego e queria ver mais do que queria esmolas.

2. Existem cegos que desconhecem sua cegueira (Apocalipse 3:17). Precisam do diagnóstico de Cristo.

a) “A cegueira física não é obstáculo para a visão espiritual; inversamente, a visão física não é garantia de visão espiritual” (Victor Babajide Cole).

b) Os “discípulos haviam sido muito privilegiados, pois puderam, quase que diariamente, ouvir as palavras de Cristo, testemunhar o que Ele fazia e observar as Suas atitudes... E, estranhamente, como ainda estavam cegos! Mas, após a ressurreição do Mestre, seus olhos se abriram uma vez mais. Ele, que era a Luz do Mundo, podia curar cegueira, tanto espiritual quanto física” (Willian Hendriksen).

c) “É possível que para Marcos a narrativa não seja apenas histórica, mas uma parábola do que Jesus faz por aqueles que acham tão difícil ver (cf. 4:10-12), e, no entanto, colocam a sua fé nEle” (Henry E. Turlington).

I. PRIMEIRO TIPO DE CEGUEIRA: AQUELA QUE OPTA POR NÃO VER – Marcos 10:46

1. Esse tipo de chego tem olhos saudáveis, mas preferem não ver: Muitos não queriam enxergar Jesus como o Messias, o Salvador. Embora tenha ouvido que vinha Jesus de Nazaré, Bartimeu o chamou de Filho de Davi, reconhecendo ser Ele o Messias que viera para ser Rei.

2. Esse tipo de cego é seletivo no que quer ver: Cegueira assim escolhe o que quer enxergar e o que não quer. Nem adiante tentar mostrar o que tais pessoas optam por não ver, jamais admitirão terem visto o que negam enxergar.

3. Esse tipo de cego precisa ser curado de sua seletividade: A fé torna a pessoa humilde e sincera, ela é o remédio para tal tipo de cegueira. Uma coisa é usar os olhos para enxergar, outra bem diferente é usar a fé com base na revelação da Palavra de Deus. Somente pela fé na revelação de Deus é possível entender Quem realmente é Jesus. Mas, para isso, é preciso também querer vê-lO como Ele realmente é.

II. SEGUNDO TIPO DE CEGUEIRA: VÊ UMA COISA, MAS ENXERGA OUTRA – Marcos 10:46-47

1. Tal tipo de cego enxerga tudo, mas tudo passa por seu deturpado crivo interpretativo da realidade: Muitas pessoas viam o Messias e Seus atos miraculosos, mas concluíam que Jesus estava possuído de Belzebu, o maioral dos demônios (Marcos 3:22). Bartimeu sabia que Ele era Filho de Davi, um título messiânico revelado no Antigo Testamento.

2. Tal tipo de cego não se agrada da realidade, por isso tenta manipulá-la: Pessoas assim veem uma coisa e enxergam outra porque não lhes agrada o que estão vendo; muitos que viram os milagres de Jesus não O enxergaram como o divino Filho de Deus, apesar de todas as provas evidentes diante deles (Mateus 28:11-15). Não lhes era conveniente.

3. Tal cego adultera doutrinas claramente reveladas nas Sagradas Escrituras: Os hereges usam a Bíblia para defender ideias absurdas, antibíblicas. Por exemplo, os guardadores do domingo não encontram base bíblica para santificar o primeiro dia da semana, e perseveram nisso mesmo quando Jesus declarou ser Ele o Senhor do sábado (Marcos 2:27-28).

III. TERCEIRO TIPO DE CEGUEIRA: NÃO ENXERGA A PRÓPRIA CEGUEIRA, SOMENTE A DOS OUTROS – Marcos 10:48

1. Tal tipo de cego não reconhece sua cegueira, mas consegue identificar a cegueira dos outros: A multidão enxergou o cego no caminho, mas não percebeu quão cega espiritualmente estava ao não reconhecer Jesus como o Messias. Em sua cegueira, Bartimeu enxergou mais do que os sacerdotes, escribas e fariseus juntos.

2. Tal tipo de cego não possui percepção espiritual: A realidade a nossa frente deve ser analisada com base na Palavra de Deus. Nossa visão é limitada demais para interpretar a realidade que transcende nossos olhos. Ter olhos sem ter discernimento espiritual é um perigoso tipo de cegueira que precisa ser divinamente tratada (1 Coríntios 2:12-14).

3. Tal tipo de cego enxerga um cisco no olho dos outros, mas não conseguem notar o tamanho da viga fincada em seus próprios olhos (Mateus 7:3): Cegos assim enxergam os defeitos, falhas e pecados alheios, todavia não conseguem perceber os próprios erros. Por conseguinte, orgulhosamente se acham mais santos e melhores que os demais.

IV. QUARTO TIPO DE CEGUEIRA: NÃO ENXERGA A COMPAIXÃO DE JESUS – Marcos 10:48-49

1. Esse tipo de cego fecha os olhos para a bondade de Jesus: Os acompanhantes de Jesus não acudiram ao cego que gritava desesperadamente por ajuda. Ele clamava por misericórdia, mas só ouviu palavras negativas: Fica quieto, cala a boca, faz silêncio, não grita, fica no teu canto, não importune Jesus, não chegue perto de nós, Jesus não vai te atender, olha quem você é, se enxerga...

2. Esse tipo de cego aplica à Jesus a própria crueldade: Os acompanhantes de Jesus não queriam que o cego à beira do caminho tivesse privilégios, não queriam o bem do cego. Muitos o repreendiam pelos seus gritos, mas ninguém o acudia ao clamar por misericórdia (Marcos 10:48). Além de não ter misericórdia, esses cegos não conseguem ver que Jesus oferece compaixão, graça e bondade também para mendigos e cegos carentes – pessoas marginalizadas pela sociedade.

3. Esse tipo de cego, juntamente com todos os cegos espirituais, precisa da cura sobrenatural tanto quanto o cego Bartimeu precisava da cura física: Discípulos que atrapalham os cegos de se encontrarem com Jesus burocratizam a misericórdia divina, devido a sua cegueira espiritual. Jesus, porém, é mestre em desburocratizar e cirúrgico ao curar: Ele pediu que os cegos espirituais que repreendiam o cego físico, chamassem Bartimeu (Marcos 10:49). Assim Jesus curaria os cegos espirituais e o cego físico.

V. QUINTO TIPO DE CEGUEIRA: AQUELA QUE ESTÁ DISPOSTA A VER – Marcos 10:49-52

1. Esse tipo de cego quer ver mais: Bartimeu enxergava mais longe com os olhos da fé do que os seguidores de Jesus que tinham olhos sãos; contudo, ele ansiava por enxergar ainda mais. Bartimeu usou o título messiânico Filho de Davi para se referir a Jesus. Tais cegos sabem que Jesus é o único que pode intervir em seus casos que lhes afligem a alma. Sabem que Jesus é o divino Salvador.

2. Esse tipo de cego se submete a Jesus desejando libertação: Cegos assim sabem que Jesus é o Messias que pode libertá-los das coisas que o prendem neste mundo e os impedem de fazer mais por Ele. Bartimeu é o único homem que chamou Jesus de Rabboni, que quer dizer Senhor. Submeter-se ao senhorio de Cristo é a melhor forma de crescer e se desenvolver realmente em nossa sociedade decadente.

3. Esse tipo de cego tem fé e age pela fé: Cegos deste tipo sabem enxergar pela fé, porque aprenderam que a fé “vem de ouvir (v. 47), não retrocede diante de obstáculos (v. 48), segue o chamado deixando tudo para trás (v. 50) e se agarra ao poder de Deus (v. 51)” (Adolf Poul).

CONCLUSÃO E APELO:

1. Qual tipo de cego você é? O que você quer que Jesus te faça?

2. Com qual dos cinco tipos de cegos acima você se identifica?

3. O que fazer para tornar-se mais parecido ao cego Bartimeu a fim de enxergar ainda mais o que Deus quer te mostrar? Observe atentamente:

a) Não se acomode, tenha disposição de arriscar-se pela fé.

b) Não fique satisfeito com o que você já viu, anseie por mais.

c) Esteja disposto a enfrentar os preconceituosos burocratizadores.

d) Tenha fé para orar: Desvenda os meus olhos para que eu contemple as maravilhas de tua Lei, Bíblia, a Palavra de Deus (Salmo 119:18).

e) Clame a Jesus reconhecendo quem Ele é: O Divino Salvador, Seu colírio é restaurador (Apocalipse 3:18).

Pr. Heber Toth Armí


Postar um comentário

0 Comentários