INTRODUÇÃO:
Texto bíblico principal: João 5:1-9
1. O conceito de misericórdia divina ultrapassa ao conceito de
misericórdia humana.
2. A ideia de misericórdia
de Deus extrapola os limites da compreensão de misericórdia dos seres humanos.
3. A misericórdia de Deus
age para surpreender a todos, na casa da misericórdia humana:
a) A misericórdia divina
faz o que a misericórdia humana é incapaz de fazer.
b) A misericórdia divina
opera onde a misericórdia humana é incapaz de agir.
c) A misericórdia divina é
mais alta que a distância entre o Céu e a Terra: Jesus deixou o Céu para lidar
com os miseráveis seres humanos arruinados na desgraça do pecado – ilustrado na
pessoa do paralítico no Tanque de Betesda, cujo significado é Casa de
Misericórdia.
I. O SOFRIMENTO TOMA CONTA DA CASA DA MISERICÓRDIA – João
5:1-5
A Casa da Misericórdia
estava constituída de cinco pavilhões com inúmeros doentes, cegos, paralíticos,
etc. A multidão de enfermos esperava que a crença na cura pelas águas
miraculosas fosse verdadeira. Contudo, uma multidão estava ali abrigando no
coração uma vaga esperança de obter misericórdia. Ali no tanque de Betesda, importava
o mais rápido, mais apto, mais saudável, mais forte; o paralítico testemunhara
essa triste realidade por 38 anos.
1. A misericórdia humana é falha, imperfeita: O paralítico não
obtivera misericórdia que tanto buscava; ninguém o ajudou a cair no tanque quando
a água se movia.
2. A misericórdia humana é ilusória:
a) Por 38 anos o paralítico
aguardava a misericórdia.
b) Por 38 anos seu corpo
suplicava por ajuda.
c) Por 38 anos sua
esperança contemplava apenas desespero.
3. A misericórdia humana é precária: Por quase quatro
décadas o paralítico vivia na casa da misericórdia abandonado pela família,
sofrendo sem amigos, onde havia enterrado seus sonhos, entregado os pontos, sem
experimentar qualquer tipo de compaixão dos mais fortes; ali, deitado em seu
leito o dia todo, estava paralisado na vida, sem nenhuma perspectiva positiva.
II. A MISERICÓRDIA DIVINA EM PESSOA VISITA A CASA DA
MISERICÓRDIA – João 5:1, 6
Jesus deixou a perfeição
do Céu, desceu ao nosso Planeta corrompido pelas mazelas do pecado; nasceu como
bebê e cresceu como humano; sofreu onde nós somos assolados, experimentou a dor
que nos aflige, penetrou em nossa história de miséria e chegou ao fundo da Casa
da Misericórdia - um lugar pagão construído em Jerusalém. Ali Jesus mostrou o
que é verdadeiramente a misericórdia real ao depositar esperança no paralítico
mais miserável com a pergunta: “Queres
ser curado?”
1. Jesus Se dirige ao caso mais improvável de cura: O Salvador percebe
àqueles que sofrem a dor do abandono, que amargam o sentimento de desprezo e
caíram no buraco da mais tenebrosa angústia de alma; e então, Se dirige com
misericórdia a essas pessoas para oferecer o que a misericórdia humana é
incapaz de dar e fazer.
2. Jesus procura pelo mais fraco da turma enferma: Contrariando a lei da
sobrevivência do mais apto, Jesus foi em busca do caso mais caótico, do doente
mais deplorável, do sofredor mais crítico; Seu objetivo era mostrar a ele e a
todos ali presente (e até mesmo a nós hoje) o que realmente é misericórdia e,
qual é seu real poder restaurador.
3. Jesus Se aproximou daquele que ninguém se aproximava: Como pária da
sociedade, o paralítico era vítima da crueldade do sofrimento. O paralítico
representa a miséria humana como alvo da misericórdia divina.
a) Aquele que é abandonado
pela família, não é abandonado por Jesus.
b) Aquele que é desprezado
pelos amigos na Casa da Misericórdia, é visitado por Jesus – a misericórdia
divina em pessoa.
c) Aquele que é esquecido
pela sociedade, não fica ignorado pela Majestade do Céu, pois Ele visita nosso
mundo dominado pelo príncipe das trevas e alcança as pessoas na miséria em que
se encontram.
III. A MISERICÓRDIA DE JESUS AGE NA MISÉRIA HUMANA
REVELANDO GRAÇA INDESCRITÍVEL – João 5:6-9
O Tanque de Betesta, a
Casa da Misericórdia, também significa Casa da Graça; contudo, ali estava a
desgraça assolando a sofredora humanidade. O local contrastava com o nome.
Jesus possuído da misericórdia divina entrou nesse lugar miserável revelou Sua
graça infinita – embora ali fosse um lugar pagão e o curado nem mesmo sabia quem
era Jesus, nem antes nem depois da cura (João 5:12-13).
1. Mesmo que a pessoa
esteja mais concentrada em seus problemas, limitações e obstáculos do que na
graça de Cristo, a misericórdia divina age visando a restauração dos inválidos.
a) Mesmo que não saibamos
responder ao: “Queres ser curado?” miraculosa
e misericordiosamente a cura divina se manifesta ao paralítico inválido.
b) Mesmo que a pergunta não
seja respondida, Jesus não repreende ao miserável que sofre em seus
infortúnios; ainda que tal condição deplorável seja consequência direta do
pecado (João 5:14).
c) Mesmo que não
respondamos à pergunta de Jesus por causa de nosso vitimismo ou negativismo, ou
mesmo pela incapacidade de compreensão da Sua pergunta, Jesus olha
compassivamente e diz: “Levanta-te, toma
teu leito e anda”. Interessante que, “imediatamente,
o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar” (João 5:9).
2. Mesmo que a pessoa
assolada pela circunstância não acredite que haja algo que possa ser feito para
mudar a situação, Jesus entra em cena e age em favor do ignorante.
3. Mesmo que a pessoa pense
que os outros tenham mais vantagens e entram no tanque em sua frente, ou pense
que seu destino seja ficar naquela situação deprimente, e nem pode responder
positivamente à graça divina, Jesus em Sua misericórdia acode ao necessitado
libertando-o graciosamente da desgraça em que se achava.
CONCLUSÃO:
1. Pelo fato da graça e da misericórdia divina estarem a nosso
alcance, não podemos ignorar que temos condições de optar em meio às misérias
desta vida de pecado. Podemos escolher como reagiremos às mazelas da vida
positivamente, isso graças à misericórdia divina, não da misericórdia humana.
2. Pelo fato da graça e da
misericórdia de Jesus estarem presentes e à nossa disposição, não devemos
deixar que o espírito de vitimização tome conta de nós, de nossa família, e principalmente
de nossas decisões; nem devemos permitir que paralise nossa personalidade ou
nossa reação diante da oferta de Cristo.
3. Pelo fato da graça e da
misericórdia divina ter entrado em nosso mundo e em nossa história deprimente
através de Cristo, podemos tirar nossos olhos do problema para a solução, da
miséria para a misericórdia, e responder instantaneamente diante das palavras
poderosas de Jesus: “Levanta-te, toma o
teu leito e anda”.
APELO:
1. Aceite a graça e a misericórdia de Cristo levantando-se imediatamente
de uma vida paralisada no pecado.
2. Sinta a graça e a
misericórdia divinas e tome uma atitude positiva, nobre.
3. Experimente o poder da
graça e misericórdia de Deus para que não fiques parado (paralisado); portanto,
creia, confie, ande e, viva a vida.
Pr. Heber Toth Armí
1 Comentários
Ótima reflexão
ResponderExcluirJesus te abençoe sempre
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