O ESTILO DE VIDA DO DISCÍPULO DE CRISTO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Atos 5:42

1. Qual é o estilo de vida de um verdadeiro discípulo de Cristo?
2. Qual é a rotina diária do verdadeiro discípulo bíblico?
3. Qual é o foco em que o discípulo de Cristo precisa perseverar diariamente?

Considerando as palavras de Warren W. Wiersbe de que “Atos 5:42 resume o padrão apostólico de evangelismo, dando-nos um excelente exemplo”, extrairemos quatro pontos que merecem nossa atenção visando obter informações sobre o estilo de vida do discípulo de Cristo.

I. O DISCIPULADO BÍBLICO NÃO É ESPORÁDICO OU INTERMITENTE, É ENTUSIÁSTICO E FREQUENTE: Está escrito: “E todos os dias” – Atos 5:42

A Palavra de Deus foi anunciada com ousadia e perseverantemente mesmo que o evangelismo sofria terríveis ameaças. Os apóstolos tinham sido açoitados e foram proibidos de falar no nome de Jesus após serem libertos da prisão por tal atitude. Contudo, isso os motivou ainda mais a intensificar a sequência da pregação (Atos 5:40-41). Temos muito que aprender com os primeiros discípulos de Cristo!

1. Cada dia, sem ignorar um único dia, o discípulo deve estar disponível com ousadia para cumprir sua missão.

2. Cada dia, o dia todo, todos os que são verdadeiramente discípulos de Jesus devem entrar de cabeça no cumprimento da missão que Cristo designou a Sua igreja.

3. Cada dia é uma nova oportunidade que Cristo nos dá de testemunhar de Seu amor e Seu gracioso plano de Salvação aos perdidos.

II. O DISCIPULADO BÍBLICO NÃO ACONTECE APENAS NA IGREJA, MAS TAMBÉM NAS CASAS: Está escrito: “E todos os dias, no templo e nas casas...” – Atos 5:42 

A Palavra de Deus não ficou aprisionada nem acorrentada mesmo em face de uma proibição oficial do Estado. Os discípulos não se limitaram à proibição dada a eles, mas felizes por sofrerem pelo nome de Cristo (Atos 5:41), intensificaram o avanço da missão de evangelizar na igreja e nas casas...

1. Cada lugar em que houver pessoas é uma opção ideal para proclamar a misericórdia divina para com as pessoas acorrentadas no pecado.

2. Cada lugar, não apenas na igreja, deve tornar-se o ambiente onde o Salvador deve ser anunciado.

a) A missão do discípulo acontece na congregação para os religiosos (“no templo”).
b) A missão do discípulo acontece também na comunidade (“nas casas”).

3. Cada lugar, onde quer que estejamos, visitando casa por casa, abordando cada pessoa ali presente a fim de revelar as boas novas de Cristo Jesus, o evangelho.

III. O DISCIPULADO BÍBLICO É PERSEVERANTE: Está escrito: “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam...” – Atos 5:42

A Palavra de Deus não deve ficar confinada na mente do convertido, os discípulos de Cristo no primeiro século deram o início de uma incessante evangelização (Atos 2:14-47) e a qual deve continuar com cada um de nós no século vinte e um...

1. Cada discípulo deve ser consciente de sua responsabilidade nesse mundo que carece da mensagem de esperança e salvação em Cristo Jesus.

2. Cada discípulo deve perseverar em levar a Palavra de Deus em cada lugar que precisa; seu empenho é um estilo de vida e sua dedicação é sua prática diária mesmo frente à oposição e ameaças.

3. Cada discípulo de Cristo neste mundo precisa chegar ao estágio em que não precisa mais ser motivado pelo pastor ou lembrado por alguém que tem a missão de testemunhar da salvação aos perdidos. 

IV. O DISCIPULADO BÍBLICO TEM UM OBJETIVO CLARO: Está escrito: “...não cessavam de ensinar e pregar Jesus, o Cristo” – Atos 5:42

A Palavra de Deus testemunha de Cristo, Sua obra e Sua missão neste mundo tomado pelo maligno (João 5:39). Quando ouvimos, aceitamos e interiorizamos essa Palavra, ela deve pulsar em cada uma de nossas decisões e ações durante todo o dia, por toda nossa vida; assim como ilustra a vida dos primeiros discípulos de Cristo no livro de Atos dos Apóstolos...

1. Cada dia, cada discípulo deve saber por que está no mundo; ao levantar-se e tomar atitudes logo cedo deve ter em mente que tem uma comissão para não chegar ao fim do dia cumprindo uma omissão.

2. Cada dia é uma oportunidade que Deus oferece para cada discípulo realizar duas coisas:

a) Ensinar o que as pessoas devem saber para crerem em Jesus e entenderem Sua necessidade crucial dEle.
b) Anunciar a Jesus, o Cristo, como Messias Salvador dos pecadores do mundo inteiro, ou seja, evangelizar.

3. Cada dia o discípulo de Cristo vive para Cristo, através de Cristo, a fim de despertar os perdidos para aceitarem a Cristo.

CONCLUSÃO:

1. O cristão que não é discípulo que discipula outras pessoas ainda precisa crescer na vida espiritual a tal ponto de ser uma testemunha constante do amor do Salvador que deu a vida por todo errante e vacilante deste mundo de pecado.

2. O cristão negligente precisa entender quão importante é viver a missão como um estilo de vida a fim de cumprir a comissão de Cristo a cada convertido. A missão não é opção, senão a omissão seria também uma opção para o cristão.

3. O cristão aproveita toda e qualquer oportunidade para anunciar a Cristo e ensinar Suas doutrinas em toda e qualquer situação; faz isso na igreja e nas casas, incessantemente todos os dias. 

APELO:

1. Não permita que nenhum dia seja perdido em ociosidade.
2. Fuja da omissão para mergulhar de cabeça na comissão de Cristo.
3. Evangelize e ensine a cada pessoa que Deus te der a oportunidade de anunciar a Cristo.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários