A MISERICÓRDIA DIVINA VAI À CASA DA MISÉRIA HUMANA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: João 5:1-9 

1. O conceito de misericórdia divina ultrapassa ao conceito de misericórdia humana.
2. A ideia de misericórdia de Deus extrapola os limites da compreensão de misericórdia dos seres humanos.
3. A misericórdia de Deus age para surpreender a todos, na casa da misericórdia humana:

a) A misericórdia divina faz o que a misericórdia humana é incapaz de fazer.
b) A misericórdia divina opera onde a misericórdia humana é incapaz de agir.
c) A misericórdia divina é mais alta que a distância entre o Céu e a Terra: Jesus deixou o Céu para lidar com os miseráveis seres humanos arruinados na desgraça do pecado – ilustrado na pessoa do paralítico no Tanque de Betesda, cujo significado é Casa de Misericórdia.

I. O SOFRIMENTO TOMA CONTA DA CASA DA MISERICÓRDIA – João 5:1-5

A Casa da Misericórdia estava constituída de cinco pavilhões com inúmeros doentes, cegos, paralíticos, etc. A multidão de enfermos esperava que a crença na cura pelas águas miraculosas fosse verdadeira. Contudo, uma multidão estava ali abrigando no coração uma vaga esperança de obter misericórdia. Ali no tanque de Betesda, importava o mais rápido, mais apto, mais saudável, mais forte; o paralítico testemunhara essa triste realidade por 38 anos.

1. A misericórdia humana é falha, imperfeita: O paralítico não obtivera misericórdia que tanto buscava; ninguém o ajudou a cair no tanque quando a água se movia.

2. A misericórdia humana é ilusória:

a) Por 38 anos o paralítico aguardava a misericórdia.
b) Por 38 anos seu corpo suplicava por ajuda.
c) Por 38 anos sua esperança contemplava apenas desespero.

3. A misericórdia humana é precária: Por quase quatro décadas o paralítico vivia na casa da misericórdia abandonado pela família, sofrendo sem amigos, onde havia enterrado seus sonhos, entregado os pontos, sem experimentar qualquer tipo de compaixão dos mais fortes; ali, deitado em seu leito o dia todo, estava paralisado na vida, sem nenhuma perspectiva positiva.

II. A MISERICÓRDIA DIVINA EM PESSOA VISITA A CASA DA MISERICÓRDIA – João 5:1, 6 

Jesus deixou a perfeição do Céu, desceu ao nosso Planeta corrompido pelas mazelas do pecado; nasceu como bebê e cresceu como humano; sofreu onde nós somos assolados, experimentou a dor que nos aflige, penetrou em nossa história de miséria e chegou ao fundo da Casa da Misericórdia - um lugar pagão construído em Jerusalém. Ali Jesus mostrou o que é verdadeiramente a misericórdia real ao depositar esperança no paralítico mais miserável com a pergunta: “Queres ser curado?”

1. Jesus Se dirige ao caso mais improvável de cura: O Salvador percebe àqueles que sofrem a dor do abandono, que amargam o sentimento de desprezo e caíram no buraco da mais tenebrosa angústia de alma; e então, Se dirige com misericórdia a essas pessoas para oferecer o que a misericórdia humana é incapaz de dar e fazer.

2. Jesus procura pelo mais fraco da turma enferma: Contrariando a lei da sobrevivência do mais apto, Jesus foi em busca do caso mais caótico, do doente mais deplorável, do sofredor mais crítico; Seu objetivo era mostrar a ele e a todos ali presente (e até mesmo a nós hoje) o que realmente é misericórdia e, qual é seu real poder restaurador.

3. Jesus Se aproximou daquele que ninguém se aproximava: Como pária da sociedade, o paralítico era vítima da crueldade do sofrimento. O paralítico representa a miséria humana como alvo da misericórdia divina. 

a) Aquele que é abandonado pela família, não é abandonado por Jesus.
b) Aquele que é desprezado pelos amigos na Casa da Misericórdia, é visitado por Jesus – a misericórdia divina em pessoa.
c) Aquele que é esquecido pela sociedade, não fica ignorado pela Majestade do Céu, pois Ele visita nosso mundo dominado pelo príncipe das trevas e alcança as pessoas na miséria em que se encontram.

III. A MISERICÓRDIA DE JESUS AGE NA MISÉRIA HUMANA REVELANDO GRAÇA INDESCRITÍVEL – João 5:6-9 

O Tanque de Betesta, a Casa da Misericórdia, também significa Casa da Graça; contudo, ali estava a desgraça assolando a sofredora humanidade. O local contrastava com o nome. Jesus possuído da misericórdia divina entrou nesse lugar miserável revelou Sua graça infinita – embora ali fosse um lugar pagão e o curado nem mesmo sabia quem era Jesus, nem antes nem depois da cura (João 5:12-13).

1. Mesmo que a pessoa esteja mais concentrada em seus problemas, limitações e obstáculos do que na graça de Cristo, a misericórdia divina age visando a restauração dos inválidos. 

a) Mesmo que não saibamos responder ao: “Queres ser curado?” miraculosa e misericordiosamente a cura divina se manifesta ao paralítico inválido.
b) Mesmo que a pergunta não seja respondida, Jesus não repreende ao miserável que sofre em seus infortúnios; ainda que tal condição deplorável seja consequência direta do pecado (João 5:14).
c) Mesmo que não respondamos à pergunta de Jesus por causa de nosso vitimismo ou negativismo, ou mesmo pela incapacidade de compreensão da Sua pergunta, Jesus olha compassivamente e diz: “Levanta-te, toma teu leito e anda”. Interessante que, “imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar” (João 5:9).

2. Mesmo que a pessoa assolada pela circunstância não acredite que haja algo que possa ser feito para mudar a situação, Jesus entra em cena e age em favor do ignorante.

3. Mesmo que a pessoa pense que os outros tenham mais vantagens e entram no tanque em sua frente, ou pense que seu destino seja ficar naquela situação deprimente, e nem pode responder positivamente à graça divina, Jesus em Sua misericórdia acode ao necessitado libertando-o graciosamente da desgraça em que se achava.

CONCLUSÃO:

1. Pelo fato da graça e da misericórdia divina estarem a nosso alcance, não podemos ignorar que temos condições de optar em meio às misérias desta vida de pecado. Podemos escolher como reagiremos às mazelas da vida positivamente, isso graças à misericórdia divina, não da misericórdia humana.
2. Pelo fato da graça e da misericórdia de Jesus estarem presentes e à nossa disposição, não devemos deixar que o espírito de vitimização tome conta de nós, de nossa família, e principalmente de nossas decisões; nem devemos permitir que paralise nossa personalidade ou nossa reação diante da oferta de Cristo.
3. Pelo fato da graça e da misericórdia divina ter entrado em nosso mundo e em nossa história deprimente através de Cristo, podemos tirar nossos olhos do problema para a solução, da miséria para a misericórdia, e responder instantaneamente diante das palavras poderosas de Jesus: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. 

APELO:

1. Aceite a graça e a misericórdia de Cristo levantando-se imediatamente de uma vida paralisada no pecado.
2. Sinta a graça e a misericórdia divinas e tome uma atitude positiva, nobre.
3. Experimente o poder da graça e misericórdia de Deus para que não fiques parado (paralisado); portanto, creia, confie, ande e, viva a vida.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: