INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Lucas 24:27, 44
1. É necessário interpretar a Bíblia para que sua mensagem seja
entendida corretamente. A razão da existência de inúmeras denominações deve-se
ao fato dos leitores não entenderem o que Deus realmente diz.
2. É imprescindível saber
interpretar a Bíblia para não crer no que Deus nunca disse; ensinar o que Jesus
nunca ensinou; e, revelar o que o Espírito Santo nunca inspirou; pois, é muito
fácil extrair uma mensagem falsa do livro que é a verdade.
3. É importante aprender a
usar a Bíblia como Jesus a usou; pois Ele é o verbo, a Palavra de Deus
encarnada. Ele sabe como usar a Bíblia e é Sua vontade ensinar Seus discípulos
interpretar corretamente o livro que fala claramente dEle.
“Jesus usou a hermenêutica para ensinar os
discípulos no caminho de Emaús” (Ananias Ferreira da Silva, “O Cuidado com a
interpretação”, p. 18). A palavra “explicava” do grego “diermenuo” seria mais
bem traduzida no versículo 27 por “interpretava-lhes”, de onde surge o termo
“Hermenêutica”, que é a “ciência da interpretação da Bíblia”.
Observe os cinco princípios da forma de Jesus interpretar
a Bíblia:
I. A INTERPRETAÇÃO BÍBLICA
CORRETA DEVE SER CRONOLÓGICA – Lucas 24:27
Está escrito: “E, começando por Moisés”
1. O Pentateuco, os cinco
primeiros livros de Moisés, conhecidos como Torá, é o início da Bíblia, a base
de toda a revelação, de onde partem todos os pontos teológicos.
2. O Pentateuco deve ser a
base ou introdução da interpretação bíblica se quisermos ser coerentes na
interpretação de cada texto inspirado e revelado pelo Espírito Santo.
II. A INTERPRETAÇÃO DOS
TEMAS BÍBLICOS DEVE SER HOLÍSTICA – Lucas 24:27, 44
Está escrito: “E percorrendo todos os profetas”
1. Os livros dos profetas
na Bíblia Hebraica são chamados de Nevi’ím, “Profetas” que envolve Josué,
Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias e Ezequiel (profetas anteriores); e os
profetas posteriores: Oséias, Amós, Joel, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum,
Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
2. Os livros dos profetas
foram considerados por Jesus em Sua interpretação das Escrituras; portanto, não
os podemos ignorar se quisermos compreender corretamente a mensagem divina.
III. A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO BÍBLICO DEVE SER CRITERIOSA – Lucas
24:27
Está escrito: “Interpretou aos discípulos”
1. O verbo Diermeneuo
deriva do grego Hermes, nome de um dos deuses gregos, cuja responsabilidade era
trazer mensagens dos deuses celestiais aos humanos mortais. Paulo foi chamado
de Hermes (Atos 14:12) “porque era este que tinha a palavra”. A Bíblia de
Jerusalém traz a seguinte informação na nota de rodapé desse texto: “Hermes
(Mercúrio) para os latinos era o deus patrono dos oradores”.
2. O verbo Diermeneuo, de
onde deriva a palavra “Hermenêutica”, significa explicar correta e
teologicamente a mensagem divina para que os ouvintes possam entendê-la. Foi o
que Jesus fez aos Seus discípulos. Assim, também, devemos fazer, se quisermos
ser cristãos na interpretação bíblica.
IV. A INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DEVE SER CANÔNICA – Lucas
24:27, 44
Está escrito: “Interpretou-lhes em todas as Escrituras”
1. Jesus usou intensamente
o lema da reforma na interpretação da Bíblia: “Sola Scriptura” e “Tota
Scriptura”. Todo o Antigo Testamento foi considerado por Jesus. O que Jesus não
fez foi usar fontes extra bíblicas. No versículo 24 Jesus afirmou
categoricamente depois de explicar as profecias ligadas aos acontecimentos de Sua
morte: “São estas palavras que eu vos falei, quando ainda estava convosco: era
preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés
[Torá], nos profetas, e nos Salmos [Salmos, Provérbios, Jó, Cântico dos
cânticos, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester, Daniel, Esdras, Neemias e
Crônicas]”.
2. Jesus usou todo o Antigo
Testamento para interpretar corretamente o assunto que os discípulos de Emaús
não haviam assimilado e compreendido. Devemos analisar todo o cânon bíblico,
seguindo assim o exemplo do mestre na arte de interpretar a Bíblia.
V. A INTERPRETAÇÃO DO
ASSUNTO INSPIRADO DEVE SER CRISTOLÓGICA – Lucas 24:27, 44
Está escrito: “O que a Ele dizia respeito”
1. A Bíblia usada por Jesus
para dar o estudo bíblico aos discípulos de Emaús, o qual ardeu em seus
corações, foi o Antigo Testamento. Ellen G. White, comentando esse evento,
declarou: “Ensinando esses discípulos, mostrou Jesus a importância do Velho
Testamento como testemunha de Sua missão”; e mais a frente, disse: “O Salvador
é tão claramente revelado no Velho Testamento como no Novo” (Desejado de Todas
as Nações, p. 799).
2. A Bíblia toda tem como
objetivo revelar Jesus à humanidade. A Bíblia deve ser usada por nós como foi
usada por Jesus. Se não seguirmos a sequência que Ele utilizou interpretaremos
incorretamente Seus preciosos e sublimes ensinamentos.
CONCLUSÃO:
1. A Hermenêutica, que é a ciência da interpretação, tem regras
para se estudar um livro antigo; contudo, no caso da Bíblia, a regra da Hermenêutica
válida é aquela aplicada por Jesus.
2. A Hermenêutica nos leva
ao significado real do texto na época em que foi escrito, e nos auxilia na
contextualização no presente do ensino transmitido há muitos séculos.
3. A Hermenêutica
instituída por Cristo deve levar todo estudante da Bíblia a Ele; caso isso não
aconteça, as regras foram manipuladas e adulteradas.
APELO:
1. Estude a Bíblia corretamente.
2. Estude a Bíblia usando
as ferramentas corretas para interpretar corretamente Sua mensagem.
3. Estude a Bíblia e transmita
a mensagem bíblica apenas se você seguiu todos os passos para interpretá-la
como fez Jesus.
Pr. Heber Toth Armí
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