AS PROFECIAS MAIAS E O FIM DO MUNDO NA BÍBLIA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Daniel 2:1-47
1. Por que o fim do mundo não se deu em 21 de dezembro de 2012 conforme as profecias maias? Embora muitos esperaram, o fim não chegou nessa data; contudo, muito se tem comentado do fim do mundo, parece que há grandes indícios de acontecer.
2. O mundo tem seu destino firmado nas profecias dos índios maias? Entre tantas datas marcadas para o fim do mundo a profecia maia esteve em alta na atualidade.
3. O mundo vai acabar mesmo? Como? Ainda que poucos saibam o quê realmente acontecerá no futuro, é possível saber o suficiente para evitar o desespero; mas para isso é necessário uma revelação segura: A Bíblia.

I. NADA E NEM NINGUÉM PODE ANTEVER O FIM DO MUNDO, POIS SÓ DEUS CONHECE OS MISTÉRIOS DO FUTURO – Daniel 2:1-19

1. A história de Nabucodonosor revela que ninguém pode prever o futuro: Nem um grande rei, nem magos, nem adivinhos e nem os mais sábios dos homens podem sequer saber o que um homem sonhou à noite. Portanto, os maias não podem prognosticar nada certo para o futuro.
2. A história nos mostra que o maior rei do maior império não tinha controle do futuro: Diante da ansiedade de saber o que sonhara e sua interpretação, Nabucodonosor ameaçou a todos os sábios, magos, adivinhos, astrólogos e encantadores; mesmo assim, nada fizeram nem quanto ao passado (sonho) muito menos quanto ao futuro.
3. A história do rei Nabucodonosor revela que só Deus conhece a história do mundo e seu futuro: Só Deus, mais ninguém, conhece os mistérios do futuro do mundo. Então, duvide das profecias dos Maias e de qualquer profecia extra bíblica.

II. OS MAIS SÁBIOS DO MUNDO NADA PODEM DIZER SOBRE O FUTURO PORQUE O CONHECIMENTO DO FUTURO PERTENCE SÓ A DEUS – Daniel 2:20-25

1. Ninguém, por mais sábio que seja, pode saber o que acontecerá no futuro: Todos os sábios foram, não só convocados por Nabucodonosor, mas por ele foram ameaçados à morte; mesmo assim, nada, absolutamente nada, puderam revelar daquilo que o rei lhes pedira.
2. Ninguém, por mais religioso que seja, pode desvendar os mistérios que envolvem o futuro: Daniel reconheceu sua limitação, embora fosse muito religioso e respeitado como um dos mais sábios. Ele dependeu de Deus para saber os mistérios sobre o sonho do rei. Com relação ao fim do mundo, será que Deus daria informação aos maias e não aos cristãos?
3. Ninguém, a não ser Deus, conhece o futuro e revela aos Seus profetas: Daniel clamou a Deus sabendo que Ele é a fonte de toda profecia. Conquanto, qualquer definição sobre o futuro que não dependa da revelação divina é questionável por ser fruto da engenhosa especulação da limitada mente humana.

III. OS SERES HUMANOS PODEM CONHECER O FUTURO POR MEIO DA REVELAÇÃO DE DEUS EM SUA PALAVRA, FORA DISSO É SÓ ESPECULAÇÃO – Daniel 2:26-47

1. Qualquer coisa fora do que Deus revelou é mera fantasia: Deus revelou a Daniel com base no sonho do rei as sucessivas potências que governariam o mundo antes que o reino divino fosse estabelecido para sempre. Qualquer coisa diferente disso não merece crédito!
2. Qualquer um que crê no que não está na Bíblia está fadado ao desespero e a ignorância: A Bíblia é a única fonte segura para saber o que acontecerá no futuro; nela está o plano maravilhoso de Deus detalhado para o futuro da humanidade. Porém, quem se apega a outras fontes está fadado ao desespero e à ignorância.
3. Qualquer coisa que esteja fora da revelação de Deus é incerta: Deus tem a primeira e a última palavra no que diz respeito ao futuro, e Deus não escreveu o destino do mundo nos astros e nem nas estrelas. Fora da Bíblia há somente especulações e fantasias que causam sensacionalismo e, por fim, a incredulidade!

CONCLUSÃO:

1.  O conhecimento do futuro não está entesourado em algum astro ou mesmo em um milhão deles: As ideias da Nova Era, as muitas adivinhações modernas e até mesmo a astrologia (horóscopo) tem seu berço na Babilônia; e, foram completamente incapazes de revelar qualquer coisa do pedido do rei Nabucodonosor. Portanto, a profecia maia, que é fundamentada nestas ideologias, não é confiável!
2. O futuro só pode ser conhecido por um Ser que sabe sobre todos os elementos e fenômenos que existem em todo o Universo: Só Deus sabe tudo sobre tudo. É uma incoerência confiar em quem não é confiável e desconfiar de quem é confiável! Troque as profecias maias pelas profecias bíblicas para que substituas o medo pela esperança!
3. O futuro pode ser controlado por quem conhece o que está além do limite do presente: Deus tem um plano para o mundo, e tem poder e autoridade para executá-lo. Ele revelou esse plano, conheça-o estudando a Bíblia! 

APELO:

1. A teoria dos maias está baseada nos astros, não na revelação de Deus; então, elimine-a de tuas crenças!
2. A teoria dos maias não os ajudou nem a sobreviver, os maias não existem mais; Deus é a fonte da vida e do saber, busque-O como fez Daniel.
3. A teoria dos maias causará incredulidade no mundo, estude a Bíblia e creia no que Deus revelou e tenha certeza do que acontecerá no futuro.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

3 Comentários

  1. PastorHeber Toth,o senhor esta certo a unica profecia que devemos crer esta escrito em revelação ,por Joao na ilha de Patimos ,so a essa revelação por parte de Deus ,devemos acreditat porque esta escrito :Nem o filho e nem os anjos ,so o pai que e Deus Jeová e que sabe o dia do termino do mundo e a volta de seu filho Jesus nosso senhor e Salvador ,amém.Sandra Maria .

    ResponderExcluir
  2. Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá tremores de terra e falta de alimentos. Essas coisas serão como as primeiras dores de um parto. Marcos 13:8

    Os estudiosos de escatologia já contam com uma nova ferramenta, é o projeto Sinais do Tempo Presente ( http://www.sinaisdotempo.com.br ) que faz o acompanhamento dos sinais com potencial apocalíptico em tempo real.

    ResponderExcluir
  3. ESTE ENSINO E VERDADEIRO ,E MOSTRA ATRAVES DE DOCUMENTOS NA BIBLIA SAGRADA
    ,

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: