A PRESENÇA INABALÁVEL DE DEUS NA HISTÓRIA DA IGREJA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Apocalipse 1:8
1. Os manuscritos mais confiáveis apresentam Alfa e Ômega ligado ao tetragrama YHWH, um dos mais antigos nome de Deus Pai.
2. Os termos Alfa e Ômega são atribuídos a Deus Pai, mas Jesus também faz de Si mesmo essa mesma atribuição (Apocalipse 21:6; 22:13). Isso revela que tanto o Filho quanto o Pai são plenamente divinos e eternos (Colossenses 2:9; Hebreus 1:3).
3. O texto de Apocalipse 1:8 tem uma mensagem impactante para a igreja de Deus que enfrenta as opressões impostas pelas potestades do mal (Apocalipse 1:9). A igreja que enfrenta oposição deve saber sobre o poder absoluto do Soberano Deus.

I. DEUS É O ALFA E O ÔMEGA: TUDO O QUE ELE COMEÇA NA VIDA DO SEU POVO SERÁ CONCLUÍDO – Apocalipse 1:8

1. Deus é o Criador de tudo e Ele é dono de tudo: Alfa e Ômega abrem e encerram o alfabeto grego. Ao dizer ser o Alfa e o Ômega Deus indicava totalidade mais absoluta. O poder não está nas mãos das potestades do mal, mas nas mãos de Deus.
2. Deus tem o controle de tudo: Deus é Soberano Senhor do início da história e do seu fim, bem como de todo seu decurso. Todo propósito começado será concluído, Seu maior projeto é o de salvar o mundo.
3. Deus é a esperança da igreja militante: Para a igreja que enfrentava a fúria e a oposição do Império Romano era importante saber que Deus é o Alfa e o Ômega; e, ainda hoje podemos confiar nEle.

II. DEUS É AQUELE QUE É, QUE ERA E HÁ DE VIR: ELE ESTÁ NO CONTROLE DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO DE SEU POVO – Apocalipse 1:8

1. Deus é eterno e imutável: O Deus da igreja no Novo Testamento é o mesmo Deus de Israel no Antigo Testamento. Deus era antes que começasse o tempo, é agora e virá dar fim ao tempo de pecado.
2. Deus tem uma relação vital com a história de Seu povo: A mensagem do Apocalipse não é meramente predizer o curso futuro da história; seu propósito é pastoral: guiar, confortar e aconselhar à igreja em tempos de perseguição. Deus sempre fez isso e sempre fará até eliminar completamente os opressores.
3. Deus acompanhará Seu Filho nas nuvens do Céu: Deus virá juntamente com Seu Filho (Mateus 26:64; Apocalipse 1:4; 6:16; Salmo 50:3). Ele há de vir para julgar àqueles que querem destruir Sua igreja; nesse momento será colocado um ponto final na história do pecado!

III. DEUS É O TODO PODEROSO: ELE ESTÁ PRESENTE DE FORMA INABALÁVEL NA VIDA DE SEU POVO – Apocalipse 1:8

1. Deus é onipotente: Não há ninguém e nenhum império por mais poderoso que iguale ao poder do Deus Todo-poderoso. Esse Deus intervém na história de Sua igreja.
2. Deus é Soberano: O poder incontrolável do Império Romano se levantou para esmagar a igreja de Deus, mas Ele está vendo tudo e no tempo certo julgará e ninguém O impedirá.
3. Deus é invencível: Deus é conhecido como o Senhor dos Exércitos, quem está ao Seu lado não será destruído por nada e nem por ninguém. Deus protege aos que lhe pertencem, fique do lado de Deus!

CONCLUSÃO:

1. A integridade de Deus (Alfa e o Ômega), Sua eternidade (Aquele que é, que era) e Sua onipotência (O Todo-poderoso) revelam a todos os que vivem neste mundo que, ao Deus descer com Jesus neste mundo, certamente os fieis serão plenamente libertos e salvos dos poderes do mal.
2. As características de Deus demonstram que Ele é totalmente poderoso para executar todos os Seus mais altos desígnios na vida e na história de Sua amada igreja, a qual enfrenta terríveis pressões neste mundo de pecado.
3. A apresentação de Deus em Apocalipse 1:8 revela para aqueles que aguardam a volta de Cristo (Apocalipse 1:7) que a vitória é inquestionável, a esperança é real e a certeza é absoluta.

APELO:

1. Deus está no controle, com Ele vem a tua libertação se você confia nEle.
2. Deus está agindo, deposite toda a tua vida à Sua soberania.
3. Deus está vindo, prepara-te para se encontrar com Ele.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários