CELEBRAÇÃO DO AMOR: MENSAGEM DE CASAMENTO

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Cântico dos Cânticos 8:6-7


1. O livro Cântico dos Cânticos é uma super canção de amor conjugal: A expressão “cântico dos cânticos” no hebraico exprime um superlativo. Revela ser a melhor e mais sublime das canções românticas. O nobre e divino sentimento, o amor, merece muito mais que lindas poesias e melodiosas canções, merece a melhor das músicas. E foi isso que Salomão compôs, inspirado pelo Espírito Santo. A Midrash judaica considera esse, o cântico mais excelente e mais apreciado dentre os cânticos existentes.

 

2. O livro Cântico dos Cânticos apresenta uma teologia do amor conjugal: O comentário introdutório da Bíblia Andrews destaca que em Cântico dos Cânticos voltamos ao Jardim do Éden. Pois, o livro retrata o ideal edênico para o amor sexual mesmo após a queda, com os seguintes componentes teológicos:


a) A sexualidade foi criada por Deus;

b) A sexualidade se expressa em um relacionamento heterossexual e monogâmico;

c) O texto revela igualdade plena dos dois parceiros no relacionamento amoroso;

d) O conteúdo apresenta a sexualidade holística, na qual os cônjuges necessitam que o outro se entregue por inteiro e que o amor envolva todo o ser (não apenas o aspecto físico);

e) A mensagem indica o amor sexual como um relacionamento exclusivo, permanente e íntimo;

f) O livro defende a sexualidade com o fim principal de expressar amor, não de procriar;

g) Finalmente, aponta a sexualidade como um presente pleno, belo e alegre de Deus.

 

3. O livro Cântico dos Cânticos enfatiza o apreço divino pelo dom do amor: Deus é amor (I João 4:8). Seu caráter e Sua essência baseiam-se no amor. O amor é um dom de Deus a nós. A origem do amor é Deus, o Criador do Céu e da Terra. A pessoa que se relaciona com Deus e dEle aprende a apreciar a beleza contida em tudo o que Ele faz, certamente se encantará com a poesia, o amor e a natureza revelados nesse mais primoroso cântico divinamente inspirado. 

No texto em apreço, 4:6-7 destacamos algumas declarações relacionadas ao amor e suas implicações:


I. O AMOR É COMPARADO A UM SELO – Cântico dos Cânticos 8:6

 

1. Como um selo colocado no coração: O coração é a base central dos afetos/emoções. Como o selo é sinal de pertencimento, os noivos verdadeiramente comprometidos querem que seja visível que se pertencem e de nenhuma forma um deles está disponível para qualquer outra pessoa além do cônjuge.

 

2. Como um selo colocado no braço: Considerando que o braço significa a base das ações, diariamente a demonstração de carinho deve ser ao cônjuge. É um compromisso selado publicamente, ilustrado atualmente em nossa cultura na aliança de compromisso, feita de ouro, colocada no dedo anelar da mão esquerda.

 

II. A FORÇA DO AMOR É MAIOR QUE QUALQUER OUTRA FORÇA – Cântico dos Cânticos 8:6

 

1. É maior que a força da morte: Ninguém se esquiva do poder da morte. O amor é mais forte que o poder da morte.

 

2. A resistência do amor é maior que a dureza da sepultura: Assim como a sepultura não abre mão de seus mortos, o puro, intenso e verdadeiro amor nunca desiste do seu foco, que é o cônjuge.

 

III. O PODER DO AMOR NÃO PODE SER EXTINTO POR NADA NESTE MUNDO – Cântico dos Cânticos 8:6-7

 

1. O amor é ardente como brasas acesas: O fogo tem um poder incrível, uma pequena fagulha pode gerar um incêndio grandioso.

 

2. O amor é veemente como grandes labaredas de fogo: A melhor forma de traduzir essa expressão é: “Uma chama de Yah”, ou seja, “uma chama de Deus”. Yahweh é a fonte do amor verdadeiro no coração humano. Isso explica a força e o poder inerente maior que o poder da morte e da sepultura.

 

a) As muitas águas deste mundo não podem apagar a chama do amor verdadeiro, pois ele foi idealizado e colocado no coração humano pelo Deus que é amor em Sua essência.

b) Nem todos os rios deste mundo são capazes de afogar o amor, porque Seu fabricante é eterno e o amor é a essência de Seu ser.

 

IV. O AMOR POSSUI UM VALOR IMENSURÁVEL – Cântico dos Cânticos 8:7

 

1. Os bens materiais são incomparáveis ao valor inerente no amor: Não existe rivais que suplantem o amor, ele é imensurável como infinito é o Seu Projetista.

 

2. O amor não se compra com riquezas mundanas: É impossível comprar o amor verdadeiro. Não há dinheiro algum capaz de pagar pelo amor, pois ele não é um objeto disponível à venda. Qualquer montante de riquezas dado em troca do amor puro, nobre e divino será facilmente desprezado e rejeitado. 

CONCLUSÃO:


1. A Bíblia tem como propósito ser guia em todos os aspectos da vida; portanto, Cântico dos Cânticos lida com um dos aspectos mais universais da nossa existência: Amor, casamento e sexualidade. Deus Se importa tanto com esses temas que utilizou um livro inteiro dos 66 livros da Bíblia para tratar com profundidade e exclusividade desses assuntos.

2. A Bíblia, no livro de Cântico dos Cânticos celebra o amor entre um homem e uma mulher como algo nobre e correto, apesar de que após a queda as pessoas sempre estiveram imersas em uma cultura decaída moralmente. O propósito do Criador é que Suas criaturas, feitas a Sua imagem e semelhança, experimentem a vida plena de alegria, felicidade e amor; por isso um livro inteiro dedicado ao mais íntimo dos relacionamentos.

3. A Bíblia mostra que, mesmo neste mundo depravado moralmente, tomado pelo efeito corrosivo do pecado, Deus quer que nós experimentemos um vislumbre do amor celebrado no Jardim do Éden, no casamento de Adão e Eva ministrado por Ele. 

APELO:


1. Deixem as chamas do amor verdadeiro tomarem conta de vocês.

2. Permitam que as labaredas do amor divino estejam sempre acesas no coração de vocês.

3. Experimentem o clima do Jardim do Éden no lar de vocês cultivando sempre o amor na presença do Seu idealizador.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários