sexta-feira, 6 de março de 2020

MULHERES VERDADEIRAMENTE DIGNAS DE HONRA


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico Principal: Provérbios 31:10-31

1. A Bíblia mostra que a mulher não é inferior ao homem, pois ambos foram criados a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27).
2. A Bíblia destaca que, embora sejam igualmente importantes, homens e mulheres são diferentes. Focando na mulher, a Bíblia destaca suas peculiaridades:

a) A mulher é ajudadora idônea para o homem; sem a qual o homem seria incompleto, e incapaz de viver plenamente feliz (Gênesis 2:18).
b) A mulher é graciosa, sua presença traz graça para o ambiente (Provérbios 11:16).
c) A mulher, para desenvolver sua feminilidade, deve viver uma vida pura (I Pedro 3:1-2), vestir-se modestamente (I Timóteo 2:9; I Pedro 3:3), ser provida de um espírito manso e tranquilo (I Pedro 3:4) e ser mentora das mulheres mais jovens (Tito 2:3-5).

3. A Bíblia tem um texto especial para as mulheres, o qual define de forma completa a feminilidade esperada por Deus: Provérbios 31:10-31.

I. PRIMEIRA CARACTERÍSTICA QUE DEUS ESPERA DA MULHER: QUE SEJA VIRTUOSAProvérbios 31:10

1. Para Deus a mulher é mais valiosa que as finas joias – não há humilhação da parte de Deus para a mulher.
2. Para Deus, a mulher virtuosa é aquela que busca a excelência moral, atitudes nobres, pensamentos verdadeiros, honestos, justos, puros, amáveis, de boa fama, os quais possuam virtudes e sejam dignos de louvor (Filipenses 4:8-9). 

II. SEGUNDA CARACTERÍSTICA QUE DEUS ESPERA DA MULHER: QUE SEJA CONFIÁVEL – Provérbios 31:11-12, 23

1. Para Deus uma mulher confiável tem valor incalculável, pois ela não esbanja nem gasta dinheiro desnecessariamente – consequentemente, seu marido confia nela.
2. Para Deus, a mulher confiável não é hipócrita, falsa ou mentirosa; pois, ela sempre faz o bem, e não o mal; seu estilo de vida inclui a maturidade da segurança, do amor, do serviço, da liberdade, da fé e da coragem moldados por sabedoria, simpatia e espírito dócil.

III. TERCEIRA CARACTERÍSTICA QUE DEUS ESPERA DA MULHER: QUE SEJA DETERMINADA – Provérbios 31:13-16, 18, 24, 27

1. Deus espera que a mulher seja ativa, focada, não dada à preguiça; ela trabalha com vontade com suas mãos – palavra que é usada 7 vezes nos 22 versículos de Provérbios 31:10-31.
2. Deus quer que a mulher vá à luta diariamente desde cedo – que se esquiva da ociosidade, mas não do trabalho. Ela precisa estar envolvida:

a) Na boa administração dos utensílios da casa (v. 27).
b) Na fabricação (aquisição) de roupas para a família (v. 13-24).
c) Em importantes negociações comerciais (v. 24).
d) No ensino aos outros (vs. 19-20).

IV. QUARTA CARACTERÍSTICA QUE DEUS ESPERA DA MULHER: QUE ESTEJA EM FORMA – Provérbios 31:17

1. Deus quer que a mulher digna preocupe-se mais com as prioridades de seu caráter, contudo, sem negligenciar seu preparo físico (I Pedro 3:3-6).
2. Deus quer que a mulher seja forte, resistente e resiliente equilibrando, assim, os aspectos mentais, físicos e espirituais; para que sua saúde seja plena, pois o corpo é o templo do Espírito Santo (I Coríntios 6:19-20).

V. QUINTA CARACTERÍSTICA QUE DEUS ESPERA DA MULHER: QUE SEJA ECONÔMICA – Provérbios 31:18

1. Deus quer que a mulher seja sábia em refrear-se quanto a perder tempo, gastar dinheiro, combustível ou qualquer outra coisa.
2. Deus quer que a mulher busque qualidade das mercadorias adquiridas e tenha um orçamento equilibrado a cada mês – sem que sobre mês no fim do dinheiro, mas dinheiro no fim do mês.

VI. SEXTA CARACTERÍSTICA QUE DEUS ESPERA DA MULHER: QUE SEJA ALTRUÍSTA – Provérbios 31:19-20

1. Deus quer que a mulher seja altruísta, não egoísta; ela precisa economizar dinheiro para poder ajudar a quem precisa.
2. Deus não quer que a mulher seja moldada pelo egoísmo ou o orgulho, que caracterizam os agentes de Satanás, mas por princípios de amor e bondade esboçados em Sua Palavra como, por exemplo, Provérbios 19:17, ou na generosidade exemplificada por Dorcas em Atos 9:36-41. 

VII. SÉTIMA CARACTERÍSTICA QUE DEUS ESPERA DA MULHER: QUE SEJA HONRADA – Provérbios 31:25

1. Deus anela que a mulher seja honrada por sua integridade, seu refinado sentido do certo e do errado, e sua sinceridade moral em tudo o que faz.
2. Deus quer que a mulher seja honorável ao recusar a usar seu corpo como instrumento do pecado (Romanos 6:12-13), pois reconhece que ele pertence a Cristo (I Coríntios 6:15).

VIII.OITAVA CARACTERÍSTICA QUE DEUS ESPERA DA MULHER: QUE SEJA AMÁVEL – Provérbios 31:28-29

1. A mulher que Deus quer moldar será amável de tal forma que seu marido e filhos a louvam por suas qualidades e demostram respeito e honras a ela.
2. Deus fez a mulher para que ela seja a bênção e a alegria da casa como esposa e mãe deixando um legado para suas filhas e filhos, pelo exemplo e pelos ensinamentos.

IX. NONA CARACTERÍSTICA QUE DEUS ESPERA DA MULHER: QUE ESTEJA PREPARADA – Provérbios 31:21-22, 27

1. Deus quer que a mulher seja precavida com planejamento e organização para não viver de crise em crise, mas se preparar para as crises da vida com provisões (Provérbios 6:6-11).
2. Deus quer que a mulher tenha visão do futuro, esteja ciente dos imprevistos e das situações que são certas (como verão e inverno), e esteja preparada valorizando mais o importante do que o urgente.

X. DÉCIMA CARACTERÍSTICA QUE DEUS ESPERA DA MULHER: QUE SEJA PRUDENTE – Provérbios 31:26

1. Deus quer que a mulher saiba usar bem a sua língua; que suas palavras sejam pronunciadas com sabedoria, não agressiva ou dominadora, mas tomada por gentiliza e compaixão (Provérbios 15:1; 25:1).
2. Deus espera que a mulher seja uma bênção a todos quando abrir a boca a fim de instruir, não de destruir; de inspirar, não de prejudicar ninguém.

XI. DÉCIMA PRIMEIRA CARACTERÍSTICA QUE DEUS ESPERA DA MULHER: QUE SEJA TEMENTE A ELE – Provérbios 31:30 

1. Deus quer que a mulher seja sábia, que não age loucamente por instinto ou por impulso; considerando que o temor é o princípio da sabedoria, se quiser ser digna ela deve temer ao Senhor todos os dias.
2. Deus quer que a mulher ocupe um espaço de destaque na sociedade priorizando não a vaidade, mas o que realmente é importante; não dando valor para o que é efêmero (terrenal), mas ao que é eterno (espiritual).

CONCLUSÃO:

1. A mulher precisa desenvolver sua feminilidade sob os princípios indicados pelo Criador da mulher, caso ela realmente queira encontrar satisfação e felicidade em sua existência. Deus fez a mulher para ser virtuosa, confiável, determinada, saudável, econômica, altruísta, honrada, amável, preparada, prudente e temente a Ele, mas, o pecado quer destruir tudo isso a fim de descaracterizar a mulher do objetivo pela qual fora criada.
2. A mulher precisa entender que nossa sociedade não está pautada pelos princípios bíblicos, mas pelos conceitos e filosofias que denigrem a mulher ou alteram o caminho para sua realização na vida.
3. A mulher digna desse nome possui um coração disposto a aprender por meio da prática da sabedoria esboçada em Provérbios 31, o qual expõe, pelo menos, 11 princípios pelas quais faz da mulher uma pessoa feliz, contente, realizada e satisfeita. Quando ela age conforme esses princípios, ela ocupa espaço importante na sociedade (Provérbios 31:31):

a) Recebe o merecido reconhecimento.
b) Recebe honras em público.
c) Recebe a recompensa em sua vida neste mundo e, principalmente, na eternidade.

APELO:

1. Mulheres, não busquem reconhecimento imitando aos homens, mas seguindo as nobres orientações da Palavra de Deus.
2. Mulheres, não busquem ser valorizadas seguindo por caminhos que destruirão a felicidade e a honra de vocês.
3. Mulheres, o Deus que projetou vocês sabe melhor do que qualquer pessoa qual é a forma ideal para encontrarem sentido na vida; então, estude a Bíblia para serem moldadas por Seus princípios valiosíssimos.
 
Pr. Heber Toth Armí
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda:

Postagens mais acessadas nesta semana