quarta-feira, 29 de outubro de 2014

JAMAIS COMER SANGUE E NEM GORDURA DE ANIMAIS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Levítico 7:22-27

1. Muitas pessoas não estão nem aí para o que Deus diz para orientá-las.
2. O interesse de muitas pessoas está muito acima dos interesses de servir a Deus.
3. Muitas pessoas mal sabem que suas atitudes tiram a Deus de sua vida, arruínam sua vida e desviam-se da eternidade.

I. A ORDEM DE NÃO COMER SANGUE E/OU GORDURA FOI DADA POR DEUS – Levítico 7:22

1. A ordem não é exclusivamente aos líderes espirituais, ou aos sacerdotes do templo; o imperativo divino é para todo membro do povo de Deus.
2. A ordem divina proibindo Seu povo de comer gordura e sangue não é exclusiva desta porção da Bíblia; aqui é só uma ampliação de Levítico 3:17 que tem base em Gênesis 9:3-5, ratificado no Novo Testamento em Atos 15:29.
3. A ordem divina não é uma sugestão ou um mero e simples conselho, é uma descrição em forma de regra; não é um princípio subjetivo, é uma proibição objetiva (O texto não sugere transfusão de sangue, tal aplicação é espúria).

II. A ORDEM DE NÃO COMER SANGUE E NEM GORDURA ALGUMA VISA A SAÚDE FÍSICA – Levítico 7:23-27

1. Deus não pede algo por autoritarismo, mas por desejar o bem dos que Lhe pertencem; pois, “o sangue transmite doença bem como saúde, e se for ingerido, portanto, pode ser veículo de uma variedade de enfermidades” (R. K. Harrison).
2. Deus pede aquilo que promoverá o bem de todos; o Criador sabe o que é melhor para nossa vida, nossa saúde e nosso bem estar. “Do ponto de vista higiênico e dietético, esta carne kosher [a correta maneira de abater os animais removendo todo o sangue dos tecidos] é aquela que pode ser comida com mais segurança” (R. K. Harrison).
3. Deus entende mais de saúde que todos os médicos juntos. Note que “nos últimos dias, a ciência médica despertou para o fato de que o consumo de gordura animal constitui fator importante para o surgimento da arteriosclerose. Seu consumo forma minúsculas placas de gordura que aderem às paredes das artérias, impedindo o fluxo da corrente sanguínea. Nessa última década, revistas, rádio e televisão vêm propagando a boa notícia de que podemos reduzir os efeitos causados pela mais exterminadora doença entre os homens por meio da diminuição do consumo da gordura animal [Deus disse nenhuma gordura do animal]. Apesar do impressionante desempenho que a ciência médica vem alcançando, é surpreendente perceber que nossas pesquisas mais avançadas estão cerca de três mil e quinhentos anos atrasadas em relação ao livro dos livros” (Dr. S. I. McMillen).

III. A ORDEM DE DEUS DE NÃO COMER SANGUE E NEM GORDURA TEM IMPLICAÇÕES TEOLÓGICAS – Levítico 7:23-27

1. A obediência ao que Deus pede é uma atitude de revelar submissão a Ele e às Suas orientações. “Em 7:22-27, o comentário sobre as ofertas pacíficas é interrompido por uma instrução sucinta para todos os israelitas, proibindo o consumo de gordura e sangue, pois estes pertenciam ao Senhor (cf. 3:16-17)” (Felix Chingota).
2. A recomendação de Deus é clara, objetiva e prática; desobedecê-la implica discordar de Deus, opor-se a Ele (isso é o cúmulo do orgulho e da arrogância). “A gordura de animais de sacrifício era invariavelmente queimada no altar como porção de Deus (cf. v. 25). A gordura de animais mortos que não haviam sido mortos para sacrifício poderia ser usada para propósitos domésticos em geral, mas de forma nenhuma deveria ser comida” (Robert P. Gordon).
3. A orientação de Deus quanto ao que não comer de um animal visavam a purificação e santificação de Seu povo, reconhecimento de submissão ao Criador, e adoração diária ao autor da vida.

CONCLUSÃO:

1. Nenhuma gordura do animal deve ser usada como alimento; se o animal não era viável para sacrifício como o que fora morto por acidente ou ataque de feras, sua gordura pode ser usada para qualquer fim, exceto para alimento (vs. 22-24).
2. É tão séria a advertência de Deus contra o comer gordura e sangue que aquele que o fizesse deveria ser extirpado de Seu povo; comer gordura ou sangue não está em harmonia com Sua vontade, portanto, quem os ingere não pode permanecer em Sua santíssima presença. Animais que não tiveram seu sangue devidamente retirado não é próprio para um servo de Deus consumir (vs. 25-27).
3. Os animais limpos eram dedicados e sacrificados a Deus; nem sua gordura e nem seu sangue podiam ser usados para propósitos humanos. A gordura era queimada sobre o altar, e o sangue era vertido à base do altar, pelo que o Senhor recebia ambas as coisas (R. N. Champlin). Jesus assumiu nosso pecado, verteu Seu sangue em nosso lugar a fim de purificar e morar em nosso coração.

APELO:

1. Submeta-se às sábias orientações de Deus.
2. Reconheça que Deus sabe o que é melhor para você.
3. Siga o caminho da santificação e a fim de preparar-se para entrar na cidade santa.
Pr. Heber Toth Armí
 

9 comentários:

  1. ola pessoal venho por meio desse blog expressar minha angustia. nunka tinha lido a biblia sempre fui catolica(isso nao quer dizer nada) mas esses dia comecei a ler li ate agora uns 6 livros mas comecei ficar assustadas com as coisas que eu li acho q eu tenho medo de Deus. eu percebi algumas coisas em comum com o q acontece hj em dia. por favor leia Exodo 32 no começo fala sobre um bezerro de ouro e nao sei se eh impressao minha mas tem tudo a ver com a estatua de um touro que tem em Nova York '' Charging Bull ". e tbm sobre Baal um demonio que retem a forma de gato e de sapo. e se todas as epocas da biblia tem um servo de Deus que guia seu povo onde esta ele agora pra nos levar para a terra destinada a nos temos q encontra-lo antes do fim do mundo pq Deus vai limpar a terra em breve como fez no diluviu por favor analizem esse fato to cm medo do fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão, não aconselho vc a iniciar sua leitura pelo velho testamento ou livro da velha aliança, onde todas essas coisas que te assustam foram necessárias naquele tempo,pois agora vivemos no tempo da graça, da nova aliança. Jesus veio para que a lei se cumprisse. Não vivemos mais naquele tempo.Comece pelo Novo testamento.Aprenda sobre a vida de Jesus. Leia as cartas de Paulo, lá vc vai aprender quem você é, o que vc pode e o vc tem em Cristo jesus. O velho testamento é muito específico para um povo judeu, mas Jesus veio e nos fez um só povo, pois fomos enchertados na oliveira brava por meio de seu sacrificio, pois por isso somos um só povo unidos em Cristo, Judeus(israelitas) e gentios(nós). Precisamos ter cuidado com a religiosidade, Jesus mesmo nos instrue sobre isso.Um abraço, Deus te abençoe!!!

      Excluir
  2. Prezad@ amig@, se você continuar a sua leitura em Êxodo, verá que no cap. 34, após a traição do povo a Deus com o bezerro de ouro, Deus aceita a intervenção de Moisés e o arrependimento do povo e decide se mostrar como o "Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o Seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado" (Êx 34 6, 7). Deus quer dizer aqui que àqueles que O buscam de coração sincero e se arrependem da maldade em seus corações e atos, Deus estende o Seu perdão e proteção. Portanto, busque a Deus de coração e verá que não precisa temer demônios, sapos ou final do mundo, pois ao teu lado estará o maior poder do universo, que Deus Jesus à raça caída para que experimentemos a salvação eterna. Se Ele nos deu Jesus, não nos dará com ele todas as demais coisas? Acalme o seu coração e confie em Deus. Peça a Ele e Ele te conduzirá a uma maior compreensão do Seu amor e do Seu poder. Abraço, Jeferson. http://reavivadosporsuapalavra.org/

    ResponderExcluir
  3. Amada hoje temos um consolador, chamado Espírito Santo, ele foi enviado por Jesus quando subiu aos céus ressuscitado, Ele é o nosso guia e nos instrui através da sua palavra e nos ouve por meio das nossas orações (falar com Deus), além disso existem homens e mulheres de Deus que podem lhe ajudar a crescer espiritualmente em entendimento. Peça a Deus e Ele lhe mostrará o lugar e a pessoa certa.
    Leia Salmos 1

    Deus age de distintas formas, ele usou profetas, juízes e reis e hoje ele usa homens e mulheres que são como eu e você, que podem conduzir no caminho certo a chegar até Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Minha amada, hoje temos o Espírito Santo de Deus, que foi enviado quando Jesus morreu e ressuscitou,ele é nosso consolador, conselheiro, nos instrui na leitura da palavra, então quando for ler peça direção dele e peça que abra sua visão espiritual para entender.
    Além disso ore e peça a Deus alguém que possa lhe conduzir, alguém que ore com você e lhe ensine como de fato deve- se entender a palavra Como fazer um estudo bíblico para esclarecer suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma pergunta :Então a gente nao pode tomar leite porque tem gordura, comer margarina, manteiga ou queijo? ): aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamires,
      Gordura de animais difere de gordura do leite!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Mas a margarina tem sebo (gordura) bovina.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda:

Postagens mais acessadas nesta semana