SANTIFICAÇÃO DO SÁBADO RESULTA EM RESTAURAÇÃO TOTAL


INTRODUÇÃO: Os textos bíblicos de Lucas 6:6-10; 14:1-5; João 5:2-9; 9:1, 6-7, 14 e outros revelam que:

1. O sábado é um dia de restauração total das forças físicas, da mente e da vitalidade espiritual.
2. O sábado é um dia de cura e restauração física, mental e espiritual.
3. O sábado é um dia de curar as doenças impregnadas no cerne do ser: Obsessão por posses; desejo de realização pessoal; preocupação com status; e, ambição por autoridade e controle.

I. OBSESSÃO POR POSSES: PRIMEIRA DOENÇA QUE A SANTIFICAÇÃO SABÁTICA CURA

1. Consumismo, materialismo, secularismo e mundanismo são consequências da obsessão por posses.
2. O costume do mundo no vestuário, nos lugares que frequenta, na escolha do automóvel, a mobília da casa, estilo de vida revela que o foco é ter mais do que ser; assim, Deus fica de lado.
3. A santificação do sábado conforme a Bíblia em Êxodo 20:8-11 é uma pausa em que os seres humanos se equipam para vencer o desejo de ter substituindo-o pelo desejo de ser. Ser honesto, bondoso, amoroso, amigo, bom marido, pai; enfim, ser verdadeiro cristão.

II. DESEJO DE REALIZAÇÃO PESSOAL: SEGUNDA DOENÇA QUE A SANTIFICAÇÃO SABÁTICA CURA

1. Hedonismo, egoísmo, orgulho nos leva a empreender coisas e investir tempo precioso em prol de engrandecimento próprio a fim de buscar satisfação e paz.
2. Por causa disso, até a igreja é afetada. Ellen G. White lamentou: “Ai, que orgulho prevalece na igreja, que hipocrisia, que engano, que amor ao vestuário, que desejo de supremacia” (ME, v. 1, p. 125).
3. A santificação correta do sábado orientado por Deus em Gênesis 2:1-3 faz o ser humano lembrar-se que sua plena satisfação está na bênção da companhia do Criador.

III. PREOCUPAÇÃO COM STATUS: TERCEIRA DOENÇA QUE A SANTIFICAÇÃO SABÁTICA CURA

1. Poder, dinheiro, cargos elevados tornam o ser humano escravo destas coisas levando o deixar tudo por fama e status social.
2. Autoritarismo, oprimir, dominar outros, controlar são pecados e arruína a quem nos cerca. Alguém acertadamente disse: “Quanto mais mandamos, menos amamos; quanto mais amamos, menos mandamos”.
3. A santificação do sábado conforme a Bíblia nos coloca na presença do Criador amoroso que deu Seu Filho para ser nosso Redentor (João 3:16; I João 4:8). Esse amor sacrifical nos transforma em humildes e generosos.

IV. AMBIÇÃO POR AUTORIDADE E CONTROLE: QUARTA DOENÇA QUE A SANTIFICAÇÃO SABÁTICA CURA

1. Autoritarismo, opressão, controlador parecem características de pessoas em busca de segurança e estabilidade.
2. O medo de tudo e de todos leva as pessoas a terem atitudes arrogantes, estúpidas e agressivas para não revelar suas fragilidades, inseguranças e incertezas da vida.
3. Ao parar tudo no sábado e encontrar-se por 24 horas na companhia de um Ser soberano que para tudo a fim de estar com o ser humano, é possível perceber que não há segurança e sucesso maior no mundo (Isaías 58:13-14).

CONCLUSÃO:

1. A verdadeira guarda do sábado é um verdadeiro antídoto contra as doenças da alma; por isso, ao santificar-se nesse dia santo há bênção e vigor neste mundo de pecado.
2. A verdadeira pausa no sábado semanal nos leva a refletir sobre quem somos em relação ao Criador, isso cura nossas doenças físicas, emocionais e espirituais além de preveni-las.
3. A verdadeira observação do sábado é um tônico para a alma cansada e aflita, restaura o que nenhum outro remédio pode restaurar e nenhum médico pode fazer.

APELO:

1. No próximo sábado experimente passar na presença do Criador e Salvador Jesus Cristo.
2. Nos próximos sábados agende manter comunhão com o Médico dos médicos.
3. Nos próximos sábados, se forem devidamente respeitados, experimentarás muitos milagres.
Pr. Heber Toth Armí
 

Postar um comentário

0 Comentários