LIÇÕES PARA O CASAMENTO, O MAIS ÍNTIMO DOS RELACIONAMENTOS!


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Eclesiastes 4:9-12
1. O texto de Eclesiastes 4:9-12 abrange o companheirismo em todos os aspectos do relacionamento humano, porém nada impede de ser aplicado ao relacionamento matrimonial.
2. O texto em destaque tem preciosíssimas lições a serem aplicadas ao nível mais profundo do relacionamento humano: O casamento!

I. O CASAMENTO FOI PROJETADO PARA SER O MAIOR LAÇO DE INTIMIDADE ENTRE UM HOMEM E UMA MULHER EM QUE AMBOS SATISFAZEM UM AO OUTRO – Eclesiastes 4:9
1. No casamento bíblico, devido ao tempo e ao nível de profundidade na intimidade há plena satisfação da alma e do coração.
2. No casamento bíblico é melhor serem dois do que apenas um vivendo a solteirice insatisfeito com a vida. A intimidade é o que alma humana anseia e satisfaz-se no matrimônio.

II. O CASAMENTO É O ÁPICE DE UM RELACIONAMENTO ONDE HOMEM E MULHER ENCONTRAM APOIO MÚTUOS – Eclesiastes 4:10
1. No casamento bíblico a solidão, o abandono e o desprezo não existem nem para o homem e nem para a mulher.
2. No casamento bíblico há apoio mútuo, ajuda mútua, lutas mútuas e vitórias duplicadas.

III. O CASAMENTO É O AUGE DOS RELACIONAMENTOS HUMANOS ONDE HOMEM E MULHER ENCONTRAM RECIPROCIDADE – Eclesiastes 4:11
1. Ter necessidades não significa ser frágil ou carente, a verdade é que ninguém é uma ilha isolada de tudo e de todos, precisamos uns dos outros. Quando você esquenta o outro você também se aquece!
2. As necessidades mais intensas são satisfeitas nos relacionamentos mais intensos, e, estes devem acontecer prioritariamente no casamento, que é o auge dos relacionamentos onde um satisfaz ao outro.

IV. O CASAMENTO É APOGEU DO COMPANHEIRISMO ONDE AMBOS, HOMEM E MULHER, CUIDAM UM DO OUTRO – Eclesiastes 4:12
1. Proteção e cuidado são coisas essenciais, não só na infância, mas também na vida adulta. Há momentos críticos em que a esposa deve cuidar do marido e o marido da esposa.
2. Proteção e cuidado na doença, na pobreza, na adversidade, diante dos ataques da vida, das injustiças, da morte de alguém próximo; o casamento é essencial para a felicidade, o prazer e a alegria da vida!

CONCLUSÃO:
1. Devemos promover o casamento porque é ele foi projetado para os seres humanos encontrar plena realização emocional, físico e social onde a esposa e o marido satisfazem um ao outro.
2. Devemos lutar pelo casamento bíblico porque é nele que os seres humanos encontram apoio mútuo e ajuda mútua durante toda a trajetória da vida.
3. Devemos celebrar o casamento porque nele o homem e a mulher encontram reciprocidade, pois ambos precisam um do outro em diversas áreas da vida.
4. Devemos honrar o casamento bíblico porque nele podemos preservar não só nossa vida e nossa história, mas através dele podemos perpetuar nossa história e fazer a diferença no mundo.

APELO:
1. Respeite o casamento, pois ele é o melhor método de preservar a vida de forma equilibrada aqui neste planeta conturbado, de alta periculosidade.
2. Lute pelo casamento bíblico, levante bem alto esse relacionamento tão rico, sagrado e prazeroso.
3. Celebre com alegria cada casal que se unir em matrimônio, é o vínculo mais íntimo que deve existir entre um homem e uma mulher.
4. Creia que se o casamento for bíblico certamente será bem melhor serem dois do que um.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários