A LETRA QUE VIVIFICA NÃO MATA, TRANSFORMA!


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Hebreus 4:12
1. Disse Josh Billings: “Quase qualquer ignorante pode provar que a Bíblia não é confiável; entretanto, alguém precisa ser muito sábio para acreditar no que ela diz”.
2. Disse Charles R. Swindoll: “Os artigos dos diários nos informam, os romances podem inspirar-nos; a poesia pode encantar-nos. Porém, só a Palavra, a ativa Palavra de Deus, pode transformar-nos”.
3. Disse Charles H. Spurgeon: “A Bíblia é mais antiga que nossos pais, mais verdadeira que a tradição, mais erudita que as universidades, mais autorizada que os concílios, mais infalível que os papas, mais ortodoxa que os credos, mais poderosa que as cerimônias. É a espada do Espírito, a onipotente Palavra de Deus, a maravilha do mundo, a dádiva do Céu”.

I. A PALAVRA DE DEUS É IMPRESSIONANTE: Hebreus 4:12
1. A Palavra de Deus é poderosa: A Bíblia não é um livro codificado, ou um livro místico e nem um talismã mágico, ela é a poderosa Palavra viva do Deus vivo, ainda que escrita em letras humanas.
2. A Palavra de Deus é viva: A Bíblia não é letra morta, é a Palavra do Deus vivo; palavra esta que não pode deixar de ser viva.
3. A Palavra de Deus é eficaz: A Bíblia, por ser a Palavra de Deus, é viva, poderosa e eficaz como a espada de dois gumes que, de cortar, a tudo é capaz.

II.  A PALAVRA DE DEUS É IMPACTANTE: Hebreus 4:12
1. A Palavra de Deus divide alma e espírito: A Palavra de Deus penetra nas faculdades espirituais do ser humano revigorando-o espiritualmente.
2. A Palavra de Deus divide juntas e medulas: A Palavra de Deus penetra nas faculdades físicas do ser humano fortalecendo-o fisicamente.
3. A Palavra de Deus discerne pensamentos e intensões: A Palavra de Deus penetra nas faculdades mentais, emocionais e psicológicas do ser humano, restaurando-o emocionalmente.

III. A PALAVRA DE DEUS É REVIVIFICANTE: Hebreus 4:12
1. A Palavra de Deus é revigorante: A Palavra de Deus escrita é tão poderosa quanto Sua Palavra falada, ela revigora a fé, fortalece o espírito e transforma a alma por completo; pela ação do Espírito Santo a Bíblia assume não só o poder da letra, mas a ação de um Ser vivo, do Criador, que se interessa na recriação do ser humano destruído pelo pecado!
2. A Palavra de Deus é penetrante: A Palavra de Deus penetra mui profundamente no coração do ser humano; quando este a lê corretamente os princípios contidos em suas páginas são transferidos ao coração. Então, a Palavra elimina atitudes pecaminosas, hábitos insalubres à alma, e tendências, tanto herdadas quanto cultivadas, para o mal.
3. A Palavra de Deus é tonificante: A Palavra de Deus não apenas diz às pessoas o quê fazer; pela atuação do Espírito Santo no leitor, o poder criador inerente na Palavra de Deus penetra na alma e capacita o indivíduo a crer em seus escritos e a harmonizar a vida conforme se aprofunda na Palavra.

CONCLUSÃO:
1. Ao permitir que a Palavra de Deus seja bem aplicada a tua vida, perceberás que Hebreus 4:12 não são palavras de ameaça, como se Deus quisesse examinar estritamente a cada pessoa, ansioso para expor todos teus pecados ocultos; Ele quer alcançar até o mais íntimo da alma e transformar todo o caráter humano.
2. Ao permitir que a Palavra de Deus seja o que ela deva ser, você perceberá que ela, pelo mesmo Espírito que inspirou seus escritores, transformará a tua vida inteiramente. Ela influenciará cada aspecto da conduta humana: Físico, mental e espiritual. A Bíblia é a espada que não mata, mas restaura!
3. Ao permitir que Deus use a Bíblia em tua vida como um Cirurgião divino, Ele cortará o câncer do pecado da alma humana; o tumor do egoísmo e do orgulho; e, retirará o pus da hipocrisia e da pretensão religiosa, e revelará a necessidade que a alma humana tem da graça transformadora de Cristo. A Bíblia é a letra que não mata, mas vivifica!

APELO:
1. Leia a Bíblia crendo que a Palavra de Deus é tão viva e poderosa quanto Sua Palavra falada.
2. Medite na Bíblia na presença do Espírito Santo para que ouças a voz de Deus falar a ti.
3. Estude a Bíblia a fim de que sejas transformado por completo pelo poder da Palavra de Deus.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários