INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: II Coríntios 6:16-18
1. A promessa de Deus: Desde o Éden, o desejo de Deus foi de habitar no meio do Seu povo. No Antigo Testamento, vemos isso no Tabernáculo (Êxodo 25:8) e no Templo (I Reis 8:10-11); porém, em Cristo, essa presença se torna plena e acessível (Mateus 1:21). Tudo isso mostra que a religião cristã aponta para uma relação com Deus que não é distante, mas íntima e contínua. A realidade da presença de Deus conosco se torna mais profunda ao entendermos que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (Atos 17:24), mas no coração daqueles que são Seu povo (I Coríntios 3:16). Assim, os crestes formam “o santuário do Deus vivo” (II Coríntios 6:16).
2. O chamado à separação: Ao pedir separação do cristão dos incrédulos, Paulo ecoa Isaías 52:11, que exorta o povo a sair de Babilônia e manter-se puro. Separar-se não significa desprezar as pessoas, mas viver de modo distinto, sem comprometer os princípios do evangelho. Paulo escreve seu texto num contexto de advertência contra jugo desigual com incrédulos (II Coríntios 6:14-16), destacando que não há comunhão entre a justiça e a maldade, entre a luz e as trevas, entre Cristo e Satanás, entre o templo de Deus e os ídolos. O cristão vive no mundo, contudo, não se conforma com ele (Romanos 12:2). Por isso, no tempo do fim, há um apelo contundente para sairmos de Babilônia (Apocalipse 18:4).
3. O alto privilégio do cristão verdadeiro: Em II Coríntios 6:16-18, o Deus, que é Senhor Todo-Poderoso, Se apresenta como um Pai amoroso que cuida, guia e protege Seus filhos. A nossa obediência às Suas orientações implica desfrutar da comunhão íntima com um Pai que nos ama intensa e constantemente. O que Ele nos pede é que fiquemos longe daquilo que nos afasta dEle; isto é, o secularismo e tudo o que ele envolve.
I. PARA SE PROTEGER DA SECULARIZAÇÃO É PRECISO SEPARAR-SE DO MUNDO – II Coríntios 6:17
A influência cultural secular tem moldado o pensamento e comportamento de muitos cristãos ao redor do mundo. Precisamos estar cientes, não apenas dessa informação, mas do que Deus pede a cada cristão:
1. Está escrito: “Portanto, ‘saiam do
meio deles e separem-se’, diz o Senhor. Não toquem em coisas impuras, e Eu os
receberei”.
2. Deus nos chama para uma
separação espiritual do mundo: Esse princípio não significa isolamento físico,
mas um viver distinto, coerente com a santidade de Deus. A separação enfatizada
no texto sagrado refere-se a abandonar práticas e valores que contradizem a
vontade divina revelada na Bíblia.
3. David S. Dockery comentou: “Os cristãos não podem estar ligados aos descrentes de um modo que afete sua pureza moral”. Através de II Coríntios 6:17, salientamos as seguintes verdades para nossa vida:
a. Deus espera que aprendamos
a discernir entre tradições culturais e princípios eternos da Sua Palavra a fim
de separarmos daquilo que Ele não aprova.
b. Deus deseja que saibamos
que a santificação envolve uma transformação real de vida, incluindo nossas
escolhas diárias.
c. Deus quer que entendamos que nossa vida espiritual não pode ser separada de nosso estilo de vida. Por isso pede que estejamos separados de um estilo de vida que nos desqualifique como cristãos.
II. QUANDO NOS SEPARAMOS DO MUNDANISMO, DEUS NOS ADOTA COMO SEUS FILHOS – II Coríntios 6:18
A adoção divina requer que renunciemos práticas incompatíveis com Deus e os princípios de Seu Reino.
1. Está escrito: “‘e Eu serei o Seu
Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas’, diz o Senhor Todo-poderoso”.
2. O privilégio de sermos
filhos de Deus vem acompanhado de responsabilidades: Como filhos, devemos
refletir Seu caráter e viver de forma que honre nosso Pai Celestial. A adoção
divina é um chamado à santidade e à lealdade.
3. Daniel Berchie comentou: “Qualquer relacionamento cristão com incrédulos que tivesse impacto negativo para o crente deveria ser evitado”. Ao considerar o texto bíblico e seu contexto, os seguintes itens nos inspiram a refletir:
a. Nossa identidade como
filhos de Deus deve ser visível em todas as áreas da vida diária: Na
vestimenta, nos entretenimentos, na linguagem e nos relacionamentos.
b. O conceito errado de graça
nos dias de hoje tem levado muitos cristãos a viverem sem compromisso com os
valores do evangelho eterno.
c. Devemos analisar se nossa vida diária (estilo de vida) reflete a identidade de filhos de Deus.
III. A CONVERSÃO DO MUNDO PARA DEUS DEVE LEVAR-NOS À VERDADEIRA EXPERIÊNCIA DA SALVAÇÃO – II Coríntios 6:16-17
Separar-se do mundo (conversão) é um ato de fé na provisão de Deus. Significa deixar o secularismo para viver os princípios do cristianismo.
1. Está Escrito: “E Eu os receberei”.
“Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu
povo”.
2. Deus nos aceita quando
decidimos seriamente nos afastar do pecado: A salvação não é apenas um ato legal de
justificação, mas um processo que inclui santificação. O evangelho completo
envolve tanto o perdão quanto a transformação.
3. William MacDonald comentou: “A recompensa de ficar com Cristo ‘fora do arraial’ (Hb 13:13) deste mundo perverso é o desenvolvimento de uma comunhão mais íntima com o Pai”. A partir de II Coríntios 6:16-17, devemos considerar profundamente as seguintes verdades:
a. É muito perigoso para a
salvação deixar-se influenciar pela cultura popular no estilo de vida cristão a
ponto de relativizar princípios bíblicos.
b. A busca por santidade
fortalece nossa relação com Deus e nossa identidade cristã em meio a uma
sociedade secular – pagã.
c. O cristão deve permanecer firme nos valores do evangelho eterno, rejeitando a secularização e reafirmando sua missão profética (Apocalipse 14:6-12).
CONCLUSÃO:
1. O cristianismo atual tem sido influenciado por ideias seculares, mundanas e pagãs que diluem seu compromisso com a santidade e missão para os dias que antecedem à volta de Jesus. Muitos crentes se conformam com o mundo ao ponto de não se diferenciarem mais dele. Por isso, a chamada para a santificação é urgente. Devemos voltar às Escrituras e não à cultura como fundamento de nosso comportamento, e, então, rejeitar influências que nos afastam da verdade e do Deus vivo.
2. O cristianismo moderno requer que avaliemos se nosso estilo de vida está alinhado com os princípios bíblicos. Nossa vida deve ser regida pelos valores da Palavra de Deus quanto:
a. A santificação do sábado como dia do Senhor.
b. A modéstia e decência no vestuário em todos os lugares.
c. Ao sexo apenas dentro do sagrado matrimônio.
d. A escolha do cônjuge sem cair em jugo desigual.
e. A lealdade nas transações comerciais.
f. A fidelidade a Deus nos dízimos e ofertas.
g. A frequência aos cultos no templo.
h. A prática dos oito remédios naturais.
3. O cristão dos dias atuais deve buscar uma experiência mais profunda com Cristo, baseada na justificação e na santificação (Hebreus 12:14). A verdadeira justificação pela fé nunca nos afasta da santificação, mas nos conduz a ela!
APELO: Deus nos chama para tomar decisões:
1. Permaneceremos fiéis a Deus
ou seremos absorvidos pela cultura secular?
2. Escolheremos um estilo de
vida santificado ou permitiremos que a modernidade nos afaste dos princípios do
Reino Celestial?
3. Podemos responder com coração sincero: “Senhor, eu escolho ser separado para Ti, a fim de viver os princípios do evangelho eterno”?
Pr. Heber Toth Armí
1 Comentários
Excelente reflexão.
ResponderExcluirDê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: