INTRODUÇÃO:
Texto bíblico principal: Isaías 58:1-12
1. Nos capítulos 40 a 48 de Isaías há um contraste entre a onipotência de
Deus e a impotência dos ídolos e imagens de esculturas.
2. Nos capítulos 49 a 57 de Isaías há
um contraste entre o sofrimento do Servo do Senhor e a glória futura obtida por
esse Servo, que é Jesus.
3. Nos capítulos 58 a 66 o
contraste é entre o destino dos ímpios e o destino dos justos.
a) Nos capítulos 40 a 48 de Isaías o
personagem central é Ciro;
b) Nos capítulos 49 a 57 de Isaías o
personagem central é o Servo do Senhor, Jesus;
c) Nos capítulos 58 a 66 de Isaías o
personagem central é o remanescente.
1) Abordaremos apenas um
aspecto do remanescente, apenas 12 versículos de Isaías 58;
2) Abordaremos apenas a
primeira característica do verdadeiro remanescente, seu estilo de vida social;
3) Abordaremos a parte prática da vida espiritual do remanescente fiel, o evangelho em ação!
I. OBSERVÂNCIA RELIGIOSA IMPECÁVEL É UM DEFEITO RELIGIOSO PERANTE DEUS QUANDO DESTITUÍDA DE AMOR PELO PRÓXIMO – Isaías 58:1-7
1. O formalismo religioso
impede-nos de perceber nossos pecados: O povo que vive apenas focado em ritos e
cerimônias religiosas espera aprovação de Deus, porém recebe apenas uma severa
repreensão. “Piedade e cerimônias não têm
qualquer significado, a não ser que sejam motivadas e associadas com a amorável
atenção às necessidades dos outros. A verdadeira justiça envolve atos de
misericórdia, generosidade e socorro aos menos afortunados” (D. Arthur
Delafield).
2. O formalismo religioso é
a religiosidade praticada em sua forma mas desprovida da essência da religião
genuína:
Os Dez Mandamentos começam com amor a Deus, pois quem ama a Deus de verdade transbordará
de amor ao próximo – que é o foco da segunda parte dos Dez Mandamentos. Por
isso o grande teólogo do Novo Testamento dirá claramente: “Quem ama o próximo tem cumprido a lei” (Romanos 13:8). Veja esta
citação de Ellen White: “A obra que...
[os adventistas] devem realizar está delineada no capítulo cinquenta e oito de
Isaías. Quem está fazendo isso?” (Rewiew and Herald, 17 de dezembro de
1901). Ela gostava muito deste capítulo, note seu comentário em 1902: “O povo a quem o profeta estava falando
fazia uma elevada profissão de piedade, e apontava para seus jejuns e para
outras formas externas como evidência de sua piedade. Mas seus atos estavam
maculados do egoísmo e da cobiça” (CBASD, v. 4, p. 1265).
3. O formalismo religioso leva-nos a ter zelo espiritual excessivo mas não nos transforma em indivíduos dedicados ao serviço abnegado ao próximo: “Meus irmãos”, adverte Ellen White, “vocês precisam estudar mais cuidadosamente o capítulo 58 de Isaías. Este capítulo apresenta o único procedimento que podemos seguir com segurança [...]. Sem qualquer palavra de lisonja lhes deve ser dada a mensagem: ‘Anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados’. Isto é: Mostre-lhes que estão cometendo um erro. Coloque diante deles seu perigo. Diga-lhes os pecados que estão cometendo enquanto se orgulham de sua justiça. Embora pareçam estar buscando a Deus, estão se esquecendo dEle, se esquecendo que de que Ele é um Deus de amor e compaixão, longanimidade e bondade, que age de maneira justa e que ama a misericórdia. O modo de agir do mundo foi introduzido em seus negócios e em sua vida religiosa. O coração deles não foi purificado por meio da verdade. Deus olha para Suas cerimônias exteriores de humildade como uma solene zombaria. Considera toda falsidade religiosa como um insulto a Ele próprio” (CBASD, v. 4, p. 1265).
II. OBSERVÂNCIA DO AMOR DIANTE DA NECESSIDADE DO PRÓXIMO EM LUGAR DE GANÂNCIA EGOÍSTA É A RELIGIOSIDADE QUE AGRADA A DEUS – Isaías 58:8-12
1. O remanescente
verdadeiro prega o evangelho que restaura integralmente: O ser humano é
constituído do aspecto físico, mental, social, e espiritual. Com todo seu ser,
o cristão deve representar a Cristo. A vida religiosa deve chegar a todas as
áreas, penetrar fundo em nossa rotina diária.
2. O remanescente
verdadeiro prega a verdade integral de forma holística: Nós como cristãos não
somos nem tricotômicos, nem dicotômicos. Acreditamos numa visão holística do
ser humano. O problema do povo de Deus em Isaías 58 era de não considerar o
todo da vida humana no aspecto religioso. “A
casa de Jacó, na época em que esta advertência foi dada a Isaías, parecia ser
um povo muito zeloso, que buscava a Deus diariamente e se deleitava em conhecer
Seus caminhos; mas, na verdade, eles estavam cheios de presunçosa
autoconfiança. Não estavam andando na verdade. A bondade, a misericórdia e o
amor não eram praticados. Enquanto apresentavam uma aparência de tristeza por
seus pecados, estavam acariciando o orgulho e a avareza. No próprio momento em
que estavam mostrando uma humilhação exterior, exigiam trabalhos forçados de
seus subalternos ou empregados. Atribuíam grande valor a todo o bem que haviam
feito, mas pouco valor ao serviço de outros. Desprezavam e oprimiam o pobre, e
seu jejum somente lhes dava uma opinião mais elevada de sua própria bondade”
(CBASD, v. 4, p. 1266).
4. O remanescente não tem
uma religião de aparência, nem apenas de teoria:
a) A prática do jejum para
o remanescente bíblico não humilha o próximo, mas humilha a si mesmo, substitui
o orgulho por humildade, o amor egoísta por um amor altruísta.
b) A prática espiritual
desprovida de um verdadeiro culto a Deus e um tratamento digno àqueles que
estão sendo arruinados pelo pecado, ainda que se faça jejuns, não agradará a
Deus.
c) A prática externa da religião sem uma transformação interna do coração como fruto da graça de Deus não tem qualquer consideração por Deus: Muitos não conseguem entender porquê são tão espirituais e ainda estão tão vazios de Deus.
5. O remanescente recebe bênçãos maravilhosas em sua vida:
a) O verdadeiro
remanescente terá um feche de luz radiante como a alva (v. 8, 10)
b) O verdadeiro
remanescente verá sua cura brotar sem detença (v. 8).
c) O verdadeiro
remanescente terá justiça diante de si, sairá em segurança e vitória com
justiça apropriada como sua vanguarda e a glória do Senhor como sua retaguarda
(v. 8).
d) O verdadeiro
remanescente terá suas orações respondidas rapidamente (v. 9).
e) O verdadeiro
remanescente receberá orientação diretamente de Deus (v. 11).
f) O verdadeiro
remanescente terá água espiritual em tempos de aridez espiritual que assolará o
mundo antes da volta de Jesus (v. 11; Amós 8:11-12; Apocalipse 3:14-22).
g) O verdadeiro
remanescente receberá força sobrenatural nos momentos de fraqueza física (v.
11).
h) O verdadeiro remanescente restaurará pela graça de Deus as desgraças causadas pelo pecado – quem ajuda ao próximo são construtores e restauradores (v. 12).
CONCLUSÃO:
“No jejum que Deus escolheu, a misericórdia, a ternura e a compaixão serão exercidas, a avareza será afastada, e haverá não só arrependimento pela fraude e pela opressão mas renúncia a estas. Toda a autoridade e a influência serão usadas para ajudar os pobres e os oprimidos” (Ellen G. White, CBASD, v. 4, p. 1266).
1. A vida espiritual do remanescente ainda que pratique o
jejum, só terá relevância para Deus quando houver uma morte de nós mesmos,
morte do eu a fim de que Jesus viva através de nós revelando Seu amor ao
próximo por nossas atitudes: Tiago 2:15-19.
2. A vida espiritual do remanescente pautada no amor prático pelos necessitados tem a aprovação de Deus: “O conteúdo do capítulo 58 de Isaías deve ser considerado como uma mensagem para este tempo, mensagem a ser dada sempre e sempre” (EGW, Beneficência Social, p. 29).
APELOS:
1. Apelo à reflexão
pessoal:
Avalie-se e examine se tua vida espiritual está focada apenas em ritos e
cerimônias religiosas, sem o devido amor pelo próximo; caso esteja a desejar,
reconheça a importância da religião genuína, que envolve atos de misericórdia,
generosidade e cuidado com os menos afortunados.
2. Apelo à transformação de
caráter:
Compreenda que a observância religiosa impecável, por si só, não é suficiente para
agradar a Deus; portanto, busque a transformação do coração, substituindo o
orgulho e a vaidade pela humildade e o amor egoísta por um amor altruísta; em
outras palavras, permita que a graça de Deus produza em você uma verdadeira
mudança de vida.
3. Apelo ao serviço
abnegado:
Desafie-se a viver um estilo de vida que prioriza o amor ao próximo em vez da
ganância egoísta. Esteja disposto a se envolver ativamente no serviço aos
necessitados, demonstrando amor de Deus através de tuas ações diárias.
4. Apelo à integridade da
fé na rotina da vida:
Reconheça a importância de uma religião holística, que abrange todos os aspectos
da existência. Deixe que a religião verdadeira influencie e transforme tuas
atitudes, comportamento e relacionamentos, refletindo o caráter de Cristo em
todas as áreas da vida.
5. Apelo à ação, sendo consciente
das bênçãos divinas:
Comprometa-se a viver o estilo de vida do remanescente genuíno, colocando em
prática o evangelho em ação. Seja um construtor e restaurador na vida daqueles
que estão ao seu redor, utilizando teus recursos, influência e autoridade para auxiliar
aos indivíduos carentes e vulneráveis. Busque viver de acordo com os princípios
apresentados em Isaías 58, confiando que Deus responderá tuas orações,
orientará teu caminho e suprirá as tuas necessidades.
6. Enfim, que sejamos verdadeiros remanescentes, levando adiante o estilo de vida que agrada a Deus e testemunhado o Seu terno amor por meio de nosso viver diário.
Pr. Heber Toth Armí.
4 Comentários
Pastor que Deus continue a usá-lo grandemente na obra muito obrigado por dividir comigo um texto a cada dia louvado seja Deus
ResponderExcluirMuito Bom. Continue a postar esses manjares celestiais. Deus seja louvado.
ResponderExcluirObrigado pastor continue assim a Deus seja louvado
ResponderExcluirVerdadeiramente Pr. Heber é inspirado por Deus! Que o Espírito Santo continue a lhe usar poderosamente! Esse é o meu desejo é a minha oração!
ResponderExcluirDê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: