REQUISITOS PARA DESFRUTAR AS PROMESSAS DIVINAS

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Josué 14.6-15

Alguns fatores atrapalham as pessoas de usufruírem das maravilhosas promessas que Deus nos oferece. Pelo menos três atitudes podem impedir de desfrutar os planos que Deus tem para nós:

1. Desprezar as promessas divinas: Podemos duvidar ou ignorá-las devido à que as pessoas a nossa volta não creem nelas. A pressão familiar ou social podem nos privar das bênçãos celestiais.

2. Deixar o tempo levar do coração as promessas de Deus: A demora pode ser um fator desanimador diante das promessas do Senhor. O tempo de espera pode ser frustrante, e a promessa pode ser esquecida e nunca ser desfrutada.

3. Permitir que o peso da idade impeça a busca pelas promessas de Deus: Sentir o peso da velhice ou a dor do cansaço dos anos vividos podem levar-nos ao desânimo e acomodação, jamais à sensação de lutar para viver as maravilhosas promessas de Deus para nós.

Para que não percamos os privilégios que Deus quer nos conceder, estejamos atentos aos princípios contidos no texto de Josué 14:6-15.

I. A INCREDULIDADE DA MAIORIA DEVE PROMOVER A FIDELIDADE NOS VENCEDORES – Josué 14:6-9

1. O servo de Deus precisa perseverar apesar da maioria esmagadora escorregar facilmente para a incredulidade: Dez dos doze espias foram negativos no relatório, apenas Josué e Calebe ofereceram um relatório baseado na fé; porém, a incredulidade tomou conta de todo o povo (Números 13 e 14).

2. O servo de Deus precisa guardar no coração as promessas divinas para que nenhuma influência negativa as afete: Mesmo enfrentando ameaças, oposição e o problema da demora, Calebe mostrou ser possível não corromper-se quando se guarda as promessas de Deus no coração e na memória.

3. Os servos de Deus precisam agir no tempo oportuno e da forma certa a fim de obter aprovação para desfrutar as promessas de Deus:

a) Calebe nos ensina que é preciso esperar, ainda que a espera for consequência das atitudes incrédulas de outras pessoas. Ele não ficou acusando e condenando aos que o atrapalharam de estar desfrutando as bênçãos de Deus por 45 anos. Ele esperou pacientemente, e na hora certa agiu prudentemente.

b) Calebe nos ensina a agir com sabedoria, respeito e harmonia, ainda que o líder tivesse sido seu colega numa missão no passado. Ele não agiu sem comunicar, sem pedir aprovação. Ele não foi arrogante, nem petulante. Ele foi humilde e respeitoso com Josué, agindo assim com sabedoria e prudência.

II. A DEMORA E O TEMPO DEVEM FORTALECER A CONFIANÇA NA PROMESSA DE DEUS – Josué 14:10-12

1. A confiança em Deus não pode ser abalada com o passar do tempo, ainda que para muitos exercitar a paciência seja impraticável: Josué esperou por 45 anos por uma promessa, da qual poderia estar desfrutando durante todo esse período; todavia, não desistiu de esperar.

2. A confiança na promessa de Deus pode até sofrer pela tardança, mas a demora não significa indiferença de Deus: Calebe sabia muito bem que Deus sempre cumpre o que promete, então agiu baseado no que Deus havia prometido quase meio século atrás. Sabia ser a hora certa!

3. A confiança na providência de Deus deve ser a motivação de todo aquele que almeja viver os planos divinos: Calebe desconfiou de si mesmo revelando Sua plena confiança no Deus que lhe fez promessas. Ele não queria perder os privilégios que Deus desejava conceder-lhe; mesmo tendo que ir à luta com 85 anos de idade.

III. O DESAFIO PARA VIVER OS PLANOS DE DEUS DEVEM MOTIVAR AO FIEL – Josué 14:13-15

1. A bênção é essencial para avançar rumo aos planos de Deus: Calebe foi abençoado por Josué, seu companheiro de espionagem de 45 anos atrás. O desafio da luta pela promessa o levou a buscar a bênção do líder escolhido pelo Senhor.

2. A bênção e a disposição de viver os planos de Deus trazem resultados satisfatórios: A motivação, a bênção e a proteção concedidos por Deus levaram Calebe a conquistar o que havia proposto a Josué. Com a força e a graça de Deus, Calebe expulsou os enaquins e obteve Hebrom para seus descendentes.

3. A bênção da presença de Deus pode levar à luta, mas por fim, o fiel desfrutará de paz e descanso: Com a conquista de Calebe, a terra teve descanso. Deus oferece a paz aos que O buscam e dependem dEle!

CONCLUSÃO:

1. O fiel que almeja desfrutar as preciosas promessas divinas não deve dar espaço à incredulidade em seu coração: Ao receber a semente da promessa de Deus é preciso colocá-la no solo do coração e regá-la todos os dias, podá-la quando necessário, cuidar dela, até que seu fruto seja produzido no momento oportuno. Em meio à incredulidade e apostasia dos últimos dias, o apóstolo João declarou: “Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fieis a Jesus” (Apocalipse 14:12).

2. O fiel que almeja desfrutar dos planos de Deus não deve dar ouvidos aos unânimes pessimistas contra as promessas de Deus: A voz do povo nunca é a voz de Deus. A maioria nem sempre está certa. Não é porque “todo mundo faz ou diz” que está correto. A sociedade está contra Deus, portanto, estar a favor de Deus implica colocar-se contra a sociedade enferma. Em meio a uma sociedade com coração azedo, precisamos ser saudáveis espiritualmente. “A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida” (Provérbios 13:12).

3. O fiel não deve se retrair diante das vicissitudes da vida nem se intimidar diante dos desafios do caminho para a conquista dos sonhos de Deus: Nem a demora, nem a idade, nem os obstáculos da conquista impediram Cabele de buscar aquilo que Deus reservara para ele. Isso se deu porque Calebe foi inteiramente fiel. Jesus nos garante: “Seja fiel até a morte, e Eu lhe darei a coroa da vida”; “ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em Meu trono, assim como Eu também venci e sentei-Me com Meu Pai em Seu trono” (Apocalipse 2:10; 3:21).

APELO: Para desfrutar os planos e promessas de Deus a você...

1. Seja fiel ao Senhor.

2. Seja perseverante nas promessas do Senhor.

3. Seja confiante no poder do Senhor.

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Deus abençoe sempre esse ministério maravilhoso benção compartilhei com várias pessoas amigas.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: