NUTRIENTES ESPIRITUAIS PARA DIAS DE PROVAÇÕES

INTRODUÇÃO: Texto bíblico: I Pedro 1:3-9 

1. “A estrada da aflição é a estrada para o Céu, mas há poços de água fresca ao longo do caminho” (Charles Spurgeon).

2. “Aprender o que Deus quer nos ensinar no meio da dificuldade é mais importante do que sair dela” (Hudson Taylor).

3. “Deus não conduz jamais Seus filhos de maneira diferente da que eles escolheriam se pudesse ver o fim desde o princípio, e discernir a glória do propósito que estão realizando como Seus colaboradores” (Ellen G. White).

4. Em meio às diversas provações deste mundo, precisamos nutrirmo-nos bem para que não sejamos destruídos, mas transformados em genuínos cristãos preparados para o Céu. Pedro oferece aos sofredores cristãos os seguintes nutrientes: Esperança, herança e confiança. Analise cada um deles:

I. ESPERANÇA – I Pedro 1:6, 3

O imperativo para exultar (v. 6) baseia-se na esperança provida por Deus através da ressurreição de Cristo (v. 3):

1. A esperança nasce para quem ergue os olhos para glorificar e bendizer ao Deus que é Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! 

2. A esperança resulta da grande misericórdia de Deus, que nos regenerou para uma esperança viva.

3. A esperança é viva com base na regeneração operada por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

II. HERANÇA – I Pedro 1:6, 4

O imperativo para exultar (v. 6), baseia-se também em outro motivo revelado pelo apóstolo Pedro, uma herança celestial (v. 4):

1. A herança preparada por Deus aos que perseveram firmes na caminhada cristã jamais poderá perecer porque ela está guardada no Céu.

2. A herança guardada no Céu jamais poderá enferrujar, desbotar ou macular-se com injustiça, imoralidade ou perversidade.

3. A herança celestial, guardada no Céu para os cristãos fervorosos, jamais poderá perder o seu valor.

III. CONFIANÇA – I Pedro 1:5-9

O imperativo para exultar (v. 6) possui ainda mais uma razão para nos mover rumo à alegria: A proteção de Deus durante a jornada rumo ao Céu (v. 5).

1. A fé é o meio de confiar nossa vida nas mãos poderosas dAquele que guarda nossa herança; pois, assim como Ele guarda a herança também nos guarda em nossa perseverança (v. 5).

2. A fé é o meio de desenvolver o caráter em meio às duras provações da vida que nos assolam e nos entristecem; contudo, o resultado da confiança em Deus apesar dos pesares é a transformação do caráter, o qual resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado (v. 7).

3. A fé é o meio de crer, confiar e amar a Deus sem poder vê-lO e nem tocá-lO; com tal confiança é possível exultar com alegria indizível e gloriosa (v. 8).

a) Os cristãos persistentes são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo (v. 5).

b) Os cristãos perseverantes podem até ser entristecidos por todo tipo de provação, mas sabem que elas durarão apenas um pouco de tempo (v. 6).

c) Os cristãos fieis atravessam as dificuldades cientes de que serão moldados a fim de que a fé se torne mais valiosa que o ouro que perece, resultando em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado (v. 7).

d) Os cristãos inabaláveis avançam firmes em meio às duras provações da vida sabendo que estão alcançando o alvo da fé deles: A plenitude da salvação que se dará quando Jesus for revelado em Sua segunda vinda (v. 9).

CONCLUSÃO:

1. O martírio, perseguição, oposição, humilhação e hostilidade podem diminuir por pouco tempo a alegria do cristão, mas não podem arrebatar a esperança que inunda seu coração diante da esperada revelação de Jesus em Sua segunda vinda.

2. O sofrimento, provação, angústia e lamento neste mundo que tem inúmeros motivos para nos entristecer podem ser amenizados quando fortalecemos nossa vida com os três nutrientes espirituais apresentados no texto em análise: Esperança, herança e confiança.

3. Os momentos desafiadores neste mundo mal estão com os dias contados, pois em breve desfrutaremos de tudo o que implica a plenitude da palavra salvação; para isso precisamos viver intensamente a esperança, aguardar perseverantemente nossa herança celestial e confiar piamente no cuidado de Deus.

APELO:

1. Espere avivando diariamente a esperança em meio aos desafios deste mundo.

2. Aguarde ansiosamente pela herança preparada para você lá no Céu.

3. Confie no cuidado de Deus por você durante a jornada rumo ao alvo: A plenitude da salvação.

Pr. Heber Toth Armí


Postar um comentário

0 Comentários