DEUS DESPERTA REMANESCENTES EM TEMPOS DE CRISES


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: I Samuel 3:1-21


1. Deus não fica indiferente quando os pecadores O tratam com indiferença.

2. Deus conduz cada detalhe da história de nosso Planeta visando alcançar ao maior número possível de pecadores.

3. Deus age em nossos dias mais do que imaginamos, assim como esteve operando na época em que Israel estava abaixo do nível de mornidão espiritual.

 

I. DEUS SEMPRE TEM UMA ESTRATÉGIA ESPECIAL QUANDO O PECADO PARECE PREVALECER SOBRE SEU POVO – I Samuel 3:1-7

 

1. A visão espiritual do povo de Deus pode ser fraca, mas a atenção de Deus pelo Seu povo continua muito grande: A perca da visão física por parte de Eli, o sumo sacerdote, ilustra a falta de visão espiritual do povo de Deus em sua geração. Consequentemente, a vida espiritual do povo de Israel estava com os dias contados, como ilustra a velhice de Eli com sua forte evidência de morte certa. Contudo, o divino Guarda de Israel não dorme (Salmo 121).

 

2. A luz da revelação divina pode estar se apagando, contudo o Deus que não vacila continuará a guardar Seu povo: O antigo Tabernáculo era o palco da salvação onde a presença do Deus Soberano se manifestava ao povo; a luz da lâmpada de Deus estava se apagando, porém, antes que se apagasse, Deus agiu em favor de Israel visando salvar o mundo inteiro.

 

3. A situação política, social, financeira e espiritual pode estar despencando na sociedade, mesmo assim Deus tem poder para revitalizar a vida de Seu povo:

 

a) Quando uma mulher desfilhada vivia uma crise emocional, sentindo-se inferiorizada e humilhada por sua rival, que o marido havia tomado para lhe dar filhos, Deus agiu quando ela clamou por socorro no Templo (I Samuel 1). Ficou evidente que da esterilidade Deus tirou vida para mostrar que diante de qualquer dificuldade, Ele pode operar grandes maravilhas.

b) Quando um pai de família estava desempregado devido à irregularidade no ministério eclesiástico onde atuava como líder espiritual, Deus estava agindo. O levita Elcana deveria estar ministrando no templo, mas fora despedido e estava em casa com duas esposas – vivendo um tormento, oriundo da bigamia –, mesmo assim, Deus estava agindo ao permitir a fecundação do menino Samuel.

c) Quando uma pessoa sincera está no fundo do poço e vai à igreja orar e chorar e o principal líder espiritual a trata como uma bêbada qualquer, Deus estará agindo, ainda que os sacerdotes sejam vistos como filhos de Belial (Diabo) (I Samuel 2:12-36). Ana viveu situação constrangedora em casa e no templo; porém, se manteve confiante que Deus responderia sua alma angustiada; como de fato aconteceu, pois Deus estava agindo em sua vida e na vida de seu povo: Nasceu Samuel que, como juiz, sacerdote e profeta fez grande diferença na história sagrada.

 

II. DEUS SEMPRE PREPARA UM REMANESCENTE PARA ATUAR EM PROL DE UM REAVIVAMENTO ESPIRITUAL – I Samuel 3:8-19

 

1. Deus suscita alguém quando o caos parece tomar conta da sociedade e da igreja: A um pai negligente e aos filhos indiferentes, Deus envia mensagem de advertência esperando com paciência por uma mudança (I Samuel 2:27-36). Quando não se toma providência, Deus alerta por segunda vez (I Samuel 3:11-14). Em meio ao caos imoral de uma sociedade pervertida, Deus tem sempre um remanescente com quem pode contar: Ana, o homem de Deus (I Samuel 2:27) e Samuel – menino de 12 anos que tornou-se profeta.

2. Deus pode colocar Seu povo de volta nos trilhos após ter descarrilhado devido às crises espirituais: No momento crítico e desesperador de um povo que perdia a verdadeira fé, Deus Se aproximou de Samuel e Se pôs ao lado dele enquanto crescia (I Samuel 3:10, 19). A presença de Deus ao lado do remanescente é o meio mais eficaz de prepará-lo para uma missão que visa a restauração.

3. Deus promove um reavivamento em meio às incertezas da vida, do aumento da imoralidade e da perversão do ministério eclesiástico: Quando Israel vivia o entardecer de sua espiritualidade, e a imoralidade, perversidade e crueldade tomavam conta de cada canto da sociedade, Deus estava presente tomando providências:

 

a) A igreja de Deus hoje é caracterizada por um perfil de mornidão espiritual que causa ânsias e náuseas em Deus (Apocalipse 3:14-21), porém Cristo não a abandona por nada.

b) A igreja cristã atual é fraca; nosso fervor e amor estão longe do ideal de Deus para nós. Contudo, Ele está agindo.

c) A igreja de Cristo atualmente precisa de um extraordinário poder para reverter a situação deprimente em que se encontra. O lado bom é que o dono dessa igreja sabe o que fazer; e, para agir, Ele precisa de pessoas como o menino Samuel: humildes, sinceras, prestativas, consagradas e disponíveis.

 

III. DEUS ESTÁ SEMPRE CONDUZINDO UM REMANESCENTE PARA UMA MISSÃO IMPORTANTE NO MUNDO – I Samuel 3:2-21

 

1. Deus tinha uma mensagem de juízo para a família de Eli assim como tem uma para as famílias de Terra de nosso tempo: Deus capacitou o menino Samuel para agir como profeta, sacerdote e juiz com o objetivo de colocar a nação de Israel nos trilhos de onde havia descarrilhado. Jesus também colocou o cristianismo nos trilhos, após ter vivido nas trevas espirituais da Idade Média. Além de ter sido profeta e sacerdote em Seu ministério em prol da humanidade, Jesus entrou como Sumo Sacerdote no Lugar Santíssimo no Santuário Celestial em 1844 (Daniel 8:13-14). A mensagem de juízo está sendo proclamada desde então por um remanescente de cristãos fieis (Apocalipse 14:6-12).

 

2. Deus tem uma mensagem que precisa ser proclama pelo remanescente a cada família da Terra. Somos chamados por Deus assim como foi Samuel, para avisar ao mundo que Jesus em breve voltará para levar àqueles que aceitarem ao Jesus que morreu para salvar a humanidade. O evangelho eterno, provido pelo Deus verdadeiro, deve ser espalhado a cada nação, tribo, língua e povo.

 

3. Deus quer advertir aos que vivem desregrada e perversamente através de um remanescente fiel, assim como fez com Samuel. Há muita gente precisando ouvir sobre Jesus; tem muitos corações desesperados carentes da esperança real oferecida por Jesus.

CONCLUSÃO:


1. A igreja cristã foi tomada pelo diabo em sua trajetória assim como os filhos de Belial assumiram a liderança espiritual nos dias de Samuel. Mas, assim como Deus operou naqueles dias, recentemente tem operado em Sua igreja. Após 1260 anos da profecia que revelava grande apostasia (ver Daniel 7:8, 24-25), os quais terminaram em 1798, as trevas morais e a perversão religiosa estavam sendo surpreendidas pelos reformadores. Até que em 1844 a verdade plena estava sendo proclamada novamente.

2.  A igreja adventista é um movimento que surgiu com pessoas de diversas denominações que estagnaram no desenvolvimento da restauração da verdade; porém, assim como Deus tinha Ana, o profeta anônimo e Samuel para contar naquele tempo, teve também algumas pessoas simples para contar no início do tempo do fim, após 1798: Guilherme Miller, Tiago e Ellen G. White foram alguns deles.

3.  A igreja remanescente surgiu para promover um reavivamento e reforma no mundo, assim como Samuel promoveu nos dias críticos de seus dias. As três mensagens angélicas, as quais incluem uma mensagem de advertência, devem ser proclamadas, as quais estão reveladas em Apocalipse 14:6-12, assim como Samuel proclamou a mensagem de juízo à casa de Eli.

APELO:


1. Como Samuel, coloque-se à disposição de Deus para proclamar o evangelho eterno antes que o tempo do fim chegue definitivamente ao fim.

2. Como Samuel, aceite o chamado de Deus para promover um reavivamento em nossa sociedade deprimente.

3. Como Samuel, seja porta-voz de Deus nessa geração tão carente de salvação e restauração.

Pr. Heber Toth Armí


Postar um comentário

0 Comentários