TRATADO TEOLÓGICO SOBRE A RESSURREIÇÃO

 

INTRODUÇÃO: Texto bíblico: I Coríntios 15:1-58


1. A ressurreição é um aspecto fundamental das doutrinas cristãs; sem ela, um efeito dominó leva a um desvio da verdade em relação a outras doutrinas bíblicas.

2. A ressurreição é um assunto de extrema importância que recebe um capítulo inteiro, o qual é extenso, nos escritos de Paulo: I Coríntios 15

3. A ressurreição tratada em I Coríntios 15 é um tratado teológico sobre a ressurreição dos mortos justos no Novo Testamento.

 

I. PRIMEIRA DISCERTAÇÃO DE PAULO: A RESSURREIÇÃO CERTAMENTE ACONTECERÁ – I Coríntios 15:1-19

 

1. Jesus morreu e ressuscitou pelos pecados da humanidade, pagando o preço de seu resgate, oferecendo a possibilidade de vida eterna aos condenados pecadores (vs. 1-3).

2. Jesus morreu e ressuscitou, tais fatos foram testemunhados e comprovados com exatidão; do contrário, toda a motivação para a pregação do cristianismo seria ilusória e o conteúdo seria falso. Paulo argumenta em favor da verdade dos fatos (vs. 3-11):

a) Jesus existiu de fato, foi crucificado de fato, foi enterrado de fato e ressuscitou de fato.

b) Jesus apareceu a muitos, inclusive a Paulo, após ter ressurgido vitoriosamente dentre os mortos com um corpo glorioso.

c) Jesus cumpriu as Escrituras ao morrer, ser sepultado e ressuscitar; se a ressurreição não existe, a morte e ressurreição de Cristo foi uma fraude, e as Escrituras são falsas, anulando toda base da religião verdadeira.

3. Jesus morreu e ressuscitou para que a fé na ressurreição dos mortos seja real e verdadeira; Jesus é a garantia de que o impossível ato da ressurreição se tornasse possível aos pecadores que morreram crendo nEle (vs. 12-19).

 

II. SEGUNDA DISCERTAÇÃO DE PAULO: A RESSURREIÇÃO OCORRERÁ NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO – I Coríntios 15:20-34

 

1. A certeza da ressurreição de Cristo garante a ressurreição dos justos na vinda de Cristo novamente a este mundo; pois, será tão certa a ressurreição futura dos mortos fieis quanto aconteceu a ressurreição de Cristo.

a) A ressurreição não acontece na hora da morte.

b) A ressurreição é a esperança do cristão, não a morte.

c) A ressurreição acontecerá em um momento específico: Na segunda vinda de Cristo.

2. A ressurreição de Cristo é as primícias, a qual é a representação e garantia da futura ressurreição dos cristãos mortos; tal certeza é uma motivação para cumprir a missão de evangelizar à humanidade mesmo correndo riscos de perder a vida.

3. A ressurreição de Cristo coloca um basta no Império da Morte inaugurado por Adão; isso garante o fim definitivo da ação do mal na vida do crente, o qual se dará quando os santos ressurgirem corporalmente na ressurreição dos justos, na segunda vinda de Cristo.

 

III. TERCEIRA DISCERTAÇÃO DE PAULO: A RESSURREIÇÃO TRARÁ A PESSOA COM SEU PRÓPRIO CORPO – I Coríntios 15:35-58

 

1. Os mortos justos que ressurgirem no dia do retorno de Cristo se erguerão vivos, com o próprio corpo e a própria personalidade; a pessoa ressuscitada terá seu corpo renovado, restaurado, o qual será glorioso e poderoso, real e literal, mesmo sendo espiritual.

2. Os mortos em Cristo que ressurgirem para a vida plena e eterna terão o mesmo corpo, porém transformado; o corpo será o mesmo original, porém, terá algumas alterações: Pois,

a) Semeia-se corpo na corrupção, ressuscita corpo na incorrupção.

b) Semeia-se corpo em desonra, ressuscita corpo em glória.

c) Semeia-se corpo em fraqueza, ressuscita corpo em poder.

d) Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual.

3. Os mortos serão recompensados com a transformação e a transladação para a vida eterna na segunda vinda de Cristo. Nesse dia, a alegria não poderá ser contida! Primeiro, pela vitória sobre a morte; em seguida, pelo privilégio de ver e estar com Cristo; e, terceiro, pela certeza do reencontro, podendo matar a saudade daqueles que tinham sido ceifados pela morte. 

CONCLUSÃO: As citações abaixo alinhavam nossa compreensão do tema da ressurreição. Preste atenção!


1. “A ressurreição de Cristo era um símbolo da final ressurreição de todos quantos nEle dormem. O semblante do Salvador ressurreto, Sua maneira, Sua linguagem, tudo era familiar aos Seus discípulos. Como Jesus ressurgiu dos mortos, assim hão de ressuscitar os que nEle dormem. Reconheceremos nossos amigos, da mesma maneira que os discípulos [reconheceram] a Jesus. Talvez hajam sido deformados, doentes, desfigurados nesta vida mortal [mas serão vistos] ressurgindo em plena saúde e formosura; no entanto, em corpo glorificado, será perfeitamente mantida a identidade (1Co 13:12). No rosto, glorioso da luz que irradia da face de Cristo, reconheceremos os traços daqueles que amamos” (Ellen G. White. O Desejado de Todas as Nações, p. 804).

 

2. “Nossa identidade pessoal é preservada na ressurreição, se bem que não as mesmas partículas de matéria e substância material que foram para a sepultura. As maravilhosas obras de Deus são um mistério para o homem. O espírito, o caráter do homem, volta a Deus para ser preservado. Na ressurreição toda pessoa terá seu próprio caráter. Deus, em Seu devido tempo, despertará os mortos, dando novamente o fôlego de vida e ordenando que os ossos secos vivam. Aparecerá as mesmas formas, mas estará isentas de doenças e de todo defeito. Revive apresentando as mesmas características pessoais, de modo que um amigo reconheça o outro. Não há nenhuma lei de Deus da Natureza que Deus restitui as mesmas e idênticas partículas de matéria de que se compunha o corpo antes da morte. Deus dará aos justos falecidos um corpo que Lhe apraz. Paulo ilustra esse assunto pelo grão de cereal semeado no campo. O grão plantado se decompõe, mas aparece um novo grão. A substância natural da semente que se decompõe jamais é ressuscitada como antes, mas Deus Lhe dá um corpo segundo Lhe apraz. O corpo humano compor-se-á de um material muito mais requintado, pois é uma nova criação, um novo nascimento. ‘Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual’” (Ellen G. White. Meditações Matinais: Maranata, p. 299).

 

3. “Os mesmos corpos que são semeados em corrupção, ressurgirão em incorrupção. Aquilo que é semeado em desonra, ressurgirá em glória; semeado na fraqueza, se levantará em poder; semeado corpo natural, ressurgirá corpo espiritual. Os corpos mortais são vivificados por Seu Espírito que habita em vós [...]. Que manhã gloriosa será a manhã da ressurreição! Que cena maravilhosa se abrirá quando Cristo vier, para se fazer admirado em todos os que creem! Todos os que forem participantes na humilhação e sofrimentos de Cristo serão participantes de Sua glória. Pela ressurreição de Cristo, todo santo crente que adormece em Jesus, sairá, triunfante, de seu cárcere. Os santos ressurgidos proclamarão: ‘Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?’ 1Co 15:55” (Ellen G. White. Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 270-272).

 

APELO:

 

1. Viva a vida crendo confiantemente na certeza da ressurreição, aguardando o reencontro daqueles que morreram em Cristo.

2. Viva intensamente a esperança da ressurreição provida pelo evangelho.

3. Viva proclamando a verdade da ressurreição àqueles que desconhecem o poder de Cristo sobre a morte.

Pr. Heber Toth Armí


Postar um comentário

0 Comentários