QUANDO DEUS DÁ OPORTUNIDADES O DIABO TAMBÉM OFERECE AS SUAS


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: Esdras 4:1-5

1. Quem se dispuser a fazer a vontade de Deus despertará oposição, atrairá adversários e enfrentará desafios inimagináveis.
2. Quem receber uma oportunidade das mãos de Deus deve preparar-se para a batalha, pois os adversários de Deus não medem esforços para intentar o bloqueio dos planos divinos.
3. Quem deseja fazer o que é certo terá de agradar a Deus sabendo que será inevitável desagradar aos que não se importam plenamente com Sua obra e missão no mundo.

I. QUANDO DEUS NOS DÁ OPORTUNIDADES, SATANÁS ENVIA EMISSÁRIOS PARA OFERECER PROPOSTAS VANTAJOSAS – Esdras 4:1-2

O remanescente que retornara do cativeiro babilônico uniu-se na reconstrução da Casa de Deus. Os adversários aproximaram-se propondo ajuda. Sem o versículo 1 não teríamos discernimento para identificar a astúcia camuflada no versículo 2. Além disso, o versículo 1 sugere que os adversários já abrigavam sentimentos repulsivos em relação aos judeus. Zorobabel teve de agir com discernimento, sabedoria e firmeza diante de uma proposta tão sedutora numa situação tão caótica de destruição.

1. Sabedoria é fundamental na hora de tomar decisões, pois a decisão certa nos colocará ao lado de Deus e de Seus planos para nós, a decisão errada nos coloca do lado dos adversários e nos planos do adversário principal, Satanás.
2. Sabedoria é essencial diante das oportunidades que chegam diante de nós. Deus dera oportunidade dos judeus retornarem à Jerusalém, e eles a aproveitaram; contudo, os adversários fizeram uma proposta que aparentemente apoiava a oportunidade divina. Zorobabel rejeitou a proposta dos adversários e não adulterou os planos divinos.
3. Sabedoria é imprescindível diante das propostas sedutoras do inimigo de Deus (II Coríntios 11:13-15), pois seus agentes são sagazes e astutos desde a primeira tentação do mundo (Gênesis 3:1-5). O argumento dos adversários contém mais verdades que mentiras:

a) Como vós buscaremos a vosso Deus: Os adversários buscavam ao Deus dos judeus, mas não da mesma forma; pois, além de buscar ao Deus verdadeiro, eles aderiram deuses falsos em sua adoração.
b) Já sacrificamos a Deus desde os dias de Esar-Hadom: Isso é verdade, pois foram ensinados na prática de rituais a Yahweh. Porém, não com exclusividade, como Ele requer.
c) O rei da Assíria nos fez subir para aqui: Isso também é verdade; pois, assim que Babilônia arrastara cativo aos judeus, a Assíria colocou pessoas de várias nações para influenciar aos poucos que não foram levados ao exílio (ver II Reis 17:24-41).

II.     O POVO DE DEUS PRECISA ESTAR UNIDO PARA AGIR COM SABEDORIA DIANTE DAS ARMADILHAS DOS INIMIGOS – Esdras 4:3

Frente à proposta sedutora e aparentemente positiva dos adversários do povo de Deus, Zorobabel, Jesua e os outros cabeças de famílias responderam com unanimidade: “Nada temos conosco na edificação da casa a nosso Deus; nós mesmos, SOZINHOS, edificaremos ao Senhor, Deus de Israel”.

1. Sem a união da liderança do povo de Deus o inimigo ganha força; pois, a desunião enfraquece, o individualismo gera tensões e as seduções se tornam mais tentadoras.
2. Sem comunhão de uns com os outros dos envolvidos na obra e missão de Deus no mundo, não é possível a resistência às oportunas propostas dos adversários; pois, a união faz a força e a desunião promove a fraqueza.
3. União de uns para com outros é importante, mas sempre fundamentada na revelação do Deus que oferece oportunidades aos seres humanos:

a) Deus não queria que Seu povo tivesse vínculos com os idólatras, pois isso perverteria a pureza da religião verdadeira, enfraqueceria a fé e O desagradaria (II Reis 17:18-23).
b) Deus não queria casamentos mistos porque causaria a ruína a Seus planos humanos (Êxodo 34:10-17; Deuteronômio 7:1-11; 12:1-3).
c) Deus não queria que Seu povo dependesse de ajuda humana para uma obra divina, mas da ajuda dEle que, já providenciara os recursos e documentos com Ciro, Rei da Pérsia (Esdras 1:1-4; 4:3).

III. DECIDIR PELA APROVAÇÃO DE DEUS, ALÉM DE DESAGRADAR OS ADVERSÁRIOS DESPERTA NELES UM ÓDIO INFERNAL – Esdras 4:4-5

Os adversários dos planos de Deus não aceitam derrotas, são orgulhosos para isso. Eles nunca desistem, sempre persistem. Contudo, seus ataques são diversos. A decisão de Zorobabel e seus associados poderia ser questionada devido às desgraças que lhes sobrevieram descritas nos versículos 4 e 5. Mas, se tivessem cedido à proposta dos adversários, teriam desagradado a Deus e a tragédia seria pior. Os adversários não ajudariam naquilo em que eles queriam atrapalhar. Os judeus não teriam ajuda de ninguém, nem mesmo de Deus. Portanto, é melhor agradar a Deus ainda que gere ira, ódio e raiva no inferno.

1. A rejeição às oportunidades malignas parecendo benignas pode sugerir ignorância, tolice e retrocesso devido às trágicas consequências que surgirão. Veja como reagiram os adversários na época de Esdras frente à rejeição à proposta deles:

a) Passaram a desanimar ao povo empenhado na construção.
b) Importunaram e inquietaram durante o tempo de edificar.
c) Tiraram dinheiro do bolso para pagar conselheiros:

· Eles queriam frustrar o plano de construção ofuscando a oportunidade dada por Deus.
· Eles fizeram isso durante todos os dias de Ciro, rei da Pérsia.
· Eles insistiram até o reinado de Dario, rei da Pérsia.

2. A rejeição às oportunidades diabólicas impediu o povo judeu de praticar a idolatria praticada antes do exílio babilônico. Jesus precisou corrigir e repreender muitas distorções do povo, mas não em questões de idolatria ou politeísmo.
3. A rejeição às propostas e oportunidades mundanas nos habilita a viver plenamente as propostas, planos e oportunidades outorgadas por Deus para nossa felicidade e salvação.

CONCLUSÃO E APELO:

1. Seguir a Cristo e fazer a vontade de Deus nem sempre será fácil, mas será a melhor decisão a tomar, ainda que as lutas e desafios se prolonguem por muitos anos. “Os adversários”, depois chamados de “gentes da terra” constituíram os samaritanos, adversários dos judeus por mais de cinco séculos, evidente inclusive no Novo Testamento (João 4:9). Contudo, a decisão de Zorobabel foi certa, apesar das consequências.

2. Seguir o caminho certo apesar dos resultados negativos não deve nos fazer voltar atrás na oportunidade dada Deus ou repensar a oportunidade ofertada pelos adversários, isso sim seria tolice. Irrefletidamente poderá parecer uma boa opção, mas o final será a perdição (II Coríntios 6:14-18; Atos 5:1-10).

3. Seguir em frente diante das oportunidades dadas por Deus significará claramente recusar as oportunidades dos oponentes dos planos de Deus; ceder significa render-se aos caprichos de Satanás que deseja nossa destruição. Só com Deus é possível a restauração e cumprimento da missão; portanto, tome a decisão certa todos os dias.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Realmente, cada vez mais, vemos que DEUS em sua infinita misericórdia, sempre nos coloca a par de TUDO o que aconteceu e que acontecerá, desde a criação do mundo.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: