O EVANGELHO DA CRUZ NA VIDA PESSOAL DO CRISTÃO


INTRODUÇÃO:

1. A teologia da cruz no livro de Gálatas está ligada a Cristo, mas sua ênfase está na crucificação do cristão.
2. A teologia da cruz no livro de Gálatas mostra que todo cristão que não foi crucificado, que não está crucificado e que não continua crucificado não é cristão de verdade.
3. A teologia da cruz em Gálatas revela o que realmente o evangelho significa na prática para aqueles que verdadeiramente aceitam a Cristo em sua vida.

a) Gálatas apresenta cinco frases essenciais para entendermos o evangelho do ponto de vista da cruz.
b) Gálatas, nestas cinco frases, não deixa dúvidas sobre o que é conversão real a Cristo.

I. ESTOU CRUCIFICADO COM CRISTO – Gálatas 2:20

1. Estar crucificado com Cristo significa ter aceitado tão intimamente a Cristo a ponto de se sentir identificado com Ele na cruz do Calvário.
2. Estar crucificado com Cristo significar não viver mais, mas morrer completamente para que a vida ressurreta de Cristo ocupe plenamente o lugar da minha antiga vida pervertida.
3. Estar crucificado com Cristo, o qual tomou sobre Si meus pecados, significa ter participado da morte por causa de minhas transgressões para que a vida de Cristo ressurja em mim.

II. CRISTO CRUCIFICADO POR MIM – Gálatas 3:1

1. Cristo é o representante legal do pecador na cruz, onde Ele pagou plenamente todas as nossas transgressões.
2. Cristo na cruz assumiu minha culpa tornando-se vítima substitutiva para que eu pudesse ter a possibilidade de vida eterna oferecida por Ele.
3. Cristo crucificado era a mensagem central do evangelho pregado por Paulo aos gálatas, e a mim também.

III. A CARNE CRUCIFICADA PARA MIM – Gálatas 5:24

1. As vontades carnais são crucificadas no momento da conversão; decidimos deixar de viver para nossos interesses para viver unicamente pelos interesses de Cristo.
2. A carne crucificada é uma renúncia radical e absoluta a cada tendência pessoal para que a vontade de Cristo governe a mente, o coração e a vida do cristão.
3. A carne sacrificada significa o eu estar morto, já não sou eu quem determino o que é bom para mim e como devo decidir e agir, mas o Espírito Santo.

IV. O MUNDO CRUCIFICADO PARA MIM – Gálatas 6:14

1. O mundo crucificado significa ter perdido o valor, isso equivale a seus atrativos, seus prazeres, suas filosofias, suas paixões, sua glória, sua fama, suas riquezas, seus encantos, etc.
2. O mundo crucificado para mim é uma visão radical de que não mais pertenço a este mundo, ou ao reino das trevas, mas a Cristo, e, consequentemente, ao reino de Deus.
3. O mundo crucificado para mim significa uma perca total de meus interesses oferecidos pelo mundo, porque meu único interesse é o reino dos Céus. 

V. EU CRUCIFICADO PARA O MUNDO – Gálatas 6:14

1. Eu crucificado para o mundo significa ser deserdado, considerado morto e sem valor pelo mundo.
2. Ao morrer para o mundo, o mundo diz adeus ao cristão; o qual perde-se, assim, totalmente, o vínculo com o mundo pervertido para ter vínculo com o reino divino.
3. Eu crucificado para o mundo é consequência natural do mundo estar crucificado para mim, já não trilho pelo caminho do pecado, da imoralidade, da corrupção, da injustiça, pois Cristo vive em mim; Ele, que é o caminho, a verdade e a vida – que nos leva ao Pai.

CONCLUSÃO E APELO:

Converter-se e tornar-se cristão significa abrir mão dos direitos, vontades e ambições pessoais, abrir mão dos próprios métodos de salvação, dos planos individuais, e então submeter tudo a Cristo para viver dependente dEle em toda e qualquer situação. Portanto, o desafio bíblico é:

1. Esteja crucificado com Cristo, identificando-se com Ele na cruz.
2. Aceite que Cristo foi crucificado por ti, morreu por ti para pagar a tua culpa.
3. Sacrifique tua carne a fim de que não vivas para tuas paixões, mas servindo a vontade do Espírito Santo.
4. Permita que o mundo seja crucificado para ti, ou seja, morto.
5. Assim, serás considerado crucificado para o mundo tornando-se súdito do reino dos céus.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários