O pecado vem crescendo
em nossa sociedade mais intensamente quanto mais o fim se aproxima. Por isso, antes
que o pecado ganhe força em nossa vida é preciso interrompê-lo. Se não
acabarmos com ele, certamente ele vai acabar conosco. Como pólvora, o pecado
alastra-se rapidamente. Como câncer, ele arruína a vida humana drasticamente.
Em
Gênesis 4 é possível detectar pelo menos dez atos pecaminosos de Caim, não mais
evidentes que a graça de Deus para o pecador impenitente.
1. Negligência à orientação de Deus (Gênesis
4:3). Sem derramamento de sangue não há remissão. As vestes do cordeiro que
Deus fez roupas e vestiu ao casal transgressor (Gênesis 3:21) refere-se à
vestir-se da justiça de Cristo, vestes de salvação (Isaías 61:10). O animal do qual se fez as vezes
apontava para Cristo, “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, Aquele
que é “o caminho, a verdade e a vida” (João 1:29; 14:6). Caim ignorou o exemplo
deixado por Deus a Adão e Eva, seus pais, e baseando-se em sua própria justiça
ofereceu o que Deus não pediu: frutas para adoração. Independência de Deus é a raiz da árvore pecaminosa que produz muitos frutos!
2. Ira (Gênesis 4:5).
Ira é sentimento de ódio, de rancor dirigido a uma ou mais pessoas em razão de
alguma ofensa, insulto, etc. Caim estava excessivamente furioso, indignado, encolerizado
e enraivecido. Com quem? Por quê? Aparentemente com Deus por não ter Se
agradado de sua oferta.
3. Semblante carrancudo
(Gênesis 4:5-6). A carranca revela mau humor, indignação, um estado de espírito
carregado. A ira invade o coração humano e sequestra a alegria, destrói a
felicidade e estilhaça a paz. A infelicidade, a insatisfação, ingratidão e a
irritação reinam onde não tem espaço para Deus no trono do coração. Por que Caim estava carrancudo? Qual a real razão de sua carranca exposta ao público? Ele esperava que tudo daria certo agindo de forma errada? Ele não queria submeter-se a Deus porque Ele queria estar no controle, no trono?
4. Inveja (Gênesis 4:8).
A inveja é sutil, se esconde atrás de convites atraentes. Apenas seus atos são
perceptíveis. Ela é traiçoeira. É a cobiça disfarçada, desejo de ter ou
estar onde outros estão. Para tentar alcançar esse objetivo, o invejoso usa uma
força irracional para destruir seu alvo como se nota nas atitudes de Caim.
5. Premeditar o mal
(Gênesis 4:8). Caim planejou o mal. Ele arquitetou a morte do irmão. Ele
assassinou o irmão no coração, para depois assassinar com as mãos.
6. Fratricídio
(Gênesis 4:8). O delito cometido contra irmãos se chama fratricídio. Caim foi o
primeiro fratricida da história ao assassinar seu irmão.
7. Mentira (Gênesis 4:9).
Quando Deus pergunta a Caim onde está seu irmão, ele responde "Não sei".
Caim mentiu ao Deus que sabe todas as coisas. Ele ousou defender a mentira
diante do Deus que ama a verdade. Ele se atreveu a ser falso diante do justo
Juiz do Universo.
8. Descaso (Gênesis 4:9).
Caim revelou desinteresse, desdém, em relação ao seu irmão. Sua
irresponsabilidade foi projetada a Deus que, sugerindo que Ele devia ter
protegido Abel, o alvo de Suas bênçãos. Indiferença em relação ao próximo é
fruto da indiferença em relação a Deus.
9. Autocomiseração
(Gênesis 4:13). Caim olhou apenas para si mesmo. Sentiu compaixão somente de si
mesmo. Preocupou-se exclusivamente consigo mesmo. Esse é o sentimento que
impera no coração egoísta, por isso assassina seu próximo. O orgulhoso quer tudo do
seu jeito ainda que tenha de confrontar Deus.
10. Autopiedade
(Gênesis 4:14). Autopiedade é uma falsa humildade. É ter piedade de si mesmo. Não
sente a dor dos outros, mas exagera a sua. Ele intenta incriminar quem faz
justiça. Ele sugere ser injustiçado. Caim lamenta as consequências de seu
pecado, mas não se arrepende de ter pecado. Autopiedade endurece o coração e
insensibiliza a razão, perverte a justiça e acusa quem quer ajudá-lo!
Deus ama o pecador,
mas é intolerante ao pecado. Veja Sua graça, misericórdia, bondade, mansidão,
preocupação, orientação, benignidade, tato, amor e interesse no bem estar de
Caim:
a) Com paciência Deus agiu para tentar
salvar Caim. A graça de Deus sempre foi escancarada onde o
pecado levantou sua bandeira. Deus, como um Pai amoroso, atencioso e
interessado no bem do filho rebelde, indagou e orientou a Caim antes da inveja
revelar-se em atos mortais contra Abel, quando apenas sentimentos negativos
tornavam sombrio o seu semblante (Gênesis 4:6-7).
b) Com insistência Deus agiu para alertar e
salvar Caim. Sabendo exatamente onde Caim havia deixado o
corpo morto de seu irmão, Deus aproximou-se do assassino e lhe fez uma pergunta
retórica, desejando levar o transgressor ao arrependimento (Gênesis 4:9).
c) Com persistência Deus
age para revelar graça ao desgraçado Caim anelando salvá-lo. Após Deus intentar um
diálogo positivo, Caim se demonstrou endurecido. Sugeriu que estava sendo
injustiçado por Deus. Contudo, Deus coloca uma marca em Caim a fim de
protegê-lo, assim Caim teria mais tempo de vida para refletir no que faz e
então arrepender-se. O que não aconteceu. Apesar disso, mesmo sabendo que não
adiantaria, Deus persistiu em mostrar Sua graça. Mas Caim decidiu afastar-se da
presença de Deus; mostrando que, todo aquele que tem um caso com o pecado, quer
distância de Deus (Gênesis 4:17-16).
Se não cuidarmos e não
buscarmos ajuda em Deus (Gênesis 4:7), nem mesmo a Sua graça poderá nos livrar
das desgraças resultantes do pecado. Um pecado leva a outro pecado. Por isso,
antes que o pecado acabe com você corra para Deus e acabe com o mal. Para isso,
não saia da presença de Deus, saia da presença da tentação e do pecado. Clame para
Deus: Não me deixe cair em tentação; livra-me do mal (Mateus 6:13).
Pr. Heber Toth Armí
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