OS DEZ PECADOS DE CAIM FRENTE À GRAÇA DE DEUS


O pecado vem crescendo em nossa sociedade mais intensamente quanto mais o fim se aproxima. Por isso, antes que o pecado ganhe força em nossa vida é preciso interrompê-lo. Se não acabarmos com ele, certamente ele vai acabar conosco. Como pólvora, o pecado alastra-se rapidamente. Como câncer, ele arruína a vida humana drasticamente.

Em Gênesis 4 é possível detectar pelo menos dez atos pecaminosos de Caim, não mais evidentes que a graça de Deus para o pecador impenitente.

1. Negligência à orientação de Deus (Gênesis 4:3). Sem derramamento de sangue não há remissão. As vestes do cordeiro que Deus fez roupas e vestiu ao casal transgressor (Gênesis 3:21) refere-se à vestir-se da justiça de Cristo, vestes de salvação (Isaías 61:10). O animal do qual se fez as vezes apontava para Cristo, “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, Aquele que é “o caminho, a verdade e a vida” (João 1:29; 14:6). Caim ignorou o exemplo deixado por Deus a Adão e Eva, seus pais, e baseando-se em sua própria justiça ofereceu o que Deus não pediu: frutas para adoração. Independência de Deus é a raiz da árvore pecaminosa que produz muitos frutos!

2. Ira (Gênesis 4:5). Ira é sentimento de ódio, de rancor dirigido a uma ou mais pessoas em razão de alguma ofensa, insulto, etc. Caim estava excessivamente furioso, indignado, encolerizado e enraivecido. Com quem? Por quê? Aparentemente com Deus por não ter Se agradado de sua oferta.

3. Semblante carrancudo (Gênesis 4:5-6). A carranca revela mau humor, indignação, um estado de espírito carregado. A ira invade o coração humano e sequestra a alegria, destrói a felicidade e estilhaça a paz. A infelicidade, a insatisfação, ingratidão e a irritação reinam onde não tem espaço para Deus no trono do coração. Por que Caim estava carrancudo? Qual a real razão de sua carranca exposta ao público? Ele esperava que tudo daria certo agindo de forma errada? Ele não queria submeter-se a Deus porque Ele queria estar no controle, no trono? 

4. Inveja (Gênesis 4:8). A inveja é sutil, se esconde atrás de convites atraentes. Apenas seus atos são perceptíveis. Ela é traiçoeira. É a cobiça disfarçada, desejo de ter ou estar onde outros estão. Para tentar alcançar esse objetivo, o invejoso usa uma força irracional para destruir seu alvo como se nota nas atitudes de Caim.

5. Premeditar o mal (Gênesis 4:8). Caim planejou o mal. Ele arquitetou a morte do irmão. Ele assassinou o irmão no coração, para depois assassinar com as mãos.

6. Fratricídio (Gênesis 4:8). O delito cometido contra irmãos se chama fratricídio. Caim foi o primeiro fratricida da história ao assassinar seu irmão.

7. Mentira (Gênesis 4:9). Quando Deus pergunta a Caim onde está seu irmão, ele responde "Não sei". Caim mentiu ao Deus que sabe todas as coisas. Ele ousou defender a mentira diante do Deus que ama a verdade. Ele se atreveu a ser falso diante do justo Juiz do Universo.

8. Descaso (Gênesis 4:9). Caim revelou desinteresse, desdém, em relação ao seu irmão. Sua irresponsabilidade foi projetada a Deus que, sugerindo que Ele devia ter protegido Abel, o alvo de Suas bênçãos. Indiferença em relação ao próximo é fruto da indiferença em relação a Deus.

9. Autocomiseração (Gênesis 4:13). Caim olhou apenas para si mesmo. Sentiu compaixão somente de si mesmo. Preocupou-se exclusivamente consigo mesmo. Esse é o sentimento que impera no coração egoísta, por isso  assassina seu próximo. O orgulhoso quer tudo do seu jeito ainda que tenha de confrontar Deus.

10. Autopiedade (Gênesis 4:14). Autopiedade é uma falsa humildade. É ter piedade de si mesmo. Não sente a dor dos outros, mas exagera a sua. Ele intenta incriminar quem faz justiça. Ele sugere ser injustiçado. Caim lamenta as consequências de seu pecado, mas não se arrepende de ter pecado. Autopiedade endurece o coração e insensibiliza a razão, perverte a justiça e acusa quem quer ajudá-lo! 

Deus ama o pecador, mas é intolerante ao pecado. Veja Sua graça, misericórdia, bondade, mansidão, preocupação, orientação, benignidade, tato, amor e interesse no bem estar de Caim:

a) Com paciência Deus agiu para tentar salvar Caim. A graça de Deus sempre foi escancarada onde o pecado levantou sua bandeira. Deus, como um Pai amoroso, atencioso e interessado no bem do filho rebelde, indagou e orientou a Caim antes da inveja revelar-se em atos mortais contra Abel, quando apenas sentimentos negativos tornavam sombrio o seu semblante (Gênesis 4:6-7).

b) Com insistência Deus agiu para alertar e salvar Caim. Sabendo exatamente onde Caim havia deixado o corpo morto de seu irmão, Deus aproximou-se do assassino e lhe fez uma pergunta retórica, desejando levar o transgressor ao arrependimento (Gênesis 4:9).

c) Com persistência Deus age para revelar graça ao desgraçado Caim anelando salvá-lo. Após Deus intentar um diálogo positivo, Caim se demonstrou endurecido. Sugeriu que estava sendo injustiçado por Deus. Contudo, Deus coloca uma marca em Caim a fim de protegê-lo, assim Caim teria mais tempo de vida para refletir no que faz e então arrepender-se. O que não aconteceu. Apesar disso, mesmo sabendo que não adiantaria, Deus persistiu em mostrar Sua graça. Mas Caim decidiu afastar-se da presença de Deus; mostrando que, todo aquele que tem um caso com o pecado, quer distância de Deus (Gênesis 4:17-16). 

Se não cuidarmos e não buscarmos ajuda em Deus (Gênesis 4:7), nem mesmo a Sua graça poderá nos livrar das desgraças resultantes do pecado. Um pecado leva a outro pecado. Por isso, antes que o pecado acabe com você corra para Deus e acabe com o mal. Para isso, não saia da presença de Deus, saia da presença da tentação e do pecado. Clame para Deus: Não me deixe cair em tentação; livra-me do mal (Mateus 6:13).

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários