ESQUIVE-SE DAS PALAVRAS NEGATIVAS E FERINAS!


INTRODUCÃO: Texto bíblico: I Samuel 17:24-30
1. Baseado no livro “Gente Tóxica”, de Bernardo Stamateas,  note que existem pessoas hábeis em desvalorizar, desqualificar e desprezar os outros. Algumas de suas táticas e estratégias são:
a) Esconder-se atrás de máscaras para fazer papel de amigo, de companheiro e por que não, até de um irmão a fim de arruinar a vida e os planos alheios?
b) Escolher indiretas e insinuações que farão as pessoas crerem que o que elas fazem não é tão bom quanto parece, influenciando de forma negativa na motivação e energia desprendida pelas pessoas em seus projetos.
c) Reduzir ao máximo o valor das conquistas e dos êxitos alheios visando aumentar erros e fracassos para fazer esmorecer a quem avança.
2. Baseado em Bernardo Stamateas, destaco o seguinte:
a) A inveja nos torna intolerantes em relação ao sucesso dos outros.
b) A inveja não mora sozinha, ela convive com a crítica, a murmuração e a fofoca... convertendo-nos em excelentes opinólogos, mas em pobres construtores de nossa vida.
c) A inveja é terrível: Tanto o que envenena com comentários negativos como o que desqualifica, tratará por todos os meios te impedir de alcançar teus objetivos. Ele se encarregará de boicotar cada um de teus objetivos. Seu lema é: “Se eu não posso, você também não”.
3. Baseado na história de Davi e seu irmão mais velho, Eliabe, veja como lidar com a inveja, a crítica e a desqualificação.

I. QUANDO ALGUÉM PERDE A PACIÊNCIA COM VOCÊ, SEJA PACIENTE:

“Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu Davi conversando com os soldados e perdeu a paciência...” (I Samuel 17:28 AM).

1. Tem gente que aprecia desqualificar pessoas, é um desqualificador. “O desqualificador se encarregará de fazer você cumprir suas exigências, ou do contrário, te fará a vida impossível” (B. Stamateas); sê paciente!
2. Tem gente se aproxima dos outros impacientemente por razões variadas. Devido a uma “necessidade ilimitada de demonstrar poder [pois possui] uma estima baixa, ferida, que encontra valor em si mesma ferindo aos outros” (B. Stamateas); seja paciente!
3. Tem gente que se sente importante diminuindo outros. Assim age o desqualificador de pessoas, pois “só quando ele consegue te diminuir e menosprezar é que ele poderá sentir-se, ao menos por um momento, importante” (B. Stamateas); seja paciente, o critico é um doente!

II. QUANDO ALGUÉM SE APROXIMA DE VOCÊ PARA TE HUMILHAR COM CRÍTICAS E ACUSAÇÕES, SEJA SÁBIO:

“O que você está fazendo aqui? Por que não está cuidando daquelas ovelhas magricelas? Eu sei qual é sua intenção. Você veio para assistir a batalha de camarote” (I Samuel 17:28 AM).

1. Aqueles que tentam rebaixar os outros usam as palavras como instrumento, isso é fruto da inveja; pois, aqueles que têm medo de vencer também tem medo de que outros vençam. Diante de pessoas assim, sê sábio!
2. Aqueles que tentam desprezar com críticas e acusações aos outros o faz sem motivos lógicos. O objetivo do crítico “é que vivas desconfiado, te sintas inseguro e sejas dependente de suas palavras e opiniões” (B. Stamateas). Não caia nessa armadilha; sê sábio!
3. Aqueles que desqualificam pessoas deveriam saber que estão cheios de inveja. “A inveja trata de te destruir através da perseguição aberta ou da desqualificação, da calúnia” (B. Stamateas). Um filósofo espanhol, Miguel de Umano, disse: “A inveja é mil vezes mais terrível que a fome, porque é fome espiritual”, (vazio de Deus). Cuidado, tem conselhos que são tropeços; sê sábio!

III. QUANDO ALGUÉM DESEJA TE ATINGIR COM PALAVRAS DESTRUTIVAS, IGNORE-O E SAIA:

“Davi respondeu: ‘Qual o problema? Só fiz uma pergunta’. Ignorando o irmão, voltou-se para outro soldado e fez a mesmas pergunta, recebendo a mesma resposta” (I Samuel 17:29-30 AM).

1. Têm pessoas que atrapalham com invejas e sentimentos doentios. A inveja leva a pessoa a perder tempo opinando e julgando os outros, que em lugar de orientá-la para alcançar seus sonhos, converte-se em destruidoras de sonhos alheios. Fuja da inveja e dos invejosos!
2. Têm pessoas que são obstáculos ao invés de ajuda, te criticam, te diminuem e te impedem de vencer; os sábios se desviam delas a fim de não perder o foco em discussões e desviar-se dos sonhos de lutar pelo povo de Deus.
3. Têm pessoas que sempre tentarão te desanimar no caminho da fé, talvez seja até teu próprio irmão na fé, fazendo uso de críticas e zombarias, mas você deve se desviar destas pessoas e continuar fazendo o que é certo.

CONCLUSÃO:

1. Quem pára a fim de discutir, argumentar ou brigar com quem provoca, critica e calunia, cai na armadilha de Satanás que almeja tirar o foco de todo filho de Deus – para isso, ele pode usar até irmãos de sangue e de fé.
2. Quem deseja vencer não deve ater-se aos pequenos obstáculos impostos pelos derrotados no caminho; saiba que as virtudes dos fieis incomodam a quem tem fé superficial.
3. Quem almeja vitórias como Davi deve seguir seu exemplo que, ao ser duramente criticado e humilhado por seu derrotado irmão Eliabe, “desviou-se dele” e seguiu em frente, alcançou a vitória e dividiu-a (compartilhou) com seus irmãos.

APELO:

1. As críticas, acusações e humilhações podem vir de qualquer lugar; ignore-as!
2. As palavras negativas e ferinas visam te destruir; não perca tempo com elas!
3. As pessoas medrosas e invejosas intentarão te tirar do foco, olhe para frente e confie em Deus!
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Amém, tenho encontrado dentro de minha própria casa pessoas que vivem me colocando pra baixo...e tenho sido vencida por essas sugestões negativas, mas em Nome de Jesus após ler esse texto maravilhoso e incentivador vou pedir forças a Deus para agir como Davi e acreditar que o Deus que me capacitou a conseguir algumas conquistas não irá deixar que seja em vão...Ele tem um propósito na minha vida e há de me fortalecer para alcançá-lo.Obrigada pelas sábias palavras Pr. Heber!

    ResponderExcluir
  2. Eu trabalhei 2 anos em um lugar rodeada de pessoas assim, tinha dia que eu não tinha nem vontade de levantar p/ ir trabalhar, mas c/ a força de Deus, eu consegui ficar até o final do contrato.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: