OS PAPÉIS DOS ANJOS NOS EVENTOS FINAIS

INTRODUÇÃO: Na crise final da história deste mundo, os anjos cumprem funções decisivas:

1. Proteção do remanescente fiel: Os anjos são enviados como sentinelas celestiais, cercando o povo de Deus em meio à crise final, perseguição e ao decreto de morte, impedindo que o mal lhe alcance (Salmo 34:7).

2. Execução dos juízos divinos: Assim como os anjos no passado destruíram Sodoma e Gomorra e feriram o exército assírio, eles também executarão os juízos finais sobre os perversos que rejeitarem a verdade e a graça divinas (Gênesis 19:13; II Reis 19:35).

3. Acompanharão os missionários na proclamação do evangelho: Os anjos trabalham ao lado do povo de Deus que anuncia a tríplice mensagem angélica e na conclusão da obra do evangelho (Apocalipse 14:6-12; Apocalipse 18:1).

I. PROMOTORES DO SELAMENTO DO REMANESCENTE FIEL – Apocalipse 7:1-3 

1. Anjos detêm os ventos da destruição até que os servos de Deus sejam selados na fronte: Os anjos desempenham um papel vital na aplicação do selo de Deus sobre o Seu povo, um sinal de proteção contra os críticos eventos que acontecerão antes da volta de Cristo.

2. O selo é a marca de lealdade a Deus em contraste com a marca da besta (Apocalipse 14:1, 12): Tanto o selo de Deus quanto a marca da besta não são visíveis aos olhos humanos, mas é método de lealdade a Deus ou ao instrumento do diabo.

3. O ministério angélico garante que o selamento esteja completo (Ezequiel 9:4-6): Antes que os juízos finais sejam derramados, os anjos são encarregados de reter os ventos de contenda, permitindo que a obra de selamento seja concluída e o remanescente seja protegido.

a) Durante os momentos de intensa perseguição, quando o seguidor de Cristo for provado ao máximo, uma palavra de oração ao Senhor Jesus “vai como uma seta para o trono divino, e anjos de Deus são enviados ao campo de batalha” (Ellen White, A Verdade Sobre os Anjos, 261).

b) Em nossas inúmeras experiências nesta vida “não compreenderemos o que devemos aos cuidados e interposição dos anjos antes que se vejam as providências de Deus à luz da eternidade” (Idem, 286). 

II. EXECUTORES DO JUÍZO DIVINO E DOS LIVRAMENTOS AOS FIÉIS – Apocalipse 15:6-8; 16:1 

1. Os anjos vão derramar as sete últimas pragas como instrumentos da justiça de Deus sobre os perversos ímpios (Apocalipse 16:1-17).

2. Na crise do decreto de morte, anjos poderosos protegerão cada fiel como guardas invioláveis (Salmo 91:10-12.

3. No livramento final, anjos virão com Cristo e vão intervir diretamente para libertar o afligido povo de Deus e interromper os cruéis planos dos ímpios (Daniel 12:1; Apocalipse 19:11-14, 20-21).

a) Os anjos são mensageiros divinos que selam, protegem e fortalecem o povo de Deus nos momentos mais críticos da história (Hebreus 1:14).

b) O exército celestial é parte ativa no desfecho do grande conflito, garantindo tanto juízo sobre os pecadores impenitentes como livramento para os fiéis (Mateus 13:36-43).

c) Na consumação, anjos recolherão os redimidos de todos os cantos da Terra para o encontro glorioso com Cristo (Mateus 24:30-31).

III. AUXILIADORES NA PROCLAMAÇÃO DO ÚLTIMO CONVITE AO MUNDO – Apocalipse 14:6-12; 18:1-5

1. Anjos vão prover alimento e água aos missionários que estarão proclamando o evangelho eterno, enquanto o mundo padece de fome e sede: Durante o tempo de angústia, quando os recursos do mundo falharem, os anjos serão responsáveis por suprir as necessidades básicas do remanescente, garantindo sua sobrevivência (Isaías 33:16).

2. Anjos fortalecem os mensageiros humanos frente as fortes oposições das hostes do mal (Mateus 24:14; Apocalipse 18:1-4):

a) Os anjos trabalham em conjunto com os mensageiros humanos, guiando-os, abrindo portas e fortalecendo-os em sua missão de levar a luz do evangelho a todas as nações.

b) Os anjos de Deus atuam para remover os impedimentos à proclamação da verdade e para proteger os fiéis dos enganos de Satanás e seus anjos, que se manifestarão com sinais e prodígios de mentira (Atos 8:26-28; II Coríntios 11:13-15; II Tessalonicenses 2:9-10; Apocalipse 13:13-15).

c) Os anjos do bem atuam para expor as falsificações do espiritismo e os milagres enganosos dos anjos caídos a fim de proteger o remanescente dos mais arquitetados enganos de Satanás.

3. Os anjos se unem ao clamor final, iluminando toda a Terra com a glória da verdade do Criador mediante a proclamação das três mensagens angélicas:

a) O primeiro anjo: Proclama a mensagem do evangelho eterno, o convite à adoração a Deus como Criador e a proclamação da hora do Seu juízo (Apocalipse 14:6-7).

b) O segundo anjo: Denuncia a queda de Babilônia, alertando o mundo sobre as falsas doutrinas e a corrupção espiritual que se opõe à verdade divina (Apocalipse 14:8).

c) O terceiro anjo: Adverte com uma voz forte contra a adoração à besta e à sua imagem, revelando o perigo de receber sua marca (Apocalipse 14:9-11).

CONCLUSÃO:

1. A certeza da presença e atuação dos seres angélicos: A Bíblia revela que os anjos são seres reais e ativos, envolvidos diretamente nos eventos finais, oferendo proteção, executando juízos e auxiliando os proclamadores do evangelho eterno.

2. A importância da atuação dos anjos no mundo: Eles ajudam a influenciar as pessoas para o evangelho, despertando a consciência dos pecadores a fim de buscarem pela salvação oferecida e garantida por Cristo através de Seu sacrifício.

3. A relevância do ministério angélico nos eventos finais: Os anjos são agentes ativos e essenciais na última etapa da história, cumprindo o propósito divino na proteção e livramento do remanescente fiel e na execução do juízo divino sobre o mau e seus agentes.

APELO:

1. Reconheça o ministério dos anjos em teu favor e caminhe em íntima comunhão com eles, confiando na proteção e no auxílio celestial para permanecer fiel até o fim.

2. Persevere na verdade do evangelho eterno, firmando teus passos no Senhor e proclamando com coragem as mensagens dos três anjos, tendo a certeza de que o exército celestial está ao lado dos vencedores.

3. Que a tua fé seja inabalável, tua dependência de Deus seja completa e teu testemunho claro, para que, protegido(a) pelos anjos, estejas pronto(a) para encontrar o nosso Senhor quando Ele vier nos buscar com todos os Seus anjos. 

Pr. Heber Toth Armí.

 

Postar um comentário

0 Comentários