JEOVÁ E JESUS: TAL PAI, TAL FILHO!


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: Hebreus 1:3
1.   A missão de Jesus foi complexa, mas Ele a cumpriu cabalmente.
2.  A missão de salvar o mundo era impossível, mas Jesus aceitou o desafio e venceu!
3.  A missão de Jesus foi bem sucedida porque Ele é o Emanuel, Deus conosco (Mateus 1:23).

I. JESUS É TÃO DIVINO QUANTO JEOVÁ, DEUS PAI – Hebreus 1:3

1. Jesus refletiu a glória de Deus Pai em um mundo contaminado com o pecado: Em meio às trevas espirituais e da imoralidade Jesus veio em nosso mundo e refletiu o resplendor da glória de Deus Pai.
2. Jesus é a expressa imagem da pessoa de Deus Pai: Jesus é a expressão exata do Ser de Deus, pois a plenitude da Divindade não é só como uma figura. Jesus é o que Deus é, em caráter, natureza e essência.
3. Jesus tem poder em Suas palavras: Jesus é o meio pelo qual Deus Pai fez o mundo (Hebreus 1:2), então Jesus é o Criador de tudo. Aquele que criou o mundo é o mesmo que o sustenta “pela palavra de Seu poder” (v. 3).

II. JESUS É O CRIADOR, QUE ALÉM DE MANTENEDOR TORNOU-SE REDENTOR – Hebreus 1:3

1. Jesus sabe que todos pecaram e por isso deveriam deixar de existir: O pecado deveria remover o ser humano do mundo, mas Jesus veio para remover o pecado do mundo. Assim Ele redimiu da morte o pecador.
2. Jesus é Deus que se fez homem para resolver o problema do pecado no mundo: O ser humano transgrediu a Lei de Deus; sujando, assim, o nome diante de Deus. Jesus pagou o preço do pecado para que, aquele que O aceita, tenha o nome limpo no Céu.
3. Jesus fez por si mesmo a purificação dos nossos pecados para nos dar vida: O fato de Jesus ser divino, mas ter decidido entrar na história humana, e, sendo inocente e tendo aceitado morrer terrivelmente para salvar é que Ele pode purificar-nos dos nossos pecados.

III. JESUS ASSUMIU O CONTROLE DA CAÓTICA HISTÓRIA HUMANA – Hebreus 1:3

1. Jesus morreu, mas morto venceu a morte: A morte não teve forças suficientes para aprisionar Jesus na tumba. Ao terceiro dia Ele ressuscitou e, após quarenta dias, voltou ao Céu vitorioso para conceder vitória aos que se entregam a Ele.
2. Jesus foi exaltado no Céu por ter honrado e exaltado a Deus Pai aqui na terra: O Pai e o Filho agem em harmonia, embora sejam diferentes. Por serem da mesma essência, Pai e Filho podem estar lado a lado no Céu operando para que a história não seja um caos para sempre.
3. Jesus subiu ao Céu e assentou-se no trono para governar o Universo: Jesus está à destra do Pai a fim de governar todas as coisas pelo Seu poder. Sua entronização à direita do Pai revela a todo o Universo que Seu sacrifício é eficaz para purificar os pecados do mundo.

CONCLUSÃO:

1. Jesus é a expressão tão exata do Pai que quem vê a Jesus vê ao Pai.
2. Jesus que é a expressão exata do Pai, morreu na cruz para limpar nosso nome no Céu.
3. Jesus é o Criador, sustentador do mundo e está assentado à destra de Deus para governar todas as coisas pelo Seu poder. Desta forma:
a) Ele é o dono legítimo de todas as coisas, em Cristo você não precisa se desesperar diante de uma dificuldade.
b) Ele teve perfurada as mãos que hoje controla toda a história, por isso temos a certeza de que o futuro é certo e bom para aqueles que aceitam Seu sacrifício.
c) Ele tem a última palavra, então, nos imprevistos da vida, confie nEle.

APELO:

1. Acredite que Jesus está sempre no controle da história mundial.
2. Permita que Jesus assuma o controle da tua vida em todos os aspectos.
3. Busque certeza e segurança somente em Jesus.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários