EXISTE UM LUGAR PARA ABRIGAR PECADORES FUGITIVOS


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: Josué 20:1-9
1. As cidades de refúgio foram inventadas por Deus em benefício das pessoas (vs. 1-2).
2. As cidades de refúgio tinham a função de abrigar réus de homicídio involuntário (v. 3).
3. As cidades de refúgio ofereciam aos fugitivos a segurança e a proteção diante do vingador (v. 5).

I. CIDADES DE REFÚGIO: LUGAR IDEALIZADO POR DEUS PARA REFUGIAR PECADORES – Josué 20:1-3
1.  Vivemos em um mundo onde todos somos pecadores e carecemos de refúgio, pois há injustiça e vingança por todos os lados.
2. Vivemos num mundo onde qualquer coisa pode acontecer:
a) Somos carentes de proteção; acidentes podem acontecer a qualquer momento e, sem querer, alguém pode ser ferido mortalmente.
b) Corremos perigo de causar sofrimento impensado na vida de uma família, pois a vida é tão sensível que, como diz o ditado: “para morrer, basta estar vivo”.
c) Estamos sob a influência do mal e diante de qualquer coisa, alguém se levanta para vingar ou como dizem alguns, “fazer justiça com as próprias mãos”.
3. Vivemos porque Deus nos dá graciosamente a vida, e, muitas vezes, cometemos erros impensados e precisamos ainda mais de Sua graça. Porém, em Deus há solução para os angustiados pecadores (Salmo 46:1).

II. CIDADES DE REFÚGIO APONTAM PARA GRAÇA E JUSTIÇA DE CRISTO – Josué 20:4-9
1. Se você é pecador, não fuja de Cristo, fuja para Cristo: Deus deseja te livrar da condenação, mas para isso não anulará Sua justiça. No entanto, Ele mesmo proveu um meio justo de salvar o pecador.
a) O pecador está exposto à morte, até que encontre esconderijo em Cristo.
b) O pecador deve saber que a graça de Cristo proporciona justiça, tornando-o justo.
c) O pecador deve permanecer na cidade refúgio até ser livre para voltar ao lar perdido pelo pecado: O Paraíso.
2. Se você é assassino, você não precisa fugir, mas precisa saber onde há refúgio: Vingança injusta encontra julgamento justo em Cristo, o sacerdote que morreu para libertar o pecador (Josué 20:6). Jesus morreu, assumindo nosso lugar, tornando-se justiça nossa. Em Cristo o pecador é justificado, transformado e restaurado.
3. Se você é pecador é preciso correr imediatamente para Jesus, o refúgio certo: As seis cidades refúgios foram estrategicamente localizadas de tal forma que o pecador poderia chegar até elas com, no máximo, meio dia de viagem. Estas cidades apontavam para a graça contínua de Deus, a qual provê um julgamento justo a todo transgressor da lei. Se você quiser absolvição, precisa correr para Cristo.

III. CIDADES REFÚGIO ILUSTRAM A IGREJA DE CRISTO NA TERRA – Josué 20:6
1. Estamos neste mundo enfrentado toda sorte de ataque onde a vingança e a injustiça predomina: O mal tomou conta do mundo. Satanás continuamente está arruinando o mundo, as pessoas e, consequente a sociedade tornou-se um caos deplorável. Deus instituiu a igreja como cidade refúgio dentro das cidades.
2. Estamos num conflito entre o bem e o mal, nesse ambiente a  igreja é o local onde se reúne o exército de Cristo: A igreja é onde feridos, exaustos e moribundos encontram alívio, descanso, refrigério e orientação para vencer. Assim eles recobraram ânimo e vigor para continuar enfrentando as batalhas da vida no mundo, o qual é o palco da guerra.
3. Estamos num contínuo campo de batalha no mundo e a igreja é um campo de refugiados: Deus é misericordioso, e graciosamente providenciou refúgio para os feridos e aflitos de espírito. Precisamos da igreja, precisamos de cura, precisamos de alívio, precisamos de libertação, ou seja, precisamos de refúgio e este é Cristo e Sua igreja. 

CONCLUSÃO:
1. As antigas cidades refúgios destinadas ao antigo povo de Deus era um símbolo do refúgio proporcionado por Cristo; e, para isso, Jesus tornou Sua igreja um instrumento de salvação do pecador.
2. As cidades refúgios revelam que Deus tomou medidas para afiançar a segurança de todo àquele que é acusado pelo diabo, o qual deseja vingar-se de Deus destruído Suas preciosas criaturas.
3. As cidades de refúgio foram substituídas pelas igrejas, onde se declara a todos que vão em busca de libertação que: Jesus, o sacerdote, já morreu. Deste modo, em Cristo estamos livres da culpa e do pecado.

APELO:
1. Vá a Cristo imediatamente, Ele é o refúgio maior!
2. Vá à igreja de Cristo, ali encontrarás segurança e alívio!
3. Vá a Cristo para que experimentes a graça e a misericórdia divina!

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários