DICAS DE PREGAÇÃO COM O MAIOR PREGADOR DO MUNDO


Muitos pregadores, desejando ser bem-sucedidos, usam recursos ultramodernos e tecnológicos, buscando implementar seus sermões com efeitos visuais e sonoros. Contudo, os ouvintes têm dificuldades para lembrar-se de seus sermões, mesmo o de uma semana atrás. Então, é necessário aprender com o maior pregador do mundo.

Jesus - o maior pregador do mundo:
1.  O lugar mais nobre onde ele pregou foi em uma sinagoga de quinta, em uma cidade pequena, no fim do mundo.
2. O Seu auditório preferido tinha o teto formado por estrelas e era refrigerado pelo vento.
3. O Seu público sentava no chão e seu púlpito era um barquinho que se afastava da praia para ele ser visto por todos.
4. O Seu grau de escolaridade não era invejável; Ele não fez faculdade, mestrado e doutorado em lugar nenhum.
5. O Seu sermão não tinha esboço e nem escrevia previamente o que iria dizer ao povo.
6. O Seu estilo era simples, Ele não usou microfone, nem um notebook ou apresentação em power point para pregar.
7. O Seu método era rústico, isolava-se, buscava os lugares insalubres e dava preferência aos excluídos. Dirigia-se ao lugar das palestras a pé.
8. O luxo e o conforto não faziam Seu estilo, na verdade, Ele nunca teve carro. Nunca usou terno e muito menos gravata. Usava sandálias.
9. O Seu recurso ilustrativo era simplista, suas ilustrações eram toscas histórias campesinas ou referiam-se à pesca.
10. O resultado de Suas pregações ultrapassou culturas, épocas e classes sociais; seus ensinos perduram há mais de dois mil anos.

Princípios para ser um excelente pregador:
1.  Para ser um grande pregador é preciso aprender do maior pregador que a mundo já teve (Jesus), qualquer outro pregador é inferior a Ele. Ele atraia grandes multidões, não para um clube, teatro ou igreja confortável, mas para lugares desertos (Mateus 14:13-21). Ele foi muito bom, na verdade Ele foi o melhor pregador do mundo!
2. Para ser um grande pregador é mais importante passar mais tempo com Jesus do que com livros e correndo atrás de recursos tecnológicos.
3. Para ser um grande pregador passe tempo com a Bíblia e o Espírito Santo em oração como fazia Jesus de madrugada (Marcos 1:35-38). As pessoas não se impressionam tanto com bons oradores mais do que com pregadores bem consagrados.
4. Para ser um grande pregador na atualidade é mais importante falar aquilo que Cristo falaria com serenidade e simplicidade do que com palavras rebuscadas.
5. Para ser um grande pregador como foi Jesus é necessário depender do poder do Espírito Santo e pregar a pura Palavra de Deus ao povo, não recortes de jornal, comentários sobre esportes, histórias pessoais e romances novelescos (Lucas 4:14-16).
6. Para ser um grande pregador é preciso entender que a igreja não está precisando mais de shows e agitação com gritos e histórias que emocionam, mas cada pessoa precisa de Cristo em Sua vida.
7. Para ser um grande pregador como Jesus não se deve ignorar os ouvintes quando eles são poucos. Jesus pregou em particular para Nicodemos (João 3:1-21) e para a mulher samaritana (João 4:1-26) Seus melhores sermões.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

27 Comentários

  1. Amado, esta é a mais pura das verdades que ja ouvi em tantas coisas postadas que já li. Muitos "pregadores" precisam ler seus comentarios... Deus continue te usando neste trabalho que edifica vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o problema em ler comentarios, lembresse Jesus foi, em muitos casos, o autor do que estava falando. e nós hoje tentamos passar tudo que ele ensionou. dai pergunto você lembra de todos os ensinamentos de cristo de có acho que não por isso é importante anotar aquilo que se quer dizer para que toda a mensagem que foi dada pelo espirito santo no momento de consagração do pregador seja entregue a igreja

      Excluir
    2. Foi bem colocado, com certeza Jesus não utilizou mesmo recursos como Power Point, notebook, microfone ou carro, talvez porque isto ainda não existia nos tempos Dele!(só se pá rs) Tais recursos, concordo, não podem substituir a simplicidade e o poder da palavra inspirada pelo Espirito Santo, porém, não podem ser alvo de um conceito pré-concebido de que são maléficos para o evangelho. Pelo contrario, quando bem utilizados, estes recursos podem ser excelentes 'auxílios' na propagação dos ensinamentos de Cristo.

      Excluir
    3. Anonimo, o que o pastor está querendo dizer é que, mesmo hoje, com todos os meios tecnológicos de comunicação, não conseguimos comunicar a vontade de Deus e o Seu Reino, para este último tempo.
      Talvez, seja devido as pessoas se encontrarem tão cansadas e preocupadas com esta vida secular.

      domingo, 14.06.2015

      Excluir
  2. Bem aventurado és tu Pr. heber Toth porque quem te revelaste foi o ESPIRITO SANTO o teu agenciador missionário.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus continue abencoando a sua vida!!...Voce sim e uma VASO ESCOLHIDO!!

    ResponderExcluir
  4. e porque voçe ainda usa a internet . nao digas pra auguem fazer o que voçe nao faz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, você leu no meu perfil o motivo pelo qual eu posto sermões na internet? É para auxiliar aqueles que não sabem das informações acima, precisam de uma ideia bíblica, esboço bem elaborado para estudar e ou mesmo pregar em sua igreja. Levando em consideração que tem muito lixo na internet, é preciso colocar coisas boas para ajudar aqueles que pesquisam procurando alguma coisa na na web e por acaso encontrem coisas boas, que edificam... Não te ajudaram os meus escritos? Então, por que pedir para eu não fazer aquilo que ajuda os outros? Equilíbrio e sabedoria só existe numa mente arguta, com discernimento e fixidez oriundos do Espírito Santo!

      Excluir
    2. simplesmente como Jesus...
      Divino Silva

      Excluir
    3. simplesmente como Jesus

      Excluir
  5. gostei muito do q li é muito proveitoso e vou pregar a palavra de DEUS

    ResponderExcluir
  6. DEUS ABENÇOE QRISO PASTOR

    ResponderExcluir
  7. Glória a Deus palavras que edificam é isto que precisamos ler na internet, que Deus continue te abençoando o seu trabalho amado em nome de Jesus!!

    ResponderExcluir
  8. NAGANDARABIATERR@@@
    DEUS Purinho na terr@@@
    te usando

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dos seus comentários, me ajudaram a entender o que é ser um proclamador da palavra de Deus aqui na terra. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  10. quando Deus que e assim. glorias a Deus

    ResponderExcluir
  11. PASTOR . PARABENS . GOSTEI MUITO DOS SEUS COMENTARIOS. MUITOS PASTORES DEVERIA LER.

    ResponderExcluir
  12. Jesus conta com todos nós para anunciar sua vinda que esta próxima.....
    Cada um tome sua responsabilidade em levar a palavra em tempos e fora de tempos.... Parabéns pois devemos anunciar e sempre mais e mais , mesmo com simplicidade e pouco conhecimento , Maranata vem Jesus ....

    ResponderExcluir
  13. SAULO WAGNER RS POA GOSTEI POIS DEUS USA QUEM ELE QUER AQUELE QUE SE ALIMENTA DO PAO DA VIDA AQUELE QUE E TOMADO PELO ESPIRITO SANTO NAO BUSCANDO COPIAR PREGAÇOES DESCULPE SE ERREI ALGUMA COISA POIS TAMBEM NAO TENHO FACULDADE

    ResponderExcluir
  14. Irmãos se estão pregando a palavra,que continuem, se estão profetizando, que todos fossem profetas,o mundo jas do malignigo nós não podemos descordar de quem ao menos está tentando transmitir as boas novas.

    ResponderExcluir
  15. Realmente o que precisamos é ser cheio do Espirito Santo concerteza a diferença vem em nossas vidas como pregadores da palavra de Deus .

    ResponderExcluir
  16. A difrença vem em nossas vidas quando colocamos o Senhor em primeiro lugar

    ResponderExcluir
  17. Os grandes pregadores sempre serão aqueles que vivem e se alimentam da palavra pura, sem misturas e incrementos como nos tempos de hoje.
    www.cristosocial.resd.com.br

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente hoje em dia o povo cristão estão se deixando levar muito pela vaidade do mundo.DEUS É SEMPRE SERÁ CONTIGO VARÃO VALOROSO. MUITOS TEM MEDO DE FALAR A VERDADE .ME ADICIONA teu contato

    ResponderExcluir
  19. Concordo plenamente hoje em dia o povo cristão estão se deixando levar muito pela vaidade do mundo.DEUS É SEMPRE SERÁ CONTIGO VARÃO VALOROSO. MUITOS TEM MEDO DE FALAR A VERDADE .ME ADICIONA teu contato

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: