1. Na oração modelo Jesus deixou claro que devemos nos dirigir a Deus a fim de termos nossas necessidades satisfeitas. Ela é uma oração singela e ao mesmo tempo complexa, calma e incendiária, inofensiva e desafiadora.
2. Na oração deixada de modelo, conhecida como “Pai Nosso”, fica claro que tudo vem de Deus e em Deus encontramos tudo.
3. Na oração que Jesus ensinou Seus discípulos, inclusive a nós, encontramos lições preciosíssimas sobre como podemos ser plenamente satisfeito aqui na terra aguardando o lar celestial.
I. NOSSA NECESSIDADE ESPIRITUAL NA ORAÇÃO MODELO (Mateus 6:9-10):
Todos os seres humanos têm, consciente ou inconscientemente, a necessidade de buscar um Ser transcendente, somente a intimidade com Deus supre essa necessidade.
- A palavra “Pai” indica, em primeiro lugar na oração que Deus deseja o primeiro lugar em nossa vida. Nossa alma encontrará a verdadeira paz e o verdadeiro prazer fazendo a vontade de Deus como uma criança se submete a seu pai.
- A palavra “Pai” indica a existência de um relacionamento íntimo entre o Criador e criatura. Deus está no Céu e nós aqui na terra. Deus é eterno e nós limitados ao tempo. Deus é santo e nós pecadores, devemos reconhecer isso – “Santificado seja Teu nome”.
- A palavra “Pai” também implica que devemos ir a Deus como um filho se dirige ao pai terrestre, com humildade e desejo de encontrar tranqüilidade. A oração é o meio de dirigirmos ao santo Deus todo poderoso como nosso Pai.
II. NOSSA NECESSIDADE SOCIAL NA ORAÇÃO MODELO (Mateus 6:9, 12-13):
Todos os seres humanos têm, consciente ou inconscientemente, a necessidade de relacionamento interpessoal, somente Deus pode resolver as diferenças e nos unir em paz uns com outros.
- Jesus nos ensina a igualdade entre nós humanos quando incluiu o pronome “nosso” quando nos ensinou a orar: “Pai nosso”. Ninguém é melhor do que ninguém entre os humanos, todos necessitam de Deus da mesma maneira.
- Jesus nos ensina que a condição para oferecer o Seu perdão é que devemos oferecer primeiramente ao nosso próximo o perdão, se o ofendemos ou mesmo se fomos ofendidos. Jesus nos ensina a lembrar dos outros quando suplicamos a Ele pelo pão de cada dia.
- Jesus nos ensina que devemos orar uns pelos outros para que Deus nos livre das tentações e do mal. Devemos fortalecer uns aos outros com oração e ação. Isso supre nossas necessidades de relacionamento.
III. NOSSA NECESSIDADE FÍSICA NA ORAÇÃO MODELO (Mateus 6:11):
Todas as pessoas têm necessidades não só espiritual ou relacional, mas também de coisas materiais. Ao Jesus ensinar sobre nossas necessidades físicas não é errado clamar por elas.
- “O pão nosso” reflete nossa necessidade de nutrientes, alimentos; e, Deus sabe como suprir essa necessidade, devemos recorrer a Ele diariamente.
- “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” reflete o desejo diário que temos de alimentos e o desejo diário de Deus em suprir essa necessidade.
- “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” implica que cada dia Deus nos alimenta através de várias formas, do trabalho, da plantação, da colheita e da ajuda mútua de todos os seres humanos.
CONCLUSÃO:
1. O primeiro objetivo de Jesus ter ensinado a oração do “Pai Nosso” é para mostrar-nos que nossas necessidades são supridas pela íntima oração que nos liga a Deus como nosso Pai.
2. O segundo objetivo de Jesus de ter ensinado a oração do “Pai Nosso” é desafiar-nos a viver em relacionamento com Deus e com nossos semelhantes socialmente.
3. O terceiro objetivo de Jesus de ter ensinado a oração do “Pai Nosso” é mostrar-nos o quão dependente somos de Deus, e todo aquele que não buscar a Deus humildemente jamais terá todas as suas necessidades supridas. Haverá um vazio em sua alma que só Deus preencherá!
0 Comentários
Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: