CRIANÇAS PODEM ABRIR PORTAS PARA DEUS AGIR


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: I Samuel 3:1-21

 

1. A filosofia hodierna materialista e hedonista deixa centenas de milhões de crianças no mundo numa situação em que elas têm com o que viver, mas não têm algo pelo qual viver.

2. A filosofia pós-moderna de vida inserida aos seres humanos desde a infância tem promovido transtornos mentais entre os adolescentes, dos quais 20% deles têm algum problema mental ou algum distúrbio comportamental entre 15 e 19 anos.

3. A filosofia atual tem elevado o índice de suicídio, o qual está atualmente entre as três principais causas de mortalidade em pessoas dentre 15 e 35 anos; dos adolescentes, 71.000 comentem suicídio anualmente no mundo.

 

a) A intenção de Satanás é destruir a verdade que dá sentido e propósito à vida humana, roubando até mesmo das crianças os planos que Deus tem para elas, principalmente o de vida eterna.

b) A intenção de Deus é proclamar a verdade que restaura a humanidade, que enche o coração de alegria e satisfação, e, que prepara a humanidade para desfrutar das vantagens oferecidas por Cristo com Seu infinito sacrifício na cruz.

c) Satanás intenta destruir as crianças, arruinar a humanidade e destruir os propósitos de Deus; contudo, Deus, muitas vezes usa as crianças para reverter uma situação caótica que despenca para uma destruição total.

 

I. AS CRIANÇAS PRECISAM APRENDER O CAMINHO PARA QUE POSSAM OUVIR O CHAMADO DE DEUS – I Samuel 3:1-14

 

1.  É necessário estar inteiramente à disposição de Deus quando a nossa volta vemos corrupção (v. 1): O pai de Samuel era levita, não assistia no santuário devido à irregularidade no ministério. Nos 400 anos dos juízes, a nação de Israel vivia um constante declínio político e espiritual. Os filhos de Eli, que atuavam como sacerdotes, eram tidos como filhos de Belial – devido a suas atitudes diabólicas no serviço de culto da época. Samuel nasce em meio a esse caos, totalmente disponível para Deus.

2. É necessário saber discernir a voz de Deus quando Satanás utiliza várias vozes para nos distrair desde a infância (vs. 2-7): Em um mundo agitado e barulhento, podemos não ouvir a Deus ou não reconhecê-la quando nos chama. As muitas vozes de nossa sociedade podem ofuscar a voz de Deus, impedindo-nos escutá-lO. Assim como Samuel precisou das instruções de Eli, as crianças de hoje precisam dos adultos (pais e líderes religiosos) para distinguir a voz de Deus. 

3. É necessário atentar piamente para a poderosa palavra de Deus desde a infância: Se Deus falasse com Hofni e Fineias, ou mesmo com o sumo sacerdote Eli, poderia não obter nenhum resultado. O Senhor, então, passou por alto o idoso sumo sacerdote e os sacerdotes ali presentes, ao escolher um menino de 12 anos para apresentar Sua revelação. O menino Samuel atendeu a Deus!


a) Com cerca de 6 anos de idade, Samuel foi consagrado a Deus, e então, deixado por seus pais no santuário para ser mentoreado pelo sacerdote Eli, um pai totalmente negligente com seus filhos.

b) Em I Samuel 2:18 o menino, tendo em torno de 7 a 9 anos de idade, agia com responsabilidade, realizando várias atividades no Santuário.

c) Em I Samuel 3:1, o menino tinha apenas 12 anos, quando foi incumbido de uma temerosa e assustadora mensagem (I Samuel 3:11-14).

d) Em I Samuel 3:20, o rapaz já beirava 21 anos de idade, quando tornou-se reconhecido em toda a nação como profeta do Senhor (quando o costume era que o rapaz deveria ter completado 25 anos para entrar no serviço do sacerdócio).

 

II. AS CRIANÇAS PRECISAM CONHECER OS PASSOS PARA SE TORNAREM CRIANÇAS DE DEUS – I Samuel 3:15-21 

1. Primeiro passo: Crescer diariamente na presença do Deus soberano: Estar na presença divina é essencial desde a mais tenra idade. A infância é o melhor período para começar a viver um propósito nobre, orientado por Deus; o qual Se aproxima de quem desde a infância O serve com integridade (v. 10, 19), mesmo agindo desconsertadamente pelo jeito infantil (v. 10), ou fica preocupado, sem dormir, devido à mensagem que pode receber (v. 15).

2. Segundo passo: Absorver toda a Palavra de Deus: Nenhuma de todas as palavras de Deus caiu por terra daquela que fora revelada ao menino Samuel (v. 19). Embora o menino não se lembrasse de todas as palavras que Eli o orientou a falar a Deus (vs. 9-10), não ignorou nenhuma das palavras de Deus, mesmo quanto temia relatá-las (vs. 15-18). Eis o que toda crianças precisa aprender!

3. Terceiro passo: Aspirar por uma excelente reputação visando representar bem o caráter de Deus: Mesmo que estejamos em companhia de pessoas desprovidas de princípios como Hofni e Fineias, temos de cuidar para não contaminarmo-nos com suas perversões. Dificilmente as crianças estarão absolutamente isentas de influências negativas e exemplos pecaminosos, mas elas podem escolher viver o propósito pelo qual Deus espera delas e ser uma influência restauradora em uma sociedade pecaminosa (v. 20).

4. Quarto passo: Depender sempre de Deus para testemunhar de Sua divina Palavra: Para reverter uma situação caótica ou restaurar uma nação em declínio é necessário segurar com uma mão na mão do Deus todo-poderoso e, com a outra mão tomar as rédeas da liderança para manobrar com sabedoria e ousadia um povo que caminha para a destruição (vs. 21; ver vs. 1-3, 11-14).

CONCLUSÃO:


1. As crianças possuem tremenda capacidade espiritual, bem maior do que imaginamos. Embora possamos pensar nelas como possíveis alvos de evangelização, não podemos ignorar que Deus pode usá-las com muito mais facilidade do que os adultos. As crianças devem ser incentivadas a não apenas frequentarem aos cultos e deles participarem, mas assim como Samuel, serem instrumentos nas mãos de Deus – quando adultos estão falhando em cumprir os planos e ideais divinos.

 

2. As crianças possuem uma extraordinária capacidade espiritual. Deus pode chamá-las a qualquer momento para uma obra especial, objetivando ministrar até mesmo a adultos e idosos. Muitas vezes Deus tem realizado Seus mais grandiosos propósitos no mundo através das crianças. Elas precisam saber disso e se preparem para os nobres propósitos que Deus tem em mente.

 

3. As crianças que crescem na presença de Deus, que desde a infância aprendem a servir em Seu reino sagrado, dependendo do poder e orientação dEle, serão instrumentos no abrir várias portas para o Senhor agir em nosso mundo arruinado. Samuel abriu não só as portas da Casa do Senhor pela manhã após ouvir a Deus (v. 15), como abriu a porta para a monarquia israelita (inicialmente com o decepcionante Saul, e depois com Davi, o qual tornou-se referência para profecias messiânicas). Além dessas, Samuel abriu as portas para mais pessoas se preparem para o ministério ao fundar as escolas dos profetas. E, finalmente, Samuel foi o instrumento de Deus para abrir as portas espirituais que estiveram fechadas; sim, ele abriu as portas a um novo começo do povo de Deus, promoveu reavivamento numa época de decadência espiritual e política.

APELO:


1. Deus quer usar as crianças para agir em nosso mundo corroído pelo pecado; ajude-as em seu preparo para serem instrumentos de Deus a fim de realizarem Seus nobres propósitos.

2. Deus quer usar as crianças para restaurar a verdade em uma sociedade pautada pela falsidade; ajude-as a estudar a Bíblia para que possam absorver a filosofia da Palavra de Deus em sua vida.

3. Deus quer usar crianças para abrir portas visando influenciar positivamente onde só há influências negativas; mais do que agir para que elas tenham tudo com o que viver, mostre a elas algo nobre pelo qual viver: Os planos de Deus, a filosofia do Céu!

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários