AS FACES DO CHAMADO DIVINO NAS CARTAS DE PEDRO

 

INTRODUÇÃO:

1. O cristianismo é mais que uma mera religião, mais que uma simples filosofia espiritual e mais que meras crenças em doutrinas teóricas. Cristianismo é um nobre chamado para uma radical mudança de vida e de paradigmas.
2. O cristianismo é mais que um mero convite para seguir a Cristo, mais que meras frases cristãs em camisetas e mais que ter o nome no rol de membros da igreja. Cristianismo é viver como Cristo viveu independente da situação.
3. O cristianismo é um chamado para ir além de um mero estilo de vida; é uma convocação para viver acima das práticas mundanas, conforme os princípios do Céu, como estrangeiro aguardando a verdadeira herança na glória, na companhia eterna de Cristo Jesus.

I. DEUS TE CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ – I Pedro 2:9-10

1. Você foi escolhido por Deus, não para ficar se achando importante, melhor que os demais ou superior em alguma coisa, mas para anunciar os atos poderosos de Deus no mundo através de Jesus, o qual deu Sua vida na cruz por toda a humanidade.
2. Você foi escolhido por Deus, não para avivar tua vaidade ou inflar teu orgulho, mas a fim de proclamardes as virtudes (excelências) dAquele que te chamou das trevas espirituais do pecado para a maravilhosa luz de Jesus.
3. Você foi escolhido por Deus, tirado das trevas do pecado, não para cruzar os braços e ficar indiferente aos perdidos, preso a quatro paredes de um templo, mas para contar a todos quanta diferença Cristo fez e faz em tua vida diariamente.

II. DEUS TE CHAMOU PARA VIVER COMO CRISTO EM UM MUNDO HOSTIL – I Pedro 2:21-25

1. Você foi alcançado por Cristo para viver de forma diferente dos incrédulos e descrentes; para isso, Jesus levou teus pecados em Seu corpo e agora, és chamado a morrer para o pecado a fim de viver para Cristo e Sua justiça.
2. Você foi alcançado pelo sacrifício de Cristo para viver mais preocupado em representar o caráter dEle neste mundo hostil do que preocupado com o sofrimento resultante de uma sociedade indiferente aos princípios divinos.
3. Você foi alcançado para viver o chamado de seguir a Cristo ainda que tenha de passar por caminhos difíceis, assim como Jesus passou:

a) Quando provocado, acusado injustamente, xingado, não revidava.
b) Quando Lhe causavam sofrimento e dor, não ameaçou; sofreu silenciosamente.
c) Quando insultado, atacado e ameaçado, Ele prontamente deixou tudo nas mãos dAquele que julga justamente. “Porquanto, para isso mesmo fostes chamados”.

III. DEUS TE CHAMOU PARA ANDAR NA CONTRAMÃO DO MUNDO - I Pedro 3:8-9

1. Você é chamado para não pagar mal com o mal, nem ofensa com ofensa, ou injúria com injúria como normalmente as pessoas fazem quando alguém lhe causa mal.
2. Você é chamado para pagar o mal com bem, tua reação ao mal que te causam deve ser de abençoar o maldoso.
3. Você é chamado para revelar aos sofredores que você é abençoado por Deus, herdeiro de uma bênção que não vale perder por nada. Por isso, “nada de retaliação. Nada de língua afiada para o sarcasmo” (A Mensagem). Nada de xingamentos, palavrões, grosseria e estupidez com ninguém.

IV. DEUS TE CHAMOU PARA VIVER A RECOMPENSA DE SER PERSEVERANTE EM MEIO AO SOFRIMENTO – I Pedro 5:10

1. Você é o alvo de um Deus que chama para uma recompensa eterna, onde não haverá mais sofrimento nenhum e oposição nenhuma.
2. Você foi chamado das trevas para a maravilhosa luz, chamado para seguir o exemplo de Jesus, chamado para abençoar os que amaldiçoam, e agora, é chamado para a eterna glória de Deus.
3. Você que é chamado e, aceita a esse chamado, pode dizer para o sofrimento que ele está com os dias contados; pois, o Deus que amorosamente está aperfeiçoando àqueles que estão unidos a Cristo, lhes dará firmeza, força e segurança para perseverarem até o fim do sofrimento.

V. VOCÊ É CHAMADO PARA A PRÓPRIA GLÓRIA E VIRTUDE DO MAJESTOSO E GLORIOSO DEUS – II Pedro 1:3-7

1. Você foi chamado por Deus e para Deus a fim de viver para representar Seu caráter em um mundo perverso, contaminado com a malignidade do pecado, em uma sociedade doente e imoral.
2. Você foi chamado para a glória e virtude de Deus, o que equivale a receber sobrenaturalmente tudo o que é necessário para viver uma vida elevada, nobre e conforme a vontade de Deus.
3. Você foi chamado ao privilégio de participar da natureza divina, com qualidades que te fazem cidadão do céu aqui na terra, esperando entrar no Lar de glória, no Reino Celestial.

CONCLUSÃO:

1. O cristianismo é mais que uma mera religião, mais que uma simples filosofia espiritual e mais que meras crenças em doutrinas teóricas. Cristianismo é um nobre chamado para uma mudança de vida e de paradigmas.
2. O cristianismo é mais que um mero convite para seguir a Cristo, mais que meras frases cristãs na camiseta e mais que ter o nome no rol de membros da igreja de Cristo. Cristianismo é viver como Cristo viveu independente da situação.
3. O cristianismo é um chamado para ir além de um mero estilo de vida, mas para viver acima das práticas mundanas, conforme os princípios do Céu, como estrangeiro aguardando a verdadeira herança na glória, na companhia eterna de Cristo.

APELO:

1. Creia que, em Cristo, você é propriedade exclusiva de Deus, chamado das trevas para a maravilhosa luz de Jesus, a fim de que anuncieis o maravilhoso caráter de Deus ao mundo que não O conhece.
2. Aceite viver à altura do chamado feito por Deus a você, seguindo a Cristo e representando Seu caráter puro nesse mundo injusto, contaminado com o pecado.
3. Viva com o poder e virtudes outorgados pelo poderoso Deus que chama a cada um diariamente; e que, por fim, chamará para a eterna glória àqueles que não rejeitaram nenhum dos Seus chamados.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários