A MAIS SUBLIME DAS CANÇÕES DE AMOR


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Cantares de Salomão 1:1

1. As músicas românticas são muito apreciadas, pois elas elevam as letras mais sublimes e revelam o sentimento mais nobre, que é o amor.
2. As músicas elevam a alma e enternecem o coração; porém, além disso, elas revelam mensagens poderosas. Conquanto,

a) Qual é a melhor música que já foi composta?
b) Qual é a música mais inspiradora entre as músicas românticas?

3. Salomão, o homem mais sábio do mundo, escreveu um livro contendo uma música, que é conhecido como Cântico dos cânticos.

I. CONHECER O COMPOSITOR DE UMA CANÇÃO AUXILIA NA COMPREENSÃO DA LETRA DE SUA MÚSICA – Cantares de Salomão 1:1

1. Salomão compôs 1.005 músicas. Como o mais sábio do mundo, Salomão também herdou o dom da composição. O hinário de sua autoria tinha mais de mil músicas (I Reis 4:32).

2. Salomão foi um jovem apaixonado. O primeiro amor da vida de Salomão foi puro, nobre e sublime. Ele dedicou um livro para escrever sobre seus sinceros sentimentos por sua esposa.

3. Salomão foi mais inspirado que qualquer poeta ou músico. Além da inspiração para conseguir a composição, Salomão foi miraculosamente inspirado pelo Espírito Santo, ultrapassando assim qualquer tipo de inspiração humana. O versículo 1 trata: 

a) Da natureza do livro: Uma canção de amor, uma música romântica inspirada por Deus.
b) Do autor do livro: Salomão foi o terceiro rei de Israel, que recebeu sabedoria divina e inspiração do Espírito Santo (I Reis 4:29-31).
c) Da excelência do livro: Uma canção que supera a todas as canções escritas.

II. CONHECER A IMPORTÂNCIA BÍBLICA CONCEDIDA AO AMOR REVELA O QUANTO DEUS VALORIZA ESSE DOM – Cantares de Salomão 1:1

1. A música escrita nesse livro recebe vários títulos: 

a) “Cântico dos cânticos”, título extraído do primeiro verso do livro.
b) “Cantares de Salomão”, por ser um livro totalmente de canções de Salomão.
c) “Cânticos”, apenas para indicar a natureza desse livro bíblico.

2. A música escrita por Salomão em um livro possui introdução, a qual nos oferece importantes informações:

a) A repetição de uma palavra na literatura hebraica, por exemplo, “Cântico dos cânticos”, revela superioridade e supremacia; é uma tradução literal do hebraico que poderia ser traduzido por “Cântico por excelência”, ou “A mais bela das canções”.
b) A repetição “Cântico dos cânticos” indica que, a canção é superior a todas as músicas, sejam seculares ou religiosas.
c) A repetição na frase “cântico dos cânticos de Salomão” aponta para a mais sublime, nobre e importante das 1.005 músicas de composição do homem mais sábio do mundo.

3. A música, que é um poema lírico, é uma canção romântica, um inspirado hino de amor com aplicações a qualquer casal que anseia amar de verdade.

a) O amor é o mais importante dos dons dados por Deus aos seres humanos (I Coríntios 13:1-3, 13).
b) O amor romântico é o mais elevado que o dom do amor pode alcançar, e Deus o valoriza muito.
c) O amor romântico entre marido e mulher é o mais elevado dos elevados relacionamentos humanos, a tal ponto de um livro inteiro na Bíblia ser dedicado a ele.

III. CONHECER O EFEITO DO VERDADEIRO E PURO AMOR NOS ELEVA ACIMA DAS MAIS ALTAS NOTAS MUSICAIS – Cantares de Salomão 1:1

1. Viver o amor é a maior das experiências nos relacionamentos humanos. Em vez de ser algo profano, impróprio e imoral, o romantismo dentro do casamento é o auge do plano de Deus para os relacionamentos humanos.

a) Toda pessoa que ama é romântica, e para tentar expressar seus nobres sentimentos recorrerá à poesia ou à musica, ou a ambos.
b) Toda pessoa que ama profundamente será elevada pelas mais profusas experiências da vida romântica e espiritual.

2. Viver o amor faz o coração encontrar seu caminho, realização e satisfação. O sentido da vida está além do trabalho, dos títulos acadêmicos e dos troféus adquiridos no mundo dos esportes; está na experiência provida pelo amor puro e verdadeiro.

3. Viver o amor em sua forma mais elevada entre marido e mulher significa aproximar-se do Criador, que é amor em Sua essência (I João 4:8). Os dois, homem e mulher, tornarem-se uma só carne no casamento (Gênesis 2:24) significa obter uma experiência divina, que consiste em refletir o caráter dAquele que é um só Deus (Deuteronômio 6:4)  e, ao mesmo tempo, três seres (Mateus 28:19; João 14:25-26). 

APELO:

1. Prepare-se para promover a quem você ama a mais extasiante experiência da vida.
2. Experimente o verdadeiro amor com teu cônjuge em sua forma mais nobre: Aproximando-se de Deus, que é amor.
3. Influencie com exemplo, música ou escrita a outras pessoas a viverem o verdadeiro amor, assim como fez Salomão ao escrever Cântico dos cânticos.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Que Deus e sua infinita bondade binde cada casamento,e dê sabedoria aosconjuges para viverem uma vida de serviço ao Senhor

    ResponderExcluir
  2. Que Deus em sua infinita misericórdia esteja em cada casamento,abençoando cada casal

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: