TOME CUIDADO COM CERTOS LÍDERES RELIGIOSOS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Lucas 11:37-41

1. Nem todo líder religioso é aprovado por Cristo; e isso, o próprio Cristo deixou bem claro em Seus ensinamentos, para que não percamos tempo com eles.

2. Nem todo líder espiritual é enviado de Deus, pois muitos deles são pervertidos por sentimentos e práticas que não têm a assinatura do Céu.

3. Nem todo líder eclesiástico representa a verdade que Deus revelou em Sua Palavra, devemos ficar alertas para não andar pelo caminho da perdição crendo ser ele o caminho da salvação.

I. JESUS REVELA INSATISFAÇÃO FRENTE A SENTIMENTOS PERVERTIDOS DE LÍDERES ESPIRITUAIS – Lucas 11:37-44

A aparência religiosa não é a essência da verdadeira religião. A religião pode ser mascarada para esconder a podridão da alma. A piedade pode ser maquiada para aparentar uma coisa que não é. Precisamos ficar atentos, pois parecer ser verdadeiro não significa de fata ser verdadeiramente religioso segundo Cristo:

1. Jesus mostra indignação quando os líderes espirituais são possuídos pela avareza e a malícia (vs. 37-41).  Buscar purificação apenas de aparência significa querer aparecer ou apenas parecer ser o que não é – como faziam os fariseus. Para Jesus, religião de aparência é insensatez tanto quanto lavar copos e pratos pelo lado de fora, mas deixar sujo o lado de dentro.

2. Jesus desaprova líderes de Sua igreja que ignoram o amor e a justiça, mesmo indo além do que Deus pede em relação ao dinheiro (v. 42). Ser pródigo, generoso e sistemático em formalidades religiosas como os fariseus eram com o dízimo visando esconder o que ignoravam – a justiça e o amor de Deus – era como tentar tapar o sol com a peneira.

3. Jesus revela Seu desgosto quando Seus líderes são dominados pelo orgulho e exibicionismo (vs. 43-44). Buscar a primazia, reservar lugares mais evidentes nas celebrações ou viver pautando-se pelo ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”, não caracterizam os verdadeiros líderes instituídos por Deus em Sua igreja. Orgulho e exibicionismo não são frutos do Espírito Santo. Por isso, pode até parecer interessante, assim como túmulos quando bem cuidados, mas por dentro são pura podridão. 

II. JESUS REVELA INSATISFAÇÃO DIANTE DE ATITUDES PERVERTIDAS DE LÍDERES ESPIRITUAIS – Lucas 11:45-54

Sentimentos deturpados se mostram em atitudes e comportamentos equivocados. Cada árvore produz frutos de sua própria espécie. Por isso, Jesus disse que, pelos seus frutos os conhecereis (Mateus 7:15-18). Lobos disfarçados de ovelhas podem até não parecerem ovelhas, mas agirão como lobos. Fique alerta!

1. Jesus Se entristece com líderes espirituais que exigem dos outros mais do que o próprio Deus (vs. 45-46). Os intérpretes da lei, os professores de teologia da época de Jesus, se ofenderam com Jesus; porém Jesus, com precisão cirúrgica, revelou que eles exigiam demais das pessoas com normas e regras próprias que nem eles mesmos conseguiam praticar em sua totalidade.

2. Jesus censura os líderes espirituais que assassinam para defender suas próprias crendices (vs. 47-51). Ao preservar os erros teológicos dos pais em vez de condenar a geração anterior pelos pecados cometidos, os líderes religiosos se tornam cúmplices dos mesmos erros dos antepassados, acrescentando mais culpas sobre si mesmos.

3. Jesus condena aqueles que se julgam líderes religiosos que escondem a verdade das pessoas (vs. 52-54). Líderes religiosos no caminho da perdição não prestam serviço para o Reino dos Céus. Os interpretes da lei, julgando serem donos da verdade, impediam os candidatos do céu de entrarem pelo caminho da salvação. 

CONCLUSÃO E APELO:

1. Na Bíblia, a atitude de Jesus frente à ousadia e petulância dos líderes religiosos devem nos deixar alerta quanto ao que ouvimos dos lábios dos pregadores e líderes espirituais hipócritas que estão perdidos e não permitem que os perdidos se salvem. Fique longe deles!

2. Nos ensinos de Jesus estão evidentes que os líderes espirituais precisam ser avaliados antes de serem seguidos como líderes, eles podem não te levar pelo caminho com destino ao Céu, mas para a perdição eterna. Portanto, muito cuidado!

3. Nas Sagradas Escrituras, Jesus nos revelou que há sentimentos, práticas e comportamentos que não são aprovados por Ele, pelo contrário, Ele os censura e condena. Então, não sejas cúmplices desses falsos líderes seguindo-os para que não te percas juntamente com eles.
Pr. Heber Toth Armí
 

Postar um comentário

1 Comentários

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: