EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS EM RELAÇÃO À FÉ


INTRODUÇÃO:  

1. A Bíblia é o instrumento de Deus para despertar e desenvolver nossa fé, caso não prestemos atenção às suas orientações, nossa fé irá sofrer as duras, tristes e terríveis consequências.
2. A Bíblia nos alerta quanto ao perigo de naufragar na fé, apostatar da fé, rejeitar a fé, anular a fé e desviar da fé; deixando bem claro que, uma vez salvo, não significa absolutamente salvo para sempre. A fé viva pode vir e tornar-se fé morta (Tiago 2:26).

A carta do apóstolo Paulo ao tímido jovem pastor Timóteo nos adverte quanto aos desafios da fé, deixando evidente a possibilidade de ter experiências negativas em relação à fé:

I. TÊM PESSOAS QUE NAUFRAGAM NA FÉ – I Timóteo 1:19

1. Tem gente que após singrar as águas oceânicas da fé perdem o equilíbrio e cai nas profundezas do mar, atrás de pecados que uma vez perdoados, foram atirados para lá (Miqueias 7:19).
2. Tem gente que, embora tenha sido líderes espirituais, crentes exemplares e deixado grandes legados religiosos, perde todo o encanto por Cristo devido a encantar-se com os prazeres dos catálogos do diabo.

II. TÊM INDIVÍUDUOS QUE APOSTATAM DA FÉ – I Timóteo 4:1

1. Tem gente que, depois de muitos anos crendo na verdade, parece querer aventurar-se nos terrenos encantados dos demônios: Feitiçaria, espiritismo, magia (em livros, seriados/filmes e novelas) abandonando completamente a fé.
2. Tem gente que após experimentar os benefícios da obediência a Deus substituí-a pela “obediência a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”, deixando a verdade pela falsidade, e a santidade pela pecaminosidade.

III. TÊM PECADORES QUE REJEITAM A FÉ – I Timóteo 5:8

1. Aquele que professa uma coisa e pratica outra, que na igreja parece santo mas em casa parece um demônio, nega a fé tornando-se pior que o descrente, incrédulo ou ateu.
2. Aquele que não cuida adequadamente de sua família, que não preza pela prática do evangelho em sua própria casa, “tem negado a fé e é pior que o descrente”.

IV. TÊM SERES HUMANOS QUE ANULAM A FÉ – I Timóteo 5:12

1. Mulheres e também homens viúvos (e também solteiros) que procuram relacionar-se matrimonialmente em jugo desigual, acabam quebrando seu compromisso de fé pelo compromisso com quem não quer nada com Cristo.
2. Mulheres e homens após confessarem amor, lealdade e devoção a Cristo podem anular tudo isso ao amar e comprometer-se com incrédulos, descrentes e ateus, confessando lealdade e devoção mais ao cônjuge incrédulo que a Cristo, o Noivo Celestial.

V. TÊM MUITOS CRENTES QUE SE DESVIAM DA FÉ – I Timóteo 6:10

1. O crente descuidado com as coisas espirituais a qualquer momento poderá desviar-se da fé por dedicar-se aos cuidados com as coisas materiais.
2. O crente que se deixa influenciar pelo amor ao dinheiro experimentará brigas, roubos, desonestidades, cobiças, invejas, ambições, que além de sofrer por tantos males, se desviará da fé, e perderá a “herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder seu valor. Herança guardada nos céus para” os fieis (I Pedro 1:4).

CONCLUSÃO E APELO:

1. Alberto Timm declarou: “Não existe nenhum decreto arbitrário da parte de Deus elegendo alguns para a salvação e outros para a perdição. Cada um é moralmente responsável pelo próprio destino!” (Meditação Matinal: Um dia inesquecível, p. 287).
2. Assim como qualquer descrente pode arrepender-se de seus pecados e tornar-se cristão, qualquer crente pode arrepender-se de ter-se arrependido e voltar atrás em sua jornada de fé. Portanto,

a) Invista diariamente em tua fé para que não percas de vista seus benefícios eternos. O apóstolo Paulo apela: “Aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (I Coríntios 10:12).
b) Invista tempo, atenção e recursos no desenvolvimento de tua fé, estudando a Palavra de Deus, testemunhando de Cristo, orando no Espírito Santo e congregando nos cultos, para que não a negocieis com banalidades e iguarias contaminadas da mundanidade.

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

0 Comentários