UM ERRO LEVA A OUTRO, E ESTE A UM ERRO MAIOR AINDA!


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Gênesis 38:1-30

1. O erro nem sempre parece ofensivo, quando gostamos dele cremos ser inofensivo.
2. O erro parece tão bom que dificilmente quem está errado percebe quão culpado é.
3. O erro precisa ser combatido antes que ele nos destrua, por mais inofensivo que pareça.

Há, na sequência, três grandes erros cometidos por Judá que servem de lições, ou melhor, advertências para cada um de nós na atualidade:

I. PRIMEIRO ERRO: CASAR-SE COM QUEM NÃO SERVE A DEUS ABRE A PORTA PARA QUE A PERVERSIDADE OPERE DESGRAÇANDO TODA A FAMÍLIA – Gênesis 38:1-7

1. A escolha do cônjuge é determinante para a bênção ou falta dela na vida familiar: Judá afastou-se de sua família paterna, envolve-se com uma família pagã, casou-se com uma mulher idólatra, de Canaã e teve três filhos com ela: Er, Onã e Selá. Aparentemente tudo estava indo muito bem sem mesmo consultar a Deus.
2. A escolha para casar deve ser feita mediante consulta a Deus a fim de obter não só resposta e direção, mas principalmente Sua bênção: A nós que vivemos neste mundo maldito pelo pecado, é imprescindível viver sob a soberana bênção divina, o que Judá ignorou.
3. A escolha errada na hora de constituir família afetará terrivelmente a vida dos filhos: A negligência à busca por Deus resultou que o primogênito de Judá cometeu pecados tão graves contra Deus que Deus achou melhor reter-lhe a vida. Como era casado, a lei exigia que o cunhado provesse descendência ao irmão, o qual aproveitou da lei apenas para seu bel prazer. Agindo egoisticamente, jogava seu sêmen fora. Assim, ao brincar friamente com o fogo do pecado, Deus permitiu que se “queimasse”, e morreu. O primeiro erro levou a óbito dois filhos de Judá!

II. SEGUNDO ERRO: ESQUIVAR-SE DE COMPROMISSOS, PROMESSAS, RESPONSABILIDADES E LEIS CIVIS ACARRETAM TERRÍVEIS DIFICULDADES – Gênesis 38:8-23 

1. As leis de cada cultura visam o bom funcionamento da sociedade, ignorá-las promovem adversidades: Diante da viuvez de sua nora sem filhos, Judá deveria ceder outro filho, o que ele fez; como este também morreu, a moça não deveria ficar largada, outro filho deveria dar-lhe descendência, mas Judá mandou a moça para a casa dos pais, prometendo-lhe como esposo seu filho caçula quando crescesse – o que nunca aconteceu; então, o problema apareceu!
2. As leis exigem um compromisso de cada habitante de determinado local, desprezá-las acarretará sérias consequências: As leis não foram feitas para quebrá-las, nem para prejudicar os habitantes de determinada nação, mas para beneficiar as pessoas. Se Judá não tivesse mais filhos, ele (ou um parente próximo) deveria dar filhos a ela; o que não era necessário, pois ele ainda tinha Selá, o filho caçula. Contudo, a lei foi desprezada.
3. As leis negligenciadas são como armadilhas que indivíduos armam para destruir a si mesmos: Ao Judá negligenciar a lei, Tamar teve de criar estratégias para que ela fosse cumprida a fim de que ela não ficasse toda a vida sendo esquecida, abandonada e desprezada. Ela vestiu-se de prostituta, preparando assim armadilha a Judá, o qual caiu direitinho ao ter um caso com ela, engravidando-a sem saber quem era ela.

III. TERCEIRO ERRO: FAZER JUSTIÇA ESTANDO NO ERRO FAZ A ACUSAÇÃO E A SENTENÇA CONTRA OS OUTROS DESMASCARAR A SI PRÓPRIO – Gênesis 38:24-30

1. Quando alguém errado quer fazer justiça, geralmente está querendo ocultar seus pecados: A notícia da gravidez de sua nora fez de Judá um justiceiro querendo queimá-la viva e em público, sendo que a lei apenas exigia apedrejamento caso houvesse adultério ou fornicação.
2. Quando alguém errado exagera na sentença contra outros, está querendo se ver livre da culpa oriunda de sua irresponsabilidade: Acabando com a vida de sua nora Judá via o fim de sua responsabilidade para com ela; por isso, ousadamente, sem titubear, ordenou a morte  dela na fogueira, o que aconteceria muito mais rápido que pelo apedrejamento.
3. Quando alguém culpado acusa alguém errado, sem demora tudo ficará revelado: A máscara cai. A mentira tem pernas curtas, se é que tem alguma perna para fugir e esconder-se. Erros podem ser escancarados a qualquer momento por mais tempo que passe. Pouco antes de sua execução, Tamar revela que Judá é o responsável por sua gravidez, expondo-o ao ridículo! Contudo, parece que essa exposição levou Judá à admissão de seus erros e à restauração de suas faltas.

CONCLUSÃO:

1. Ao permitir que sejamos desmascarados em nossos erros, Deus quer dar-nos oportunidade de corrigi-los.
2. Ao permitir que tragédias nos sobrevenham de nossos erros, Deus quer que vejamos sua inconveniência e os abandonemos.
3. Ao permitir que esse texto esteja em Sua santa e sagrada Palavra, Deus quer advertir-nos a não cair em erros, pois isso leva a outros erros piores e destroem nossa vida.

 APELO:

1. Cuidado ao casar-se para não escolher cônjuge que não serve a Deus.
2. Fique atento para não esquivar-se de tuas responsabilidades civis para que não sofras as consequências.
3. Fique esperto para não cometer erros para depois tentar remediá-los com justiça severa, pois será revelado como um ato mais errado que o primeiro.

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Bons conselhos, partindo de exemplos bíblicos e trazendo para os dias atuais. Nos dias que se seguem, sabemos que cada ato impensado, acarreta consequências! Escolhas de relacionamentos fora do padrão Cristão, nos dias atuais, está pior!
    Que o Senhor possa sempre nos guiar na escolha certa! Gostei da Matéria!

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: