quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ENVOLVA-SE COM DEUS, ELE TE GUIARÁ COM ÊXITO


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Daniel 1:1-21

1. Injustiças sobrevêm aos justos devido à existência dos injustos: Daniel era um jovem fiel a Deus, mas foi levado cativo com os infiéis israelitas pelas mãos dos infiéis babilônicos.
2. Injustiças tornam a vida imprevisível até às pessoas mais justas: Daniel e seus três amigos foram firmes diante da imprevisibilidade da vida.
3. Injustiças podem ser superadas ao viver para glorificar a Deus: Daniel é um exemplo de um verdadeiro servo de Deus que não cedeu em nada para o mal e saiu vitorioso. Ele deixou a rota do sucesso!

I. NÃO IGNORE A VONTADE DE DEUS, AINDA QUE TENHAS DE IGNORAR A VONTADE DAS PESSOAS – Daniel 1:1-8

Ainda que outros judeus tenham ignorado a vontade de Deus cedendo às vontades humanas dos egípcios, isso não se deu com Daniel, Hananias, Mizael e Azarias.

1. Para viver a vontade de Deus num mundo hostil é mister o equilíbrio: Nem tudo é mal ou errado no mundo. Daniel e seus amigos não empacaram nem foram teimosos ou rebeldes no exílio. Estupidez, grosseria e arrogância diante da oposição não resultam em solução.
2. Para cumprir o ideal de Deus é fundamental a perseverança e a ousadia: Com intrepidez, mas com educação, os quatro servos fieis de Deus mostraram suas firmes e decidas resoluções. Pessoas determinadas e convictas geralmente são ouvidas.
3. Para fazer a vontade de Deus diante da pressão humana precisa-se sabedoria: Daniel e seus amigos souberam lidar com respeito em relação ao seu “dono”, sem vacilar em seu coração que pertencia a Deus – essa sabedoria alcança vitórias diante de grandes obstáculos.

II. NÃO PERMITA QUE SITUAÇÕES ADVERSAS TE OBSCUREÇAM A MENTE, AINDA QUE TUDO AO TEU REDOR SEJA TENTADOR – Daniel 1:4, 5, 9-10

Daniel e seus amigos eram nobres em Israel, mas Babilônia fez deles escravos. Revoltados poderiam rebelar-se ou ceder diante de toda pressão e autoridade humana; porém, eles surpreendem com suas atitudes.

1. Se sendo fiel fores injustiçado por culpa do pecado de outros, não desonres a Deus: O exílio babilônico dos judeus era resultado de terem abandonado a Deus. Mas nem por isso Daniel e seus amigos se indignaram com Deus por ter permitido que eles também sofressem as consequências.
2. Se a maioria de teus amigos e irmãos de fé afrouxarem, permaneça firme: Eram apenas quatro fieis rodeados de uma multidão de infiéis, idólatras e politeístas; mas, eles não se deixaram influenciar-se por nenhum deles. Deus os abençoou!
3. Se te honrarem com a melhor comida, é melhor cuidar para não desonrar a Deus: Os fieis servos de Deus foram escolhidos para operar no palácio do mais poderoso país do mundo, onde comeriam até mesmo da comida do rei. Estas vantagens não são suficientes para iludir àqueles que conhecem as vantagens de serem servos do Rei dos reis.

III. NÃO PERMITA QUE NADA OFUSQUE TEUS OLHOS DAS VANTAGENS DO COMPROMISSO COM DEUS – Daniel 1:10-21

As impurezas deste mundo, por mais nobres que sejam não se comparam com as riquezas que Deus oferece àqueles que são puros. Daniel e seus amigos determinaram-se não deixar-se contaminar com as coisas deste mundo, mesmo estando no mundo.

1. A vida não consiste em lamentar, reclamar e criticar (isso leva ao fracasso), mas em glorificar a Deus: Daniel e seus amigos nos mostram que a questão não é o que nos fizeram (injustiça, pressão, etc.), mas o que faremos com aquilo que nos fizeram.
2. A vida não consiste em chorar e isolar-se quando há injustiça e opressão, mas exaltar a Deus em qualquer situação: Deus honra a quem O honra. Ele cuida dos que se comprometem genuinamente com Ele. Ele auxilia nos momentos difíceis.
3. A vida não consiste em honrar a si mesmo, mas honrar ao Deus que honra a fé de Seus servos: Daniel e seus amigos foram recompensados por Deus não apenas sobressaindo-se aos demais sábios da corte babilônica, como também permanecendo até depois da queda da megalomaníaca Babilônia.

CONCLUSÃO:

1. Fazer a vontade humana pode compensar muitas coisas, mas no fim, as desvantagens são maiores – os babilônios perderam tudo. Fazer a vontade de Deus pode custar muitas coisas, mas a vitória é certa – Daniel é prova disso.
2. Fazer a vontade de Deus fará com que pressões e tentações sobrevenham para te opor; mas se tua fé for maior, Deus te recompensará. Deus pode reverter toda e qualquer situação de dor.
3. Fazer um compromisso com Deus e preservá-lo diante de qualquer situação, mudará maravilhosamente a tua vida, com indescritíveis vantagens sobrenaturais no presente e, principalmente, no futuro.

APELO:

1. Dedique-se a servir a Deus como fez Daniel e seus amigos, pois não tem coisa melhor.
2. Empenhe-se em honrar a Deus como fez Daniel e seus amigos, pois não há maiores vantagens.
3. Espere, confie e dependa de Deus assim como fez Daniel e seus amigos, pois só assim o futuro é de grandes vitórias e sucessos: O Céu é o destino dos fieis!
Pr. Heber Toth Armí

2 comentários:

  1. Muito bom! Adorei a mensagem.
    Trás um conforto saber estas coisas :)

    ResponderExcluir
  2. Pr. as mensagens postadas tem enriquecido a minha vida e me ajudado a preparar meus estudos. São muito bons. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda:

Postagens mais acessadas nesta semana