SAUDAI-VOS COM ÓSCULO SANTO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Romanos 16:16
“Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam”. Ósculo é beijo. A ordem aqui é que os membros das igrejas de Cristo saúdem uns aos outros com beijo. Para muitas pessoas esse texto é uma afronta contra a masculinidade. Será?
1. Por que o apóstolo Paulo ordena saudar com ósculo santo?
2. Por que o Espírito Santo incluiu tal imperativo na Bíblia?
3. Por que é importante estudar sobre ósculos santos?

I. UM PRINCÍPIO NÃO PODE SER ALTERADO OU NEGLIGENCIADO – Romanos 16:16
1. Um princípio transcultural presente no texto: “Saudai-vos uns aos outros”. A igreja é composta de pessoas que se amam, ou deveriam amar-se; por isso, a saudação e o cumprimento entre os membros são essenciais. Saudar uns aos outros não é opção, é uma ordem bíblica universal, transcultural. Um mandamento, uma ordem divina é um princípio.
2. Um princípio não deve ser alterado ou ignorado: Todo princípio bíblico é útil para o desenvolvimento e a sustentação da igreja. O princípio da saudação não deve ser jamais ignorado, deve sempre ser observado por cada membro do corpo de Cristo. Saudar uns aos outros é um preceito da mutualidade cristã.

II.  UM COSTUME LIGADO AO PRINCÍPIO PODE VARIAR COM O TEMPO E A CULTURA – Romanos 16:16
1. Um costume presente no texto com um significado teológico: “Saudai-vos... com ósculo...” Na sinagoga e posteriormente na igreja cristã a saudação era os homens beijando homens na face e mulheres beijando mulheres. O beijo era utilizado na época para evidenciar o amor cristão na comunidade. O amor é a essência do caráter de Deus, e, a característica principal de quem O conhece.
2. Um costume pode variar segundo a cultura, mas o emblema da saudação deve existir: Saudar com ósculo é uma das maneiras de saudar, a qual pode variar de cultura para cultura. Enquanto que a ordem é universal (“saudai-vos”), a forma, porém, é cultural. Dependendo da cultura a saudação é com beijos, abraços, apertos de mãos, inclinação do corpo para frente, etc. Não importa a forma, sempre devemos expressar atenção e simpatia uns aos outros em todos os lugares.

III. UM EMBLEMA DE AMOR SANTO DEVE CARACTERIZAR TODAS AS IGREJAS DE CRISTO – Romanos 16:16
1. A saudação cristã deve ser sincera: A igreja deve se caracterizar pelo amor, carinho e atenção de uns para com outros. Desta forma, esse amor cristão pelas pessoas é o que nos impulsiona a cumprimentá-las com sinceridade. O cristão não é frio, indiferente e desatento, pois uma fervorosa comunhão cristã caracteriza o amor de Cristo no coração.
2. A saudação deve ser santa para simbolizar o amor de Cristo compartilhado: O beijo jamais deveria ser malicioso, mas santo. A saudação não deve ser hipócrita, pois desta forma falsifica o amor de Cristo. Nunca deve haver fingimento na saudação, mas interesse genuíno em compartilhar o amor de Cristo uns aos outros sempre. Independente da forma emblemática, a saudação deve ser de profunda afeição cristã.

CONCLUSÃO:
1. A saudação é um princípio universal que deve ser praticada em todas as igrejas de Cristo: Embora a maneira de saudar seja cultural, o princípio é o mesmo: “Saudai-vos uns aos outros”. Todo cristão deve ser atencioso e caloroso no trato de uns para com outros em todo e qualquer lugar, seja no mercado, na rua, no trabalho, na escola ou na igreja.
2. O ósculo santo é o emblema do princípio da saudação que deve ser alterado conforme a cultura: Em alguns países causa escândalo dar beijos, pois existem outras formas de cumprimentar-se. Embora o emblema varie com o tempo e a cultura, praticá-lo sem malícia e sinceridade é a maneira de viver o princípio descrito no texto.
3. A saudação prática deve fazer parte da vida de cada membro da igreja de Cristo no mundo inteiro: A saudação do cristão, além de ser verbal, deve ser visível e palpável. Desta forma, o mundo inteiro verá evidências do amor de Cristo presente na Sua igreja.

APELO:
1. Saúdem uns aos outros olhando nos olhos expressando sincera atenção.
2. Saúdem uns aos outros com um forte abraço ou um singelo aperto de mão.
3. Saúdem uns aos outros demonstrando profundo o amor fraternal que vem do Céu.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

28 Comentários

  1. Eu vejo no mundo sécular,os homens dizendo,que lei não se discute,se cumpre,isso é,obedece.Isso
    sendo a lei dos hmens,e ordenãnças de um magistrado.Eu entendo,que muito mais digno de consideração,são os mandamentos,do Senhor Jesus,
    crendo, que tudo que os Apóstolos,escreveu,como doutrina para a igreja,foi expirados pelo Espirito Santo.E ainda penso que não se pode tais
    praticas ser visto como cultura,ou costume local.A bíblia fala na uniformidade da igreja,
    como da palavra de Deus.Portanto o cristão,só deveria preocupar em saber,se tais doutrinas são neo testamentarias.e aceitá-las de bom grádo.E
    deixar que o Espirito Santo,nos dê o entendimento
    que precisamos adquirir-mos.Costumes e cultura,não se prega.Pois eles já existem,e são vivido por toda sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Deus que te abemçoi irmao jose foi otimo o seu comentario nao preciso nem falar muito assino em baicho argeu lucas barbosa
    uegra_sacul@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Deus que te abemçoi irmao jose gostei muito do seu comentario nao presisa nem falar muito e isso ai mesmo o senhor nos guiara em toda verdade pelo Espirito santo da graça muito bom gostei do comentario

    ResponderExcluir
  4. gostei do seu comentario. a biblia nao e de particular entendimento jesus cristo deu seu sangue,sua vida,fez o bem e em troca recebeu o mal para deixar a sua doutrina, seus ensinamentos para nos da o direito de um dia entrarmos no ceu. devem ser cumpridos abçs

    ResponderExcluir
  5. Olá! e a paz do Senhor Jesus a todos!! só lembrando que ósculo sempre foi uma tradição existente em meio aos judeus e ósculo santo era simplesmente para diferenciar o individuo convertido pq para paulo os convertidos eram santos então ele dizia levantando mãos santas isso não quer dizer que é um mandamento oscular, mas sim o de se cumprimentar!! agora eu deixo a minha pergunta aonde tem dentro da bíblia alguém apertando as mãos de alguém?pois a bíblia mesmo diz: não esteja entre aqueles que apertam as mãos!! é! aperto de mãos era somente para concretizar um acordo,compra,empréstimos e etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz Aquilis, verdadeiramente as coisas espirituas so se intende estando no Espirito, parabens!!!! Nota- que vc vive no Espirito.

      Excluir
    2. e o único beijo no rosto foi a traição de judas,então isso era tradiçao e não mandamento para as igrejas futuras

      Excluir
  6. O articulista pesquisou, fundamentou e por fim distorceu a doutrina apostólica que o próprio Jesus praticava, esse é o problema das igrejas evangélicas em geral, conhecem o firme fundamento cristão e seus preceitos e não o praticam sob a alegação que se trata apenas de usos e costumes de época, a mesma coisa acontece com o uso do véu, sabem que é mandamento, conhecem os fundamentos e preferem ignorá-lo para que haja o império dos costumes pagãos entre os cristão, e ainda combatem que pratica esses mandamentos, até quando havera covardia doutrinária? Dr. Zick

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO COM O NOSSO IRMÃO ANÔNIMO, SE VOSSE COSTUME DE CADA CULTURA, O APÓSTOLO PELA SABEDORIA DIRIA APENAS SAIDAI-VOS E NÃO ESPECIFICARIA COM SANTO ÓSCULO. OU POR VENTURA BATISAI-VOS, FAZEI-VOS ISTO EM MEMÓRIA DE MIM (A SANTA CEIA), ARREBENDEI-VOS,NÃO COMEIS CARNE SUFOCADA NEM SANGUE, VISTO QUE EM ALGUMAS CULTURAS SE COME O SANGUE. ORA! TUDO ISTO ESTÁ COMO MANDAMENTO, POIS SE ESTIVESE COMO CULTURA DE CADA REGIÃO, E PORTANTO PODENDO SER PRATICADA OU NÃO, ONDE ESTARIA A UNIDADE DOS MANDAMENTOS, DA IGREJA, DA FÉ E DE CRISTO, VISTO QUE SOMOS UM SÓ CORPO E JESUS A CABEÇA DA IGREJA, PODE POR VENTURA UM MESMO CORPO COM SEUS MENBROS LIGADOS ENTRE SI FAZER ALGO QUE NÃO É DELE, MAS APENAS PARTE DE UM TODO, TENHAMOS A LUZ DO DICERNIMENTO DADO PELO ESPÍRITO SANTO.

    ResponderExcluir
  8. Uso do véu, ósculo santo etc, não é bom para o negócio, pois afugenta os fregueses. Então é só trocar por um aperto de mão e pronto. Não espanta os peixes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce é ateu nao devemos nen te ouvir a graca nao esta atraz de crientes o dizimo é do tempo da lei cristo ja veio a lei é passada

      Excluir
  9. Falou tudo, porque a maioria da igrejas evangélicas foram fundadas para negociar a palavra de Deus, enriquecendo os pastores que comem a gordura e se vestem da lã das ovelhas, não querem compromisso com a verdade, distorcendo as doutrinas bíblicas, ensinando aos simples, doutrinas e preceitos humanos, mas aqueles que pede a guia de Deus e as revelações divinas, não ficarão confundidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As igrejas pentecostais ou de outras denominações, são mantidas pela fé dos humildes que lá frequentam, dos que verdadeiramente são tementes a Deus. A igreja existe, não para oferecer entretenimento, encorajar vulnerabilidade, melhorar a auto-estima ou facilitar amizades, mas, para adorar a Deus.

      Excluir
    2. A maioria nao quase todas so uma escapa cristo disse so um verdadeiro

      Excluir
  10. Só apertar as mãos e pregar o que é bom aos ouvidos.É assim que funciona para a maioria das igrejas. Talvez se a leitura da bíblia fosse mais praticada as pessoas se enganariam menos. Ir morar na mansão celestial não é tão simples assim. Não dá pra servir a Deus e ao mundo.Não se enganem. A maioria acha que é só pagar um dizimo e pronto.O Deus vivo não precisa de dinheiro, ele é dono do ouro e da prata. ( Dá a César o que é de César e a Deus o que é de Deus) A maioria das obras que se falam por aí são apenas material, Deus me deu isso, me deu um carro ,me deu emprego e as obras espirituais???

    ResponderExcluir
  11. Nota 10.. Irmão anonimo..

    ResponderExcluir
  12. A credito que julgar todas Igrejas não seja algo que agrade a Deus .
    Deus não busca essas questões que os seres humanos buscam cada um com sua doutrina esquecendo de praticar o amor que Deus quer ame seu próximo
    como a ti mesmo estou certo de que vivemos brigando em quanto deveríamos nos unir é fazer a diferença como cristão ajuda o nesse citado é amar nosso irmão. quem faz acepção de pessoas somos nos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, as denominações estão tirando o foco da coisa que é levar o evangelho a todas as criaturas, e e pararem de miminice. Gente tá na hora do povo de Deus despertar, pois em quanto as congregações brigam entre si, muitas almas estao perecendo sem ouvirem do amor de Cristo. Quem tem irmãos que sejam casados e também casado e tem o seu próprio lar, sabem que mesmo sendo filhos de um so pai, cada um tem a sua própria regra em sua casa, mas isso não deixam de serem irmãos. Quem acha que devem beijar, beije, mas não critique quem não beija, ou vice-presidente verso. O nosso galardão não será por isso, mas pelo o que temos feito para o reino de Deus. Deus abençoe a cada um de nós.

      Excluir
  13. ENFIM APROVO A TODOS OS COMENTÁRIOS,MAIS EXISTE UM PARAGRAFO QUE O PROFETA PAULO DIS :::: NÃO TENHA VERGONHA DE DEUS , TUDO QUE FIZERES ,FARÁ EM NOME DELE....E HOJE A MAIORIA COMO DISSE NOSSO IRMÃO ...SÃO PAGÃOS, PAGÃOS SÃO AQUELES QUE CONHECE A LEI DE DEUS PAI TODO PODEROSO MAIS NÃO A COMPRE-AS CONFORTE É DITO...NO MAIS DEUS ABENÇOE A TODOS E CONTINUE ESTUDANDO AS PALAVRAS DE DEUS, POIS SEM ELA NÃO CHEGAREMOS A LUGAR NENHUM..... QUE A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJAM COM TODOS NOS AMÉM....

    ResponderExcluir
  14. A paz irmãos meu nome é ramiro
    Estou muito feliz ao ver os comentarios dos irmãos pois edifica a fé da gente fiquem na santa paz Deus oa bençoe...

    ResponderExcluir
  15. o apostolo paulo homem santo escolhido por Deus e inspirado pelo espirito santo escreveu; a letra mata, e e isso que contese com as pessoas que buscam o entendimento humano, e nao esperam que o espirito santo os guie, mostram a palavra como estar escrita e ensinam distorcendo os ensinamentos de Deus, mais o verdadeiro cristao e aquele que segue as doutrinas de cristo e nao dos homens (antonio)venezavigens@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. tambem temos encinametos de doutrina em 1 corintos o titulo diz como as muleres devem apresentar-se na igreja nos fala sobre o uso do veu
    mais encinaram as irmaes que o veu se rasgou mas nao diceram qual veu rasgou-se, pois as pessoas que pregam o evangelio com fins financeiro pouco estar ligando para o cumprimento das doutrinas nem slvaçao de auguem ou a dele proprio, (leiam a biblia com atençao para nao cerem enganados), cristo estar voltando, ora vem senhor jesus,

    ResponderExcluir
  17. os mandamentos contidos nas epístolas de Paulo não eram cultural, mas para serem seguidos por toda a humanidade. É claro que não é o ósculo que salva ninguem, mas como o próprio apostolo diz, nós não somos contencioso, nem as igrejas de Deus. Se Paulo assim escreveu, não temos que contender se é cultural ou não, devemos cumprir.

    ResponderExcluir
  18. Querido Pastor Heber. A respeito do ásculo santo, eu concodo com você quando se a a frase fosse somente"saldai-vos uns aos outros".Então essa saldação pode mudar de cultura para cultura, pois saudação realmente tem as mais diversas formas de fazer....Mas na bíblia cita " com ósculo santo", nesse caso está especificado o tipo de saudação. Embora eu concorde que em alguns paises o beijo na face de um outro homem é um tabu. Mas não podemos modifica-las se está explicito na bíblia. Minhas palavras são opiniões e as escrevo com amor. Não entenda como crítica e sim um ponto de vista. Deus o abençõe.

    ResponderExcluir
  19. A CCB e a prática do ósculo santo – (só entre os membros do mesmo sexo)
    A Congregação Cristã no Brasil insiste em adotar costumes, como é o chamado ‘ósculo santo’ (Romanos 16.16), pensando com isto estar em posição espiritual superior aos outros. O que dizer?
    Defesa do Evangelho – o ósculo era uma maneira comum de saudar no Oriente, muito antes do estabelecimento do Cristianismo, e tem servido como parte da expressão judaica em suas saudações, tanto nas despedidas como também na forma de demonstração geral de afeto (Gênesis 29.11; 33.4). Também parece ter sido um sinal de homenagem entre os israelitas (1Samuel 10.1).
    O ósculo era um costume da época em que viveram os primitivos cristãos. Naturalmente que era usado sem abuso, mas simplesmente entre os familiares, quando se despediam para longas viagens, como algumas famílias o fazem ainda hoje. As referências que encontramos nas epístolas: “Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo” (Romanos 16.16; 1Coríntios 16.20; 2Coríntios 13.12; 1Tessalonicenses 5.26; 1Pedro 5.14) têm o mesmo sentido de uma saudação nossa, quando escrevemos a pessoas íntimas e pedimos para dar um beijo nas crianças e um abraço neste ou naquele.
    Era um costume da época, como o nosso hoje, saudar uns aos outros com um aperto de mão. O ósculo não é colocado como uma doutrina ou ensinamento, mas apenas como um gesto de cordialidade, que deveria e deve haver entre os irmãos. Em nossas o povo é livre para saudar, não frisamos o ósculo pelo fato da inconveniência.
    A Bíblia nos ensina evitar a aparência do mal (1Tessalonicenses 5.22). Na nossa sociedade, homem beijando homem é um tanto escandaloso, sendo reflexo de uma prática homossexual. Não queremos causar escândalos a ninguém (Romanos 14.13) e por isso evitamos a prática do ósculo. Também é mostrado que essa prática do ósculo não era prática somente entre homens ou somente entre as mulheres, mas sim entre todos os irmãos independentemente do sexo. Para o apóstolo Paulo todos eram iguais perante Deus, não havendo homem ou mulher (Gálatas 3.27-28).
    Quando indagamos a causa dessa segregação, dos homens beijarem homens, e as mulheres beijarem mulheres, a resposta é: por causa da malícia. Ora, se há malícia, deixa de ser um ósculo santo.
    Ademais disso, os membros da CCB, para serem coerentes, deveriam saudar-se nas ruas com ósculo santo, pois assim faziam os primeiros cristãos. Mas não o fazem, porque o consideram inconveniente. A bem da verdade, essa prática está sujeita a malícias se tornando indiscreta para o povo de Deus hoje em dia! Através da história da igreja, verificamos que alguns usos antigos entraram como bagagem, e agora são matéria dogmática, quando, na verdade, não passam de costumes de ordem puramente exterior e sem qualquer valor espiritual.
    Entre alguns grupos de cristãos, quem não faz uso do beijo não tem amor. Entretanto, Judas saudou Jesus com o ósculo e o trazia no coração a traição. Em Hebreus 13.1 lemos “permaneça o amor fraternal”. Pode haver amor fraternal sem o beijo, e pode haver beijo sem amor.
    Para os que congregam na CCB, o ósculo é lei, é ordem, é dogma que deve ser usado em todos os cultos, em todas as reuniões: é lei, por isso têm de se beijarem uns aos outros. Como se vê, o ósculo não tem a força de lei que alguns lhe querem dar. Não há nas referências das Epístolas qualquer mandamento, ou dogmatismo, era simplesmente uma referência afetuosa. Quando Paulo fez menção do ósculo santo, é claro que foi para traduzir seu afeto por todos a quem se dirigia, e não para encontro forçado de rostos, coisa que tratam de ósculo santo! O ósculo pode traduzir boas ou más intenções; pode ser reverente ou profano, fictício ou real, porém mais clara que tudo é esta recomendação do apóstolo, não acerca do ósculo, mas em relação ao amor: “Permaneça o amor fraternal” (Hebreus 13.1).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão em Cristo Jesus, a respeito dessa doutrina respondo com sinceridade baseando-se somente no texto bíblico que Paulo disse aos romanos16:16,17,18;Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo.A igreja de Cristo vos saúdam.E rogo vos,que os que promovem dissensões contra a doutrina que aprendestes,desviai-vos deles.Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo,mas a seu ventre;e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos símplices.E isso é um mandamento cristão e não somente costume pois o próprio apóstolo Paulo era contra os costumes da lei,em todas suas cartas isso deixa muito claro por isso se tornou apóstolo dos gentios,e ele mesmo disse;considei-vos irmãos que os mandamentos que vos passo não vem de mim mesmo mas sim do Pai pela graça dr nosso Senhor Jesus Cristo.
      E a respeito da congregação, não é lícito julgarmos o que não conhecemos,pois eles não sr classificam como evangélicos mas como cristãos pois sua doutrina lhes foi passada pelos Valdenses (cristãos primitivos de antes da reforma protestante)pelo crente italiano Luigi Francesconi,por isso peço a todos que antes de dizer "se dizem superiores",estudem a história da igreja de Cristo Jesus da época apostólica até a reforma e aí sim tirem suas conclusôes baseando-se em fatos reais comprovados históricamente e não saiam falando somente o que ouvem de outras pessoas,se fizerem isso tenho a certeza de que o Senhor Nosso Deus,lhes abrirá vosso entendimento e então vós saberão que não são os cristãos que são superiores mas os protestantes"evangélicos",que se fazem de inferiores,saúdo o irmão na paz do Senhor Nosso Deus,e que a graça do Senhor Jesus Cristo preencha o vosso coração,amém .

      Excluir
    2. SÓ UMA PERGUNTA QUE EU NÃO ENTENDI DIREITO ?? A CCB A SUA URIGEM , NAN VEIO DOS PROTESTANTE? O AFUNDADOR DA CCB FRANSCICON , NÃO TINHA VINDO DAS RAMIFICAÇÕES , DOS PROTESTANTISMO, POI OS VALDENCES VEIO DEPOIS DE MARTINHO LUTERO????!!!!!

      Excluir
  20. Péssima resposta tirada de um livro da CPAD. Precisa buscar mais a Deus para ter entendimento nas sagradas escrituras. Se hoje a CCB não saúdam homem com mulher não foi pela malicia entre os irmãos de fé, e sim pessoas de má fé que não são membros ir ao culto para querer saudar as irmanzinhas. Da mesma forma homem senta de um lado e mulheres do outro pq no início da obra de Deus, pessoas não membros só iam com o interesse de sentar do lado das irmãs para conversar ou mal intensionados.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: