terça-feira, 22 de novembro de 2011

APRENDENDO COM A EXPERIÊNCIA DE SIMÃO CIRINEU



INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Marcos 15:21
1. Simão era de Cirene: representa a todos aqueles que buscam a Deus.
2. Simão era pai de família: representa a todos aqueles que se preocupam com a espiritualidade da sua família.
3. Simão vinha do campo: representa a todos aqueles que deixam o trabalho para ir à igreja.

I.  NO CRISTIANISMO HÁ CRUZ PARA CARREGAR – Marcos 15:21
1. Simão carregou a cruz dele mesmo que estava com Jesus, mas Jesus tomou seu lugar ao morrer.
2. Simão representa a cada um de nós, Jesus morreu na cruz por nós, mas devemos carregar a cruz (Marcos 8:34).
3. Simão foi obrigado a carregar a cruz, todos nós devemos negar nossa vontade e tomar a cruz para seguir a Jesus.

II. NO CRISTIANISMO TODOS DEVEM TER PARTE NA OBRA DE CRISTO – Marcos 15:21
1. Simão participou do sofrimento de Cristo ao carregar a Sua pesada e ensangüentada cruz; por isso seu nome foi registrado nas páginas sagradas do livro de Deus – a Bíblia.
2. Simão representa a todos os bem-aventurados que participam dos sofrimentos de Cristo para depois participar da alegria da revelação de Sua glória (I Pedro 4:13-14).
3. Simão representa a todos aqueles que se empenham na obra de Cristo aqui neste mundo fazendo alguma coisa em favor do Mestre, pois Deus não olha as grandezas de nossos feitos, mas a sinceridade de nosso coração.

III. NO CRISTIANISMO É NECESSÁRIO TER CORAGEM PARA AGIR – Marcos 15:21
1. Simão teve de ter coragem para tomar parte de um evento que ele nem entendia muito bem: ajudar Àquele que era o alvo de tremenda zombaria e escárnio.
2. Simão representa todo aquele que enfrenta a pressão por ser cristão e precisa de coragem para agir em nome de Cristo.
3. Simão representa os cristãos que não se envergonham de Cristo mesmo que tenha que ser humilhado para fazer a Sua obra, mas Jesus honrará a estes (Marcos 8:38).

CONCLUSÃO:
1. Simão Cirineu foi a Jerusalém a participar da Páscoa e foi transformado ao encontrar-se com o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Assim cada um que buscar a Deus de coração terá um encontro com Seu próprio Filho que morreu na cruz.
2. Simão Cirineu levou seus filhos (Alexandre e Rufos) e sua esposa ao Evangelho e se tornaram ajudantes de Paulo na missão evangelística (Romanos 16:13). Assim também cada pai de família deve se preocupar com a salvação daqueles que Deus deixou sob sua responsabilidade.
3. Simão Cirineu tem o nome gravado na Bíblia, o livro de Deus, para motivar aos que serão perseguidos por não adorarem a besta por terem o nome no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:18).

APELO:
1. Tome a tua cruz e siga a Cristo.
2. Tome parte da obra de Cristo.
3. Tome coragem para agir por Cristo. 
Pr. Heber Toth Armí

10 comentários:

  1. muito bom a distincao da menssagem nos fasendo nos lembrar do homen que literalmente participou dos sofrimento parcial de jesus nos estimulando espiritualmente afasermos o mesmo por amor a cristo jesus o rei da gloria a paz do senhor que deus cotinui aumentando seu conhecimento sabedoria e disernimento deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Carregar a crus hoje é nos compadecer do sofrimento dos outros...é assumir o nosso SER CRISTÃO, é olha para o outro e ver Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esta mensagem ouvi ontem com pregador que a copiou,muito boa que Deus continue te inspirando a escrever mensagens como esta,Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Aprendi muito agora com esse ensino!!!

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz amado Pastor
    me tire uma duvida. Na sua mensagem nos mostra Simão como um homem que se empenhava para fazer a obra de Deus, mas no texto de Marcos 15.21 diz assim: "E obrigaram certo Simão, cireneu...". Qual seria a explicação correta para o ato de Simão? Um homem empenhado ou um homem forçado?

    ResponderExcluir
  6. Deus sempre providencia um Simão para nos ajudar a levar a cruz.

    ResponderExcluir
  7. Alguns detalhes bem interessantes permeiam esta historia.
    O fato de ele vir do campo, significa que, no exame que os rabis faziam aos 12 anos, Simao foi reprovado, pois caso contrario ele nao viria do campo, mas ja estaria aprendendo aos pés de um sacerdote, sendo discipulo dele. Pois o que fora rejeitado pelos religiosos judeus, foi aquele que Jesus recebeu no seu momento de sacrificio.
    Outro ponto importante é o fato de Simao estar passando por ali. Suas vestes eram brancas, pois ia para a cerimonia de purificação, onde as pessoas iam com uma roupa toda branca na expectativa de terem-na salpicadas com o sangue do cordeiro sacrificado na Pascoa, para então ter os pecados anuais perdoados por Deus. Ele foi a procura de um perdao limitado, e pode conhecer aquele cujo sangue lhe manchou as vestes, que lhe ofereceria perdao perfeito... e por aí vai... é uma historia riquissima quando analisada no seu contexto.
    Graça e paz...

    ResponderExcluir
  8. Sem palavras! Deus fez deste dia (hoje) um momento de muita inspiração e aprendizado. Confesso que sou pecador. Mas desejo encontrar-me com Cristo. Desejo isso, principalmente, ao povo de Recife, minha cidade. A todo instante empecilhos e obstáculos se contrapõem a mim, porém recebo constante força do meu Mestre. Nunca entendo completamente o que Deus veem desejado para mim, mas sei que é o melhor. "Deus é capaz!" Á todos deixo duas músicas: Hillsong united - Here i am to worship e Hoje livre sou. Uma abraço e guarde a fé!

    ResponderExcluir
  9. muito enteressante isto.pena que padres desviam as pessoas de cristo para os ''santos'' . jesus e o santissimo. nos todos nascemos santos mas nem sempre exercemos a santidade .jesus curou e fez milagres atraves dos vivos henao dos mortos.se existe alguma coisa atraves de imagem ou escutura nao e de Deus.nao devemos nos esquecer que o diabo era um anjo de luz ele tambem tem poder em medicina.jesus e o unico entercessor de nos e nao existe outro qualquer , leia a biblia e descubrira q imagem escutura e proibido por Deus. eu preciso de jesus!!!

    ResponderExcluir

Dê seu parecer. Elogie ou critique respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda:

Postagens mais acessadas nesta semana