APRENDENDO COM A EXPERIÊNCIA DE SIMÃO CIRINEU



INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Marcos 15:21
1. Simão era de Cirene: representa a todos aqueles que buscam a Deus.
2. Simão era pai de família: representa a todos aqueles que se preocupam com a espiritualidade da sua família.
3. Simão vinha do campo: representa a todos aqueles que deixam o trabalho para ir à igreja.

I.  NO CRISTIANISMO HÁ CRUZ PARA CARREGAR – Marcos 15:21
1. Simão carregou a cruz dele mesmo que estava com Jesus, mas Jesus tomou seu lugar ao morrer.
2. Simão representa a cada um de nós, Jesus morreu na cruz por nós, mas devemos carregar a cruz (Marcos 8:34).
3. Simão foi obrigado a carregar a cruz, todos nós devemos negar nossa vontade e tomar a cruz para seguir a Jesus.

II. NO CRISTIANISMO TODOS DEVEM TER PARTE NA OBRA DE CRISTO – Marcos 15:21
1. Simão participou do sofrimento de Cristo ao carregar a Sua pesada e ensangüentada cruz; por isso seu nome foi registrado nas páginas sagradas do livro de Deus – a Bíblia.
2. Simão representa a todos os bem-aventurados que participam dos sofrimentos de Cristo para depois participar da alegria da revelação de Sua glória (I Pedro 4:13-14).
3. Simão representa a todos aqueles que se empenham na obra de Cristo aqui neste mundo fazendo alguma coisa em favor do Mestre, pois Deus não olha as grandezas de nossos feitos, mas a sinceridade de nosso coração.

III. NO CRISTIANISMO É NECESSÁRIO TER CORAGEM PARA AGIR – Marcos 15:21
1. Simão teve de ter coragem para tomar parte de um evento que ele nem entendia muito bem: ajudar Àquele que era o alvo de tremenda zombaria e escárnio.
2. Simão representa todo aquele que enfrenta a pressão por ser cristão e precisa de coragem para agir em nome de Cristo.
3. Simão representa os cristãos que não se envergonham de Cristo mesmo que tenha que ser humilhado para fazer a Sua obra, mas Jesus honrará a estes (Marcos 8:38).

CONCLUSÃO:
1. Simão Cirineu foi a Jerusalém a participar da Páscoa e foi transformado ao encontrar-se com o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Assim cada um que buscar a Deus de coração terá um encontro com Seu próprio Filho que morreu na cruz.
2. Simão Cirineu levou seus filhos (Alexandre e Rufos) e sua esposa ao Evangelho e se tornaram ajudantes de Paulo na missão evangelística (Romanos 16:13). Assim também cada pai de família deve se preocupar com a salvação daqueles que Deus deixou sob sua responsabilidade.
3. Simão Cirineu tem o nome gravado na Bíblia, o livro de Deus, para motivar aos que serão perseguidos por não adorarem a besta por terem o nome no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:18).

APELO:
1. Tome a tua cruz e siga a Cristo.
2. Tome parte da obra de Cristo.
3. Tome coragem para agir por Cristo. 
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

29 Comentários

  1. muito bom a distincao da menssagem nos fasendo nos lembrar do homen que literalmente participou dos sofrimento parcial de jesus nos estimulando espiritualmente afasermos o mesmo por amor a cristo jesus o rei da gloria a paz do senhor que deus cotinui aumentando seu conhecimento sabedoria e disernimento deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Carregar a crus hoje é nos compadecer do sofrimento dos outros...é assumir o nosso SER CRISTÃO, é olha para o outro e ver Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esta mensagem ouvi ontem com pregador que a copiou,muito boa que Deus continue te inspirando a escrever mensagens como esta,Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Aprendi muito agora com esse ensino!!!

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz amado Pastor
    me tire uma duvida. Na sua mensagem nos mostra Simão como um homem que se empenhava para fazer a obra de Deus, mas no texto de Marcos 15.21 diz assim: "E obrigaram certo Simão, cireneu...". Qual seria a explicação correta para o ato de Simão? Um homem empenhado ou um homem forçado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua indagação e procedente irmão... Mas estive meditando...Quantos em nossas igrejas não vieram forçados (pela doença , dificuldades,etc ) e hoje são amantes de Jesus. Precisaram ser tomados pela mão e arrastados como foi com ló...

      Excluir
    2. A sua indagação e procedente irmão... Mas estive meditando...Quantos em nossas igrejas não vieram forçados (pela doença , dificuldades,etc ) e hoje são amantes de Jesus. Precisaram ser tomados pela mão e arrastados como foi com ló...

      Excluir
    3. LUZINETE santos ferreiraquarta-feira, setembro 14, 2022

      Pode se dizer também que foi os dois casos, porém , mais tarde Simão viu a recompensa seu filho RUFOS E SUA AMADA ESPOSA SERVIU A CRISTO. E DEIXARAM MARCADOS E SELADOS SEUS NOMES NO LIVRO DA VIDA E NA PALAVRA DE DEUS INFELIZMENTE VIVEMOS DE ESCOLHAS...ASSIM ALEXANDRE SEU OUTRO FILHO SE PERDEU PELAS ESCOLHAS ERRADAS..E NAO SENTIU O PODER DO ESPÍRITO SANTO EM SUA VIDA .. SIMÃO PASSOU A CONHECER A JESUS ATRAVÉS DA VISÃO E DA AÇÃO.A PARTIR DO MOMENTO QUE O CONHECEU O AMOU E O SEGUIU ,DANDO TESTEMUNHO E LEVANDO A MENSAGEM DIVINA.

      Excluir
  6. Deus sempre providencia um Simão para nos ajudar a levar a cruz.

    ResponderExcluir
  7. Alguns detalhes bem interessantes permeiam esta historia.
    O fato de ele vir do campo, significa que, no exame que os rabis faziam aos 12 anos, Simao foi reprovado, pois caso contrario ele nao viria do campo, mas ja estaria aprendendo aos pés de um sacerdote, sendo discipulo dele. Pois o que fora rejeitado pelos religiosos judeus, foi aquele que Jesus recebeu no seu momento de sacrificio.
    Outro ponto importante é o fato de Simao estar passando por ali. Suas vestes eram brancas, pois ia para a cerimonia de purificação, onde as pessoas iam com uma roupa toda branca na expectativa de terem-na salpicadas com o sangue do cordeiro sacrificado na Pascoa, para então ter os pecados anuais perdoados por Deus. Ele foi a procura de um perdao limitado, e pode conhecer aquele cujo sangue lhe manchou as vestes, que lhe ofereceria perdao perfeito... e por aí vai... é uma historia riquissima quando analisada no seu contexto.
    Graça e paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, tempos atrás estava tão perdida desesperadamente procurando agradar à Deus ia jogar uma flor no mar, não conseguí devido alguns sérios imprevistos, mas dias depois Jesus encontrou-me fiquei tão iluminada que lhe dei meu coração.

      Excluir
  8. Sem palavras! Deus fez deste dia (hoje) um momento de muita inspiração e aprendizado. Confesso que sou pecador. Mas desejo encontrar-me com Cristo. Desejo isso, principalmente, ao povo de Recife, minha cidade. A todo instante empecilhos e obstáculos se contrapõem a mim, porém recebo constante força do meu Mestre. Nunca entendo completamente o que Deus veem desejado para mim, mas sei que é o melhor. "Deus é capaz!" Á todos deixo duas músicas: Hillsong united - Here i am to worship e Hoje livre sou. Uma abraço e guarde a fé!

    ResponderExcluir
  9. muito enteressante isto.pena que padres desviam as pessoas de cristo para os ''santos'' . jesus e o santissimo. nos todos nascemos santos mas nem sempre exercemos a santidade .jesus curou e fez milagres atraves dos vivos henao dos mortos.se existe alguma coisa atraves de imagem ou escutura nao e de Deus.nao devemos nos esquecer que o diabo era um anjo de luz ele tambem tem poder em medicina.jesus e o unico entercessor de nos e nao existe outro qualquer , leia a biblia e descubrira q imagem escutura e proibido por Deus. eu preciso de jesus!!!

    ResponderExcluir
  10. Levar a cruz significa renuncia, resignação total.

    ResponderExcluir
  11. Levar a cruz significa também renunciar todos os dias as mesmas coisas para que possamos nos purificar dia após dia,e termos uma vida plena com Cristo,parabéns pelo estudo e pelos comentários que é de grande produtividade que a unção do Senhor esteja sobre a vida de todos vcs.Deus lhes abençoe: Lucas Jamaika

    ResponderExcluir
  12. Levar a cruz significa renunciar todos os dias as mesmas coisas para que possamos nos purificar dia após dia e termos uma vida plena com cristo,parabéns pelo estudo e pelos comentários que é de grande produtividade, que a unção do senhor esteja sobre a vida de todos vocês.Lucas Jamaika

    ResponderExcluir
  13. Entendo que a mensagem da Bíblia significa que, em todos aqueles que são solidários com seus iguais, nos momentos de adversidades e sofrimentos, valendo-se de palavras ou manifestações confortadoras, independente de parentesco, amizade existe um Simão Cirineu, aquele, que abraçou a própria cruz e ajudou aJesus Cristo quando carregava a cruz até o Gólgota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, isso eu entendo também e me dá a certeza que vou morar com Jesus Cristo nosso Salvador!

      Excluir
  14. A unica cruz perfeita que um homem pode carregar è a de Cristo.

    ResponderExcluir
  15. Levar a Cruz todos os dias é. viver para Cristo E se você. esta vivendo egoistamente mude depois desta mensagem.Carregue a sua e ajude ao próximo .

    ResponderExcluir
  16. è bom lembrar de que quando o mestre carregava a cruz, ele não pronunciava palavras de que estava gostando.é bom pra nós sabermos que a cruz do evangelho não é quando gosto de evangelizar ou quando gosto de visitar aos necessitados do amor de Deus, ou dar aos mendigos um alimento que não nos falta... mas sim o sacrifício daquilo que nus prende ao conforto... como os irmãos disseram cruz é renuncia

    ResponderExcluir
  17. Um dever Cristão e principalmente o cumprimento de mandamento: Se queres vir após mim....tome a sua cruz.

    ResponderExcluir
  18. Preciso conhecer melhor td história para q eu possa entender e dá um contexto sobre o q Jesus possafz td de bom na minha vd! Sei q podemos cristão e ser obediente a Deus e único salvador! E a primeira vez q eu estou conhecendo a essa historia.

    ResponderExcluir
  19. esqueceu de falar que ,ele carregou a cruz, n por amor, mas sim por que obrigaram ele a carregar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, quando fomos ao encontro com Cristo espontaneamente? estávamos perdidos e Ele nos achou, não fomos nós que aceitamos Ele e sim Ele que nos escolheu. João 15:16. Primeiro Ele nos Amou para depois amarmos a Ele. Se Ele não tivéssemos nos resgatados das trevas, como iríamos a Ele? Por isso a relutância de Simão em carrega a Cruz. Simão era "nós "com Cristo.

      Excluir
  20. Possivelmente Obrigaram ele a carregar...
    Esta palavra foi colocada por ter um Oficial Romano ,este porem sendo oficial suas ordens não poderiam ser descumpridas e Simão somente parou aguardando a multidão passar para seguir até o templo sendo este seu proposito, mas o mestre sem forças caiu na sua frente e logo um oficial romano dera a ordem para Simão ajudar Jesus a levar a Cruz....

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: