HUMILDADE + SERVIÇO = HARMONIA NA VIDA


Ouvi uma história que me chamou tanto a atenção que passo a compartilhar com os leitores deste blog. Além da história, postei lições e aplicações bíblicas relacionadas à história e a você. A história é curta, porém profunda e reflexiva:

Leonard Bernstein era um famoso maestro da Orquestra Filarmônica de Nova Iorque. Em certa circunstância alguém lhe fez uma pergunta intrigante:

 Senhor Bernstein, dentre todos os instrumentos musicais, qual é o mais difícil de ser tocado?

Depois de pensar por alguns instantes, sabiamente ele respondeu o seguinte:

 O instrumento mais difícil de ser tocado numa orquestra é o segundo violino. Temos muitos primeiros-violinos, mas é uma dificuldade encontrar alguém que queira tocar segundo-violino tão bem ou com o mesmo entusiasmo com que tocaria na posição do primeiro. O mesmo se dá com alguns outros instrumentos e, no entanto, se não houver o segundo instrumento, não haverá harmonia.

Aplicações para a vida:
1. Todos querem ser os primeiros em tudo, na fila, no vestibular, no esporte, no trabalho, etc. Pelo fato das pessoas lutarem pelo primeiro lugar, há uma dificuldade de ser humilde para servir.
2. Todos querem ser o primeiro, ninguém luta pelo segundo lugar. O egoísmo é um defeito humano desde a infância. A luta pelo primeiro lugar promove brigas, desentendimentos, discrepâncias e desarmonias.
3. Todos vivem melhor se a humildade e o desejo de servir ocupar o lugar do egoísmo. Como a orquestra alcança a harmonia com o segundo instrumento, a vida das pessoas seria muito mais feliz, alegre a harmoniosa ao se aplicar ao serviço aos outros.

Aplicações bíblicas:
1. Disse o sábio Salomão: “O orgulhoso só traz brigas; é mais sábio pedir conselhos” (Provérbios 13:10 [NTLH]).
2. Disse o profeta Isaías: “Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito” (Isaías 5:21 [ARA]).
3. Disse Jesus: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso” (Mateus 11:29 [NTLH]).

Em resumo, para que haja harmonia numa orquestra é necessário o segundo violino ou outro segundo instrumento; da mesma forma, a conquista da harmonia na vida é alcançada quando se aprende a servir com humildade e singeleza de coração.
1.   Para que haja harmonia familiar é necessário humildade e serviço.
2.  Para que haja harmonia no trabalho é necessário humildade e serviço.
3.  Para que haja harmonia na igreja é necessário humildade e serviço.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários