DEUS NÃO MEDE ESFORÇOS PARA APELAR A VOCÊ


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Isaías 55:1-7
1. Esta passagem bíblica escrita pelo profeta Isaías são palavras que procedem de Deus, direcionadas a todas as pessoas.
2. Esta passagem bíblica revela que os profetas têm sido os canais mais visíveis no sistema divino de comunicação com o mundo.
3. Esta passagem bíblica revela que rejeitar a mensagem do profeta é a mesma coisa que rejeitar o próprio Deus, pois o profeta é porta-voz de Deus na terra.
Deus envia Sua mensagem a fim de restaurar ao mundo. Deus deseja a salvação de todos, embora será salvo apenas quem ouvir e atender aos Seus insistentes, porém, amoráveis apelos:

I.  APELO DE DEUS PARA SACIAR A SEDE DA ALMA – Isaías 55:1
1.   Toda pessoa nasce em pecado e possui um vazio na alma; isso é conseqüência do pecado. Por esta razão, muitos andam em busca de satisfação em coisas que não saciam: festas, cigarros, bebedeiras, prostituições, orgias, idolatrias, esportes radicais, drogas, etc. A todos os que percebem esta sede e ainda não encontrou solução, Deus apela: “Vinde às águas”.
2.  Toda pessoa pode refrigerar sua alma indo à fonte da verdadeira satisfação que é Deus. Ele mesmo apela insistentemente a você que sente insatisfeito com a vida e um vazio insaciável: “Vinde comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”.

II.  APELO DE DEUS PARA PERDÃO GRATUITO – Is 55:1-2
1.    Deus está se referindo ao perdão quando diz “comprai sem dinheiro e sem preço”. Na verdade tudo o que Deus oferece tem um custo muito alto que não podemos pagar, mas o preço já foi pago com a morte de Jesus.
2.   Deus nos oferece o perdão gratuitamente, mas é valiosíssimo e satisfatório. Aquilo que atende satisfatoriamente à necessidade humana não se compra com dinheiro. Deus precisou pagas tudo com o terrível e sangrento preço de Seu único Filho. Assim, Carro zero, mansões na praia, grandes fazendas e muito dinheiro não trás tanto prazer quanto o perdão oferecido por Deus. Esse perdão traz salvação!

III.  APELO DE DEUS PARA EXPERIMENTAR VERDADEIRA VIDA – Is 55:3
1.    Muitos acreditam que viver com Deus é viver limitado e sem prazer algum, mas nunca experimentaram a vida com Deus genuinamente. Não devemos confundir aproveitar a vida com aproveitar o mundo. Aproveitar o mundo conduz à destruição; viver à vida conduz à satisfação.
2.   Muitos não sabem que viver a vida com verdadeiro e intenso prazer só é possível ao lado de Deus. Assim, quem não tem tempo para Deus, vive só perdendo tempo em coisas que não traz verdadeiro sentido à alma. Por esta razão Deus apela: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim”; e, acrescenta: “ouvi, e a vossa alma viverá”.

IV.  APELO DE DEUS PARA O VERDADEIRO SUCESSO – Is 55:3-5
1.    Todos, de certa forma, almejam ter sucesso na vida, no amor, no trabalho e na família; no entanto, muitos dos quais lutam por esse sucesso estão com a vida arruinada, cheia de problemas, decepções e angústias que levam ao estresse. Com esses, Deus deseja fazer uma aliança de sucesso e misericórdia como fez com o rei Davi.
2.   Todos podem tornar-se “um testemunho aos povos...” porque o Deus que apela com amor é quem glorifica. Deus concerta vidas estragadas, arruinadas e desgraçadas. Deus é quem dá o verdadeiro sucesso, verdadeira paz e verdadeira realização na vida.

V.   APELO DE DEUS PARA UM ENCONTRO PESSOAL – Is 55:6
1.    Deus está perto de você esperando por um momento de atenção para operar e tua vida. Agora mesmo você pode encontrar-se com Ele, basta apenas buscar e invocar. Não se afaste ainda mais de Deus, aproxima-te cada vez mais!
2.   Deus apela ansiosamente a você: “Buscai-me enquanto se pode achar”, e enfatiza: “invocai-me enquanto estou perto”. Quanto mais longe fores de Deus mais duvidarás. Quanto mais fundo fores no pecado, menos fé terás. Por isso, agora que você está ouvindo o apelo de Deus ao seu coração, não deixe para depois. Tenha um encontro com Deus como teve Jacó (Gênesis 32:22-30), e deixe-O mudar sua vida.

VI.  APELO DE DEUS PARA ABANDONAR O PECADO – Is 55:7
1.   O pecado afasta as pessoas de Deus, destrói a família e corrói a alma, por isso é preciso abandoná-lo. Por isso Deus apela: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamento”. Só na presença de Deus é possível saber o que é pecado. A santidade divina revela a pecaminosidade humana.
2.   O pecado te afasta de Deus, perdão e salvação refaz os laços do relacionamento com Deus que foram quebrados. Por conseguinte, Deus suplica: “converta-se..., e volte-se...”. O problema da miséria humana sempre foi o pecado, por isso Deus anseia que te convertas e volte-se para Ele a fim de que tenhas completa satisfação na vida.

CONCLUSÃO:
Deus está sempre disposto a compadecer-se do pecador que sofre com a miséria causada pelo pecado, e nunca Lhe falta desejo de perdoar; porém, Ele sempre respeita a decisão de cada um. No entanto, Ele quer que você saiba:
1. Deus é infinitamente compassivo – sinta Sua compaixão te envolver a fim de que encontres contentamento na vida.
2. Deus é grandioso em perdoar – aceite o Seu perdão a fim de que encontres sucesso na vida.
3. Deus é amoroso apelador – ouça Sua doce voz te convidando à verdadeira vida de prazer.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários