INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Apocalipse 12:1-2
1. Estes
textos contém uma linguagem simbólica e profética. Esses versículos descrevem
uma visão de João, quando esteve na Ilha de Patmos, preso por causa da Palavra
de Deus (Apocalipse 1:9).
2. João
viu em visão, mas as cenas vistas não foram imaginas ou criadas por ele; foram-lhe
dadas por Cristo, o qual é o foco das profecias apocalípticas (Apocalipse 1:1).
3. Nesse
texto temos, o grande sinal indica a importância da visão:
a) A mulher no Céu, vestida com o sol tendo a lua debaixo de seus pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça.
b) A mulher está grávida e grita de dores de parto.
c) A mulher está prestes a dar à luz.
Essa passagem serve como um prelúdio aos eventos finais e estabelece o cenário para a batalha cósmica entre as forças do bem (a mulher e seu filho) e o mal (o dragão e seus agentes). “Esta seção profética apresenta a igreja de Deus em conflito com os poderes do mal e o triunfo final de Cristo e da igreja sobre eles” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia).
I. UMA VISÃO IMPORTANTE MERECE NOSSA ATENÇÃO – Apocalipse 12:1
1. Uma cena impressionante que capta a atenção: Trata-se de uma visão intrigante e misteriosa que visa despertar-nos para algo extremamente relevante para nós.
2. Uma visão especial, notável: Jesus quer mostrar a nós algo extraordinário, além daquilo que nossos sentidos podem perceber.
3. Uma ilustração de algo maior que o aspecto literal: O que está prestes a ser revelado é de suma importância e transcendência, indo além dos eventos do mundo terreno.
a) É uma visão profunda da relação entre a
igreja, a fé e o grande conflito, que é a batalha universal entre o bem e o
mal.
b) É uma visão que mostra que nossa busca
por respostas, significado e propósito transcendem às preocupações mundanas.
c) É uma visão revelando a providência
divina, um ato de Deus para comunicar Sua vontade, propósito e plano para a
humanidade.
d) É uma visão que visa alertar, instruir e inspirar àqueles que leem, ouvem e guardam o que nela está escrita (Apocalipse 1:3).
II. A MULHER REFERE-SE À IGREJA VERDADEIRA DE TODOS OS TEMPOS – Apocalipse 12:1-2
1. A mulher não é Maria: Afirmar que a mulher é Maria descarta a natureza simbólica do livro de Apocalipse. O conteúdo de Apocalipse 12 não favorece a interpretação de Maria ser essa mulher. Pois ela é perseguida e tem de fugir para o deserto, onde é alimentada por 1260 dias/anos. Ela tem outros filhos, descritos como fieis. Tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, a mulher é utilizada como símbolo do povo de Deus (Isaías 54:5-6; Jeremias 3:20; Ezequiel 16:8-14; Oséias 1-3; Amós 5:2; II Coríntios 11:2; Efésios 5:25-32). Além disso, a ideia de Israel como mulher em trabalho de parto ocorre em diversos textos (Isaías 26:17-18; 66:7-9; Jeremias 4:31; Miqueias 4:10). Ainda, no Apocalipse, uma mulher pura e fiel representa o povo comprometido com Deus (Apocalipse 19:7-8; 22:17) em contraste com uma prostituta que simboliza cristãos apóstatas e infiéis (Apocalipse 17-18).
2. A mulher está vestida de sol mostrando que a igreja possui uma glória celestial: Apesar de sua história frágil e maculada no mundo, a igreja aparece em seu verdadeiro caráter celestial. O resplendor de Sua aparência vem da luz da glória de Deus (II Coríntios 4:6; Apocalipse 1:16). Jesus é o sol, que reflete Sua luz no mundo; a igreja revestida de Cristo, está vestida de sol para revelar a glória de Deus a um mundo em trevas. Da mesma forma que o ouro revestia as tábuas de acácia do tabernáculo, a glória de Deus cobre Sua igreja (Isaías 61:10).
3. A mulher está sobre a lua indicando que a igreja está sobre a revelação bíblica: Em Apocalipse 12, “a visão da mulher nos remete ao sonho de José (Gênesis 37:9-11). O sol, a lua e as estrelas representavam a família de Israel: Jacó, Raquel e os doze filhos” (Jaques Douckan). Em Efésios 2:20 Paulo diz que a igreja de Deus está sobre os fundamentos dos apóstolos e profetas.
4. A mulher tem uma coroa, revelando que a igreja será vitoriosa apesar de ser vulnerável: “A coroa que João vê na cabeça da mulher é a guirlanda ou coroa da vitória (gr. Stephanos), prometida diversas vezes ao fiel povo de Deus no livro do Apocalipse (2:10; 3:11)... A coroa com 12 estrelas simboliza as 12 tribos de Israel e os 12 apóstolos, indicando a continuidade entre o povo de Deus do AT e a igreja cristã” (Ranko Stefanovic).
5. A mulher grávida evidencia que Sua grande missão é dar à luz a Jesus: A palavra que aparece nesse texto nunca é usada na Bíblia nem na literatura grega para uma mulher sofrendo dores de parto; no Apocalipse ela é empregada para aludir ao tormento infligido por poderes demoníacos (Apocalpse 9:5), ou pelo próprio Deus (Apocalipse 11:10; 14:10; 20:10). Ela tem a ver com atormentar. “Assim como a mulher sente dores de parto ao dar à luz uma criança, Israel sofreria ao se preparar para a chegada do descendente prometido” (Stefanovic).
a) A promessa da vinda do Messias havia
gerado uma expectativa maior que o anseio pelo nascimento de um bebê. Tem a ver
com a longa espera do cumprimento das promessas de Deus ao longo da história da
redenção.
b) O nascimento do Messias traria o
nascimento de algo significativo, a esperança de salvação estaria se
realizando. Embora houvessem lutas e dificuldades, Deus não deixaria de cumprir
Suas preciosas promessas para nos salvar.
c) A agonia indica que o processo não seria fácil, haveria desafios e sacrifícios envolvidos; porém, apesar das dificuldades, a chegada de um evento importante aconteceria: O mais importante acontecimento da história humana, a primeira vinda de Cristo.
d) O Filho de Deus viria ao mundo, mas não sem enfrentar desafios universais. “Deus preparou um povo especial para ser o veículo da chegada do Messias ao mundo. Esse processo foi doloroso, sofrido. Houve muita dor e lágrimas. Muitas forças hostis e muitas artimanhas do Dragão tentaram frustrar esse plano e destruir essa criança. Ao longo da história narrada no Velho Testamento houve muitas perseguições tentando impedir a vinda do Messias prometido. Mas Deus protegeu o Seu povo e na plenitude dos tempos Jesus nasceu” (Hernandes Dias Lopes).
CONCLUSÃO:
1. É imprescindível compreendermos que nossa herança espiritual nos conecta as raízes de nossa fé, nos dá uma base sólida para nossa vida e uma esperança real diante do futuro previsto por Cristo. Enfrentar os desafios em nossa jornada espiritual com fé e determinação como a mulher que enfrenta dores de parto, deve nos tornar cientes que cada dificuldade nos aproxima do comprimento das promessas divinas.
2. O povo de Deus, assim como a mulher vestida de sol, deve ser revestido da justiça divina a fim de refletir a luz da verdade para uma sociedade mergulhada na ilusão. Nossa fé não deve estar escondida, mas sim manifesta em nossas ações e palavras, iluminando os lugares escuros de nossa sociedade.
3. Independente das circunstâncias, adversidades ou desafios, a promessa de Deus é constante. A coroa nos lembra da importância de confiar na fidelidade de Deus e na Sua orientação, mesmo quando enfrentamos as dores de parto desta vida. Através da fé na vitória provida por Cristo, podemos ser luz em um mundo escuro, confiar nas promessas de Deus e perseverar em meio aos desafios que tendem a nos derrotar. Devemos brilhar para triunfar em meio à escuridão, vencendo as trevas com os recursos de nossa fé.
4. É importante perceber que a visão também aponta para a esperança da vinda do Messias, que traria salvação e Sua segunda vinda resultaria em vitória final sobre as forças do mal. Desta forma, Apocalipse 12:1-2 é uma fonte de inspiração para aqueles que aceitam fazer parte dos planos de Deus, e também lembram aos crentes do papel deles na história divina e da promessa de um futuro glorioso que logo será cumprida. Conforme Apocalipse 12:13-17, “assim como a mulher que representava Israel sofria frequentes tormentos enquanto se preparava para a chegada do Messias, a igreja é atormentada durante sua preparação para a vinda de Cristo” (Stefanovic).
a) Devemos enfrentar os desafios da vida com a mesma expectativa e prontidão espiritual demonstradas pela mulher vestida de sol.
b) Precisamos permanecer fieis mesmo quando enfrentamos sérias dificuldades ou situações incompreendidas nesse mundo de injustiça.
c) Temos de nos revestir de Jesus Cristo que nos oferece as vestes de salvação, e desta forma brilharemos para ser luz neste mundo de trevas, corrupção e imoralidade.
d) Devemos estar firmes no fundamento dos apóstolos e profetas que receberam a revelação divina através da inspiração do Espírito Santo, representada pela lua embaixo dos pés da mulher que a sustenta.
e) Carecemos da mensagem de Apocalipse 12 a fim de que entendamos que fazemos parte de algo maior que nós mesmos, uma comunidade espiritual, o povo de Deus no mundo, que atravessa gerações.
APELO:
1. Identifique-se
com a mulher vestida de sol com a lua debaixo de seus pés, pois ela representa
a igreja de Deus que desfrutará das bênçãos providas por Cristo adquiridas com
Seu precioso sangue, ou seja, com Sua vida.
2. Comprometa-se
com fé e devoção aos princípios que conduzem à vitória e que refletem à glória
de Deus neste mundo em declínio, mergulhado no desespero carente de
restauração, vida e paz.
3. Seja a luz do mundo, refletindo a luz de Deus para um mundo escuro. Reflita os valores e princípios do Reino de Deus em sua vida diária.
Pr.
Heber Toth Armí.
0 Comentários
Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: