ESSÊNCIA, PROPÓSITO E APLICAÇÃO DO EVANGELHO

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Romanos 1:16-17

1. Muitos não se preocupam se o evangelho que abraçaram é falso ou verdadeiro.

2. Muitos estão confundindo autoajuda com evangelho; palestras motivacionais ou recortes sensacionalistas de jornais ou mesmo teorias da conspiração como se fossem evangelhos para ser pregado no púlpito. Psicologia ou filosofia mística oriental nas igrejas é geralmente aceita como evangelho. Coaching e técnicas de marketing empresariais são aplicados nos sermões, considerados como evangelho...

3. Muitos evangélicos ingerem tudo o que não é evangelho como se fosse o mais puro evangelho. Ledo engano! Então...

a) O que é o verdadeiro evangelho?

b) Para que serve o verdadeiro evangelho?

c) Quem se beneficia do verdadeiro evangelho?

I. O EVANGELHO É O PODER DE DEUS – Romanos 1:16

1. O evangelho não é qualquer poder: Paulo aqui não se refere ao poder destruidor como de uma bomba atômica; fala sim de um poder maior que do que qualquer bomba, maior que o poder ameaçador do Império Romano, ele trata de um poder cujo objetivo é restaurar. Não é uma mensagem fraquinha, filosofias humanistas, ou um monte de conceitos e regras. É o poder de Deus!

2. O evangelho não é coercivo, embora seja poderoso: O evangelho não força ou obriga as pessoas a aceitarem o que elas não querem, ou a fazerem algo contra a própria vontade. Seu poder tem a ver com prover o que não é possível da nossa perspectiva para nos salvar da morte.

3. O evangelho é o poder de Deus: O evangelho é poder porque a fonte desse poder é o Deus Todo-poderoso. Vinculado a Deus, o evangelho pode transformar miseráveis pecadores escravos do pecado em filhos de Dele, cuja herança é o Céu. Portanto...

a) Não viva com vergonha do evangelho.

b) Não seja a vergonha do evangelho.

c) Viva com coragem e ousadia o poder do evangelho.

II. O EVANGELHO VISA A SALVAÇÃO – Romanos 1:16

1. A salvação não é autoajuda: Psicologia, coaching, educação, disciplina, força, foco e determinação capacitam qualquer pessoa a chegar a patamares incríveis, porém, nada pode reverter a situação deprimente de ser condenado por causa do pecado, a não ser o evangelho. O evangelho faz o que nenhuma ciência humanista consegue fazer.

2. A salvação não é das doenças, das dívidas financeiras ou da pobreza: Médicos, doutores, mestres, economistas e especialistas em todas essas áreas podem reverter até quadros sem esperança, mas nada fazem para oferecer perdão ao condenado pecador acorrentado pelas correntes do pecado no cabresto do diabo. Só o evangelho tem capacidade de lidar com essa questão.

3. A salvação provida pelo evangelho é a libertação das garras do diabo: Considere estes o processo do evangelho na salvação do condenado pecador:

a) O evangelho salva da sentença do pecado; isso é justificação (Tito 3:4-7).

b) O evangelho salva do poder do pecado; isso é libertação, santificação (I Tessalonicenses 5:23-24).

c) O evangelho salva da presença do pecado; isso é glorificação (Filipenses 3:20-21).

III. O EVANGELHO ATUA EM QUEM CRÊ – Romanos 1:16-17

1. O evangelho não exige dinheiro: Nenhuma quantia de dinheiro poderia subornar a justiça de Deus para que Ele pratique uma injustiça libertando um condenado que merece punição máxima. Nenhum montante em dinheiro (ou em ouro, ou qualquer coisa preciosa) é capaz de comprar o perdão para nossa reconciliação com Deus. Nada que podemos oferecer a Deus é suficiente para livrar qualquer pecador da ira divina e reintegrá-lo à comunhão que tinha com Deus no Jardim do Éden.

2. O evangelho não exige proezas humanas: Se a nossa justiça não passa de trapo de imundícia diante de Deus (Isaías 64:6), o que poderíamos dar-Lhe para conquistar nossa salvação? Quais habilidades ou capacidade poderia nos fazer ser dignos de perdão, se estamos mortos em nossos delitos e pecados, como diz Paulo em Efésios 2:1? Não há nenhum justo sequer, todos se desviaram, “portanto, ninguém será declarado justo diante dEle baseando-se na obediência à Lei” (Romanos 3:10-20).

3. O evangelho requer fé, não obras: Desta forma, o evangelho é universal para quem crê, pois todo aquele que crê será salvo; porém, ele é limitado, beneficiando apenas aquele que crer. É por isso que Paulo afirma: “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé’” (Romanos 1:17).

a) A fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus: A fé não é algo inerente a nós, é um dom de Deus; nós a recebemos quando optamos por ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17).

b) A fé nos leva a confessar Jesus como Senhor e crer que Deus O ressuscitou dos mortos: Não é qualquer fé e nem fé em qualquer coisa ou em qualquer pessoa ou filosofia; para ser salvo é preciso exercer o dom da fé da forma certa, no Salvador certo e, no Deus certo (Romanos 10:9).

c) A fé não é mero acúmulo de crenças, mas ação: Crer até o diabo crê e estremece, sem ser suficiente para a salvação (Tiago 2:19). Sem ação, a fé é ilusão (Tiago 2:26); porém, a ação é fruto do poder do evangelho atuando em quem crê; isso é suficiente para a salvação.

CONCLUSÃO:

1. O poder do evangelho é tão grande que não há como esconder quando ele está atuando na existência de alguém que o assimilou à sua vida.

2. A salvação das correntes do pecado, das filosofias do inferno e das garras do diabo resultantes do poder do evangelho garante mais do que vida eterna, pois oferece também uma herança eterna ao que crê.

3. Apenas aquele que crê corretamente no Cristo que proveu o evangelho é que usufrui diariamente do poder sobrenatural do evangelho, que é o poder de Deus, aguardando a herança eterna no Reino dos Céus.

APELO: Por tudo isso,

1. Não viva com vergonha do evangelho.

2. Não seja a vergonha do evangelho.

3. Viva com coragem e ousadia o poder do evangelho.

Pr. Heber Toth Armí.

 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Parabéns mano, Deus abençoe teu Ministerio no Poder de Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pastor ótimo esse comentário amei compartilhei e peguei
    Deus abençoe grandemente você e sua vida 🙏🙏

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: